Em sua homilia no 15º Domingo do Tempo Comum, o Pe. Rodrigo Hurtado LC, ao meditar sobre o trecho do Evangelho em que Jesus começa a ensinar o povo em parábolas, narrando a famosa parábola do Semeador, nos ensina a como escutar a voz de Deus.

Uma das demandas básicas de nossa fé é que Deus fala conosco. Que Ele não é um Deus distante e indiferente. O Deus que Jesus nos revelou é um Deus que nos ama apaixonadamente e quer ter um relacionamento conosco e para isso é claro que precisa de dois interlocutores que possam falar e se escutar mutuamente.

Por isso, nada é mais importante que aprender a escutar a voz de Deus. Escutá-la e depois segui-la. E disso vamos falar nesta homilia. A parábola do Semeador que escutamos hoje no evangelho fala precisamente disso.

Jesus compara a “palavra de Deus” com uma semente. Inclusive, é dessa passagem do Evangelho que o Pe. Rodrigo teve a inspiração para a criação do app de meditações Seedtime.

A oração, a meditação é, em última análise, um tempo para deixar Deus semear em nossa alma, é um “tempo de semear”. E quando nós fazemos isso, quando nós oferecemos uma terra boa, a semente cresce e amadurece até chegar a dar fruto abundante. É isso que todos nós queremos. 

Mas se a palavra de Deus é a semente, então, os tipos de terra são nossas atitudes.

Atitudes que nos impedem de escutar a Palavra de Deus

1. Uma parte caiu no caminho: A mente estreita

Jesus começa sua parábola dizendo que o semeador começou a semear e uma parte caiu no caminho. Você já viu como são esses caminhos em meio aos campos? São caminhos estreitos e duros.

É claro que numa terra desse tipo nenhuma semente pode crescer. Pois bem, às vezes, Deus encontra mentes e corações que são assim: estreitos e duros.

Uma mente estreita é uma mente que nem quer dar a Deus uma oportunidade para lhes iluminar. Já decidiu que não vai falar com Deus. Talvez seja a mente de quem decidiu que não vai escutar a opinião de ninguém mais na vida, muito menos a de Deus.

Como pode um coração se tornar duro? Por vários motivos:

  • o orgulho
  • o medo
  • a amargura

2. Uma parte caiu entre pedras: a vida superficial

Esta segunda semente caiu numa terra cheia de pedras, uma terra com tanta pedra que a semente não consegue lançar raízes e crescer.

É a imagem de uma vida cheia de barulho, solicitada por tantas coisas superficiais que não há espaço para mais nada. 

Todo relacionamento precisa de tempo, de confiança, de intimidade para crescer e florescer. Inclusive o amor “à primeira vista”, precisa depois de muitas “outras vistas” e de um trato frequente para se aprofundar e amadurecer. 

O coração superficial pode escutar a palavra de Deus e gostar dela, se entusiasma, mas como vive num turbilhão de coisas e de superficialidades, rapidamente esquece.

“Quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.”

(Mateus 13, 6)

Para não ser uma terra com pedras, temos que dedicar tempo para Deus, tempo para a oração e a meditação. Este pode ser o hábito que maior impacto tenha na sua vida. Encontro diário com Deus.

3. Uma parte caiu entre espinhos: a vida ocupada demais

Esta terceira semente caiu numa terra cheia de espinhos. Na semente anterior vimos que precisamos dedicar tempo para Deus, tempo para a meditação e a oração e assim cultivar boa terra para receber e escutar a voz de Deus, agora, Jesus nos diz: Isso não basta, você precisa também tirar as ervas daninhas, os espinhos que não deixam a planta crescer. 

Se antes tratava-se de uma vida superficial, agora trata-se de uma vida ocupada demais. Eu me atreveria a dizer, que o maior inimigo da felicidade e de nossa intimidade com Deus não é o pecado, mas a vida ocupada demais.

Os espinhos, dos que fala Jesus, representam todas essas coisas que sufocam nossa vida, que preenchem todos os cantos de nossa mente ou de nosso coração. Esses espinhos podem ser coisas até boas, mas que nos distraem e nos dificultam falar com Deus.

Estar muito ocupado não significa ser muito produtivo. Cuidado com a esterilidade de uma vida ocupada demais! Deus quer que tenhamos uma vida muito produtiva e feliz, mas ao mesmo tempo, quer que tenhamos paz. 

Quando Jesus, no Evangelho de Lucas, explica os espinhos, diz que eles são: as preocupações, o dinheiro e os prazeres da vida.

Se você quiser cultivar esse relacionamento com Deus, lembre-se: dedique tempo para a oração todo dia, mas também saiba tirar as ervas daninhas, os espinhos que levam inquietação ao coração, preocupações desnecessárias, tentações ou superficialidade. O relacionamento com Deus precisa de tempo e cuidado.

Conclusão

Como ser terra boa? Como é o coração que escuta a voz de Deus? O coração que escuta a voz de Deus é aquele que:

  • busca a Deus
  • pratica a palavra de Deus

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois […] esquece a sua aparência. O homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz.”

(Tiago 1, 22)

Assista a esta homilia na íntegra no link abaixo para o canal de YouTube do Pe. Rodrigo Hurtado LC ou escute através do app de meditação católica Seedtime, disponível na Apple App Store e no Google Play.