No Café com Fé dessa quinta-feira, 8 de julho, Adriano Dutra recebe o Pe. Rodrigo Hurtado, LC, fundador do Instituto Católico de Liderança e idealizador do aplicativo de meditações católicas Seedtime, para falar sobre o curso Líderes Segundo o Coração de Deus.

Nesse episódio, Pe. Rodrigo apresenta um pouco de seu novo curso, que já está em pré venda e que estará completamente disponível online a partir do dia 16 de julho. Contudo, quem se interessar pelo curso, já pode assistir às duas primeiras aulas que já estão no ar.

O padre revela, no vídeo de apresentação do curso que foi exibido durante o Café com Fé de hoje, que pensou nesse curso como uma resposta aos anseios de várias pessoas, especialmente aqueles que exercem uma certa liderança e que manifestam ao padre suas preocupações e desejos. 

Ao longo do curso, será apresentada a vida e a história de Neemias, um personagem bíblico a quem coube a tarefa de reconstruir os muros de Jerusalém, que se encontravam destruídos por Nabucodonosor e os princípios de liderança aplicados por esse personagem em sua missão, são, plenamente válidos no mundo de hoje. 

Serão tratados temas diversos, como, por exemplo: como são os líderes de Deus; como oram os líderes de Deus; como planejam e aproveitam as oportunidades; como os líderes de Deus motivam as pessoas, entre outros temas.

Pe. Rodrigo diz que, ao terminar o curso, o aluno estará preparado para enfrentar os desafios da liderança no mundo de hoje, «mas segundo os princípios da Bíblia, segundo o coração de Deus».

Adriano Dutra, ao comentar sobre o curso, recorda que «os princípios da liderança já estavam na Bíblia, não como um tratado, mas sim através do exemplo e dos principais personagens da história sagrada».

Padre Rodrigo, por sua vez, recorda que «os lideres são necessários. Nada acontece até que alguém não proporcione uma liderança. A liderança não é apenas um capricho, um autoritarismo, a liderança é necessária. Cada um de nós tem diversas qualidades e uma dessas qualidades é a de exercer o serviço da liderança».

«Se alguém não proporciona a liderança, nada acontece», continua o padre. «Uma família, uma empresa, uma igreja, um país se levanta ou se derruba dependendo da liderança. Inclusive, as grandes empresas que eram símbolos de uma marca, de um país, etc. quando não têm bons líderes, pouco a pouco, elas desmoronam. Liderança é necessária, mas não qualquer liderança, mas a liderança segundo o coração de Deus». 

O padre também explica que esse curso não é voltado somente para as pessoas que já possuem destaque na liderança, mas é direcionado também àquela pessoa que acredita não ser líder, pois, como ele mesmo diz, a prova da liderança é ver se alguém está nos seguindo. Pois, se há alguém nos seguindo, nós temos a responsabilidade de sermos líderes.

«O católico é aquele ao qual Deus encomendou o mundo inteiro», por isso, todo católico deve aprender a ser líder, reforça o Pe. Rodrigo.

Para o padre, existem das grandes categorias de cursos de liderança. Primeiro, aqueles cursos de liderança que buscam formar competências e habilidades nos participantes do curso. Por outro lado, existem cursos, que buscam apresentar grandes modelos, líderes, que nos inspiram a todos. Para ele, justamente essas duas coisas já estão contidas na Bíblia. 

Pe. Rodrigo constata que «os grandes líderes empresarias que existem no mundo, pouco a pouco, vão se aproximando do modelo bíblico. A verdadeira liderança, ao final, converge com a liderança de Deus, e eu diria também, com a santidade», admite.

Antecipando um pouco o conteúdo do curso, Pe. Rodrigo enumera quais são os critérios pelos quais Deus escolhe seus líderes. Deus escolhe quem tem um coração em sintonia com Seu próprio coração. Em segundo lugar, Deus escolhe os líderes que são dignos de confiança. Em terceiro lugar, Deus busca quem tem um coração disponível. 

Padre Rodrigo também relembra que esse livro de Neemias é um texto autobiográfico, escrito pelo próprio autor, o que nos permite entrar em sua mente e em seu coração.  

«O mundo está mal, porque nós católicos não somos líderes», constata o Pe. Rodrigo. «Se nós, católicos, tivéssemos a coragem de falar, de defender obras que realmente ajudassem o país, ajudassem a comunidade, a sociedade, então, Deus poderia fazer grandes coisas». 

No curso também podemos aprender quais são os princípios da liderança que estão na Bíblia. São quatro: a liderança é necessária. Liderança é influência. A liderança não é carisma, é caráter. E, por fim, a liderança, portanto, pode ser aprendida. 

Outro aspecto importante mencionado no curso é a oração, que «é uma característica muito importante na liderança segundo o coração de Deus. A oração é aquilo que nos permite estar em conexão com Deus. A oração é importante porque nos permite nos apropriarmos da visão de Deus. Para os líderes de Deus, a oração é a primeira opção. A oração mostra minha disponibilidade para Deus e liberta o poder de Deus», comenta o padre. 

O curso também traz um capítulo sobre as tentações que um líder pode sofrer. «Os lideres têm suas próprias tentações», explica o padre. A primeira é a posição. O líder, quando tem sucesso, é destacado, é reconhecido. É a tentação da posição. Em segundo lugar, os privilégios. A terceira tentação é o poder. O poder permite que eu faça acontecer as coisas que eu quero, não com verdadeiro desprendimento, com espírito de serviço. 

«Nós precisamos muito de líderes que nos ajudem a encontrar o caminho da verdade e do bem em meio de tanta confusão como vivemos hoje. Mas, a resposta para um líder de Deus é muito simples: a verdade é Cristo».

Ao encerrar esse episódio do Café com Fé, Pe. Rodrigo exclama que «nós temos o dever de ser missionários, de ser líderes, de ser apóstolos de Jesus porque Ele nos mandou ao mundo inteiro. Ele não nos deu apenas o mandamento do amor, mas nos deu uma missão de evangelizar o mundo inteiro».

O Curso Líderes segundo o coração de Deus pode ser adquirido no link: https://bit.ly/3xsKMZ5

* O Café com Fé é transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança, no Instagram @liderescatolicosbr e no Facebook do Regnum Christi Brasil. Também pode ser ouvido no aplicativo de meditações Seedtime.