Neemias, um dos personagens do Antigo Testamento, é um grande exemplo de liderança da maneira que ela deve ser exercida, segundo o coração de Deus, que podemos encontrar na Bíblia.

Na Bíblia encontramos muitos personagens que foram verdadeiros líderes ao longo de toda a história da humanidade. Desde Abraão, passando por Moisés, por José do Egito, até chegarmos no próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, que revela tudo aquilo que um verdadeiro líder precisa fazer.

De todos eles, aprendemos como enfrentar e superar as dificuldades, as provações, as traições e situações realmente extremas. Aprendemos como pensavam, como atuavam, como lideravam.

Na verdade, ser cristão é ser líder, portanto, nada mais certo do que encontrarmos na Sagrada Escritura todas as características que um verdadeiro líder precisa ter para exercer realmente sua liderança, seja em sua casa, em sua comunidade ou em seu trabalho.

Uma crise de liderança

Mas, antes de focarmos na figura de Neemias, esse personagem que quase passa desapercebido no Antigo Testamento, mas que foi um verdadeiro líder que transformou a história de Israel, é preciso compreender que estamos vivendo uma crise.

A instabilidade do mundo, os escândalos, as guerras e rivalidades, a confusão e a desorientação, as mentiras, tudo isso são crises, mas a maior crise que vivemos hoje é a crise de liderança.

Só teremos paz e estabilidade quando tivermos uma liderança boa e forte. Não uma liderança autoritária, mas uma liderança confiável, admirada e seguida.

Neemias, um líder segundo o coração de Deus

Mas, agora vamos nos voltar para a figura de Neemias, esse judeu nascido no exílio que, de copeiro do rei na corte do rei Artaxerxes se torna aquele que restaura as muralhas da cidade santa de Jerusalém.

Por que Deus escolheu Neemias? Porque ele tinha já algumas qualidades de um verdadeiro líder e, as demais, ele aprendeu de Deus, porque a primeira coisa que precisamos ter em mente é que a liderança pode ser aprendida.

Neemias era sensível diante das necessidades dos outros. Líderes são sensíveis diante da situação das pessoas que estão ao seu redor. Do mesmo jeito que Deus se importa com nossas coisas, Ele busca pessoas que tenham essa capacidade de se preocupar com os problemas dos outros.

Neemias era digno de confiança, não só de Deus, que conhecia o coração daquele homem, mas também do rei. Ser alguém de confiança é uma qualidade indispensável para um bom líder. As pessoas seguem a quem elas confiam.

Um líder reza

Se lemos o livro de Neemias na Bíblia vamos perceber que uma das características mais marcantes nesse homem é que ele é um homem de oração, de profundo diálogo com Deus. Tão logo ele fica sabendo que a cidade de seus antepassados estava em ruínas, ele reza por aquele povo sofrido. É um intercessor. Um líder intercede por aqueles que Deus lhe confiou.

O verdadeiro líder faz muitas coisas além de orar, mas ele não faz nada antes de orar. A diferença entre a liderança da Bíblia e qualquer outra liderança é que os líderes humanos fazem da oração o seu último recurso. Um líder segundo o coração de Deus faz da oração a sua primeira prioridade.

Por que um líder deve orar?

Primeiro, porque demonstra sua dependência de Deus. Porque permite partilhar a sua dor com Deus e a oração permite com que o poder de Deus atue em sua vida. 

Como um líder ora?

A oração de Neemias, que pode ser encontrada no capítulo 1 de seu livro, nos revela um verdadeiro esquema da oração. Como fazer o tipo de oração que Deus gosta de responder. Ela tem 4 partes e em cada uma delas vemos um dos segredos da eficácia de sua oração.

A primeira parte de sua oração se baseia na glória de Deus. Na segunda parte de sua oração, ele se reconhece pecador. Depois, ele recorda as promessas que Deus fez a seu povo e, por fim, ele foi específico naquilo que pedia a Deus.

Um homem de oração e ação

Mas, Neemias não se dedicou somente a rezar pelo povo de Jerusalém, mas ele se dispôs a agir e, seguindo as inspirações de Deus, elaborou um plano enorme que desembocou na restauração das muralhas e, portanto, da dignidade de Jerusalém.

Para conhecer a fundo todas as características de um líder e aprender com Neemias como exercer essa liderança da maneira que Deus deseja, acesse agora mesmo a loja do Instituto Católico de Liderança e conheça o Curso e o Livro Líderes segundo o Coração de Deus.

Clique Aqui!

Como dissemos antes, nossa sociedade só chegará a ter paz e estabilidade a partir do momento que os verdadeiros líderes se levantarem para cumprir aquilo que Deus planejou para suas vidas.