No Café com Fé dessa quinta-feira, Adriano Dutra recebe a Nutricionista Clínica Funcional e Fitoterapueta, Dra. Gisela Savioli, que também é escritora e jornalista, para falar sobre os cuidados que nós, cristãos, temos que ter com o corpo, que é templo do Espírito Santo.

Gisela também foi a nutricionista responsável pelo menu da visita do Papa Bento XVI e sua comitiva ao Brasil em 2007, e conta que para ela aquela foi uma missão verdadeiramente confiada por Nossa Senhora a ela. «Nesse evento eu pude experimentar exatamente o que é você organizar absolutamente tudo, depois se recolher e se retirar, e ficar no silêncio de seu coração».

A Dra. Gisela também ilustra que nem sempre foi católica. Filha de um pai judeu ortodoxo e de uma mãe católica não praticante que se conheceram durante a II Guerra Mundial, ela foi criada sem nenhum referencial em religião. Ela relata que foi, já depois de casada, antes do início de uma missa celebrada para um grupo de oração na casa de uma amiga que, ao ouvir sacerdote lendo uma mensagem de Nossa Senhora, sentiu como se fosse a própria Mãe do Senhor que falava com ela e foi justamente aí, nesse momento que se deu sua conversão. Por coincidências que só Deus explicam, seu marido, o médico Dr. Roque Savioli, já entrevistado no Café com Fé, também teve um encontro pessoal com Jesus Cristo no domingo seguinte.

Falando propriamente de nutrição, carreira que Gisela seguiu após a conversão, ela constata que «as pessoas têm mais preocupação com uma gasolina boa para seu carro do que com um nutriente bom para seu corpo. O maior patrimônio que nós temos é nosso corpo. A gente nasce com ele, e é esse corpo que vamos entregar como um talento».

Gisela confessa que vê com tristeza o despreparo e desconhecimento sobre o tema da alimentação, e quando uma pessoa que serve a Deus, que se dedica a um apostolado, quando chega no melhor momento, em que os filhos já estão criados, casados e aquelas pessoas podem se dedicar totalmente para Deus, não conseguem fazer nada, porque têm que ficar correndo atrás de médico. «Isso por conta unicamente de uma alimentação inadequada».

Genética não é um destino

Para a Nutricionista, a genética não é um destino. De acordo com ela, nós recebemos genes de nossos pais e, por exemplo, se eu recebi um gene de meu pai que poderia me fazer desenvolver uma doença cardiovascular, mas o gene de minha mãe não era, por assim dizer, defeituoso, o que poderia despertar a doença fica silenciado, até receber um estímulo do meio ambiente. 

Gisela percebe que o corpo humano é uma criação perfeita de Deus e dá como exemplo a atividade física. «Deus fez de tal maneira o corpo que, toda vez que você faz uma atividade física, o seu músculo se torna um órgão endócrino e produz hormônios que são antiinflamatórios». «Deus está ai presente o tempo todo em nossa vida, no nosso corpo e em nossa alma».

O nutriente dá inteligência a nossas emoções

Ao falar sobre a relação da alimentação com as emoções, Gisela reforça que o «nutriente dá inteligência a nossas emoções». Por exemplo, cita a Nutricionista, «quando se fala de serotonina, quando a pessoa está em depressão, o psiquiatra dá um remédio para que aquela serotonina fique mais tempo no cérebro. Mas a serotonina vem da nutrição. Aquela resiliência que a gente fala tanto depende da pessoa estar bem nutrida». 

Gisela também recorda que os alimentos industrializados trazem inúmeras substâncias para dar cor, aroma, conservantes… que afetam nossa química cerebral e isto está diretamente ligado a nossa capacidade de se concentrar para rezar. E ela ensina também que «o alimento é soberano e não tem nada que supere. Se você me disser uma vitamina ou um alimento, sempre vai ser o alimento».

Por experiência clínica, Gisela afirma que «uma mudança de alimentação traz uma diferença física, emocional e espiritual». Ela enumera que, como recebe muitos missionários em seu consultório, logo começou a receber também seus Diretores Espirituais que perceberam a mudança que uma dieta balanceada fez na vida daquelas.

Segundo Gisela, se lermos os capítulos do livro do Gênesis, na Bíblia, com o relato da criação, Deus fez, em primeiro lugar para nós comermos, os legumes, as verduras e as frutas. Isso no terceiro dia. No quinto dia ele fez a primeira proteína, os peixes e só no sexto dia que ele fez as proteínas da carne vermelha.

A receita pra não envelhecer é comer menos e se movimentar mais

Também sobre o jejum, Gisela conta que há 8 anos ela ouviu de um professor, pela primeira vez, que o jejum pode trazer benefícios para a memória e explica que a evolução da espécie humana se deu na escassez de alimento e não na fartura. «Nós temos um organismo muito mais preparado para comer menos do que para se empanturrar. Nossas células funcionam muito melhor quando há restrição calórica. A receita pra não envelhecer é comer menos e se movimentar mais». 

Por fim, a Dra. Gisela deixa uma dica importante: «vá a feira, evite supermercado, vamos descascar mais e desembalar menos. E vamos procurar, sempre que possível, alimentos orgânicos. Porque, como o nosso Santo Papa fala, o planeta é nossa casa e temos que tomar cuidado com o que estão fazendo e aquilo que a gente coloca no nosso prato reflete também no planeta».

* O podcast Café com Fé é transmitido ao vivo, toda quinta-feira, às 20h, pelo Canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança e também pode ser encontrado nos melhores aplicativos de podcast e no aplicativo de meditações católicas Seedtime