Cada vez que Jesus encontra alguém, como foi o caso de Mateus, muda a vida e as prioridades dessa pessoa. Mas essa conversão não acontece sem experimentar uma resistência. Todos temos que enfrentar nossos apegos e nossos desejos pessoais para poder acolher e seguir a vontade de Deus.

No caso de Mateus, cujo relato do chamado de Jesus está no Evangelho deste 10º Domingo do Tempo Comum, o grande desafio dele será seu relacionamento com o dinheiro, seu medo do futuro, seu projeto de vida ou numa palavra, uma mudança profunda de prioridades.

Mateus tinha, por um lado, uma situação econômica confortável, mas, por outro, uma frustração pessoal e uma reputação que deixava muito a desejar. Os cobradores de impostos eram vistos como traidores do povo (por trabalhar para os romanos) e como ladrões inescrupulosos.

Jesus convidava Mateus, como a todo mundo, a uma mudança de vida e lhe mostrava uma atitude acolhedora. Seguramente Mateus já tinha assistido as pregações de Jesus e se sentia cada vez mais atraído por sua mensagem e sua visão da vida.

Mateus sofria um verdadeiro conflito interior: segurança financeira ou plenitude de vida.

Esta é uma experiência conhecida por muitos de nós. Quando nos sentimos confusos ou desanimados, temos que dar uma olhada sobre nossas prioridades.

Muitas coisas nas quais gastamos nosso tempo e nossa vida não terão nenhuma importância dentro de cinco anos. Essa confusão e insatisfação vem de estar desperdiçando inutilmente nosso tempo.

Como reorganizar nossas prioridades?

Temos que manter contato com nossas insatisfações

O primeiro passo é dar-nos conta que precisamos mudar algo em nossa vida. Uma das maiores desgraças de nossa vida moderna, é que estamos tão ocupados e corremos tanto, que nem nos damos conta que não somos felizes, que precisamos de uma mudança.

O maior inimigo da sabedoria não é a tolice, mas a vida ocupada demais.

A insatisfação é sinal de que não estamos fazendo a vontade de Deus. De que nossas prioridades não são as prioridades de Deus. Por isso, é importante estar em contato com nossas insatisfações.

Temos que abraçar a agenda de Deus

A agenda de Deus não é uma agenda econômica, não é uma agenda de entretenimento, não é uma agenda política, Deus não está tentando favorecer algum grupo particular ou alguma nação.

A agenda de Deus, segundo o evangelho, é o Reino dos Céus. Deus está construindo uma família, e do que se trata é de anunciar e trazer as pessoas para essa família de Deus que durará toda a eternidade. Um processo que passa pela conversão, a redenção e a santificação de cada indivíduo.

“Este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim.”

(Mateus 24, 14)

Agora, trabalhar na agenda de Deus não é fácil. Quanto mais você se esforça, mais dificuldades encontra. Quanto mais você cresce, maiores são os problemas.

O único que nos mantém na agenda de Deus é ser “viciados” em transformar vidas, ter no coração um desejo imenso de ver o plano de Deus se realizando na vida de muitas pessoas.

O fundo da questão é que as pessoas importam para Deus e também deveriam importar para nós. Essa é a última motivação que deveria mover nossa vida.

E não se trata de algo totalmente desinteressado. Quanto mais almas você traz para Deus, você ganha mais méritos e mais o favor de Deus.

É isso o único que importa no céu e o único que terá valor durante toda a eternidade. Esta agenda é uma agenda não apenas para esta vida, ela é “multiverso”, ou seja para este universo e também para o universo futuro que Deus está criando.

Abandonar todas as distrações

O segredo de uma vida com muito fruto é um só: Focar.

“Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

(Mateus 6, 33)

Mostre-me seu calendário e sua fatura do cartão e te direi o que é mais importante na sua vida. Porque o modo que gastamos nosso tempo e nosso dinheiro revela nossas prioridades.

Nós pedimos esse alinhamento de prioridades cada vez que rezamos o Pai Nosso: “Seja feita vossa vontade assim na terra como no céu”. Por que Jesus nos ensinou a pedir isso na oração? Porque a vontade de Deus não se faz na terra como no céu.

Cada dia temos que escolher entre a vontade Deus e a vontade nossa ou do demônio e muitas vezes preferimos nossa vontade ou a vontade de demônio.

Enquanto dura a vida, temos cinco propósitos a realizar: Amar a Deus, conhecer a Deus, amar a Igreja (família de Deus), servir a Igreja e compartilhar a Igreja.

Se você quer que Deus abençoe sua vida, você tem que focar nas coisas que a Deus mais importam, tem que focar na agenda de Deus e deixar qualquer distração.

Viver com a graça e o poder de Deus

Anunciar sua palavra ao mundo inteiro e converter todos os povos à fé é algo que pode ser feito com a ajuda e o poder de Deus.

Nós não podemos fazer isso sozinho, mas é nosso dever terminar essa missão que Jesus começou e contamos com sua ajuda.

O que aconteceria se abraçássemos a agenda de Deus? Ele acrescentaria mais coisas na sua agenda? Mais oração? Mais apostolado? Mais caridade? 

Eu acho que não. Ele tiraria algumas coisas inúteis em nossa vida e reorganizaria suas prioridades. Mais tempo para sua vida espiritual, para sua família, para as coisas realmente importantes que costumam não ser urgentes.

– Assista a homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, do 10º Domingo do Tempo Comum em seu canal do YouTube, no link abaixo, e aprofunde-se nesse tema fundamental para nossa vida. Você também pode baixar o app de meditação Seedtime e descobrir esta e outras meditações que irão, sem dúvida alguma, ajudar a você organizar as prioridades da sua vida.