Muito estimado em Cristo, 

Algum dos planos que você tinha para este 2020 se cumpriram? Os meus certamente estiveram longe de cumprir-se.

Para todos, tem sido um ano difícil: medo,incerteza, dificuldades, perdas, desânimo e até fracassos. Os jornais falam muito de um ano ruim para a economia… entretanto, eu acredito que para Deus tem sido um ano muito bom. A graça nunca deixou de atuar no silêncio e escondido de muitas almas. 

Uma das passagens que mais tenho lembrado durante estes meses foi o seguinte: 

O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,  não temeria mal algum, porque tu estás comigo. (Salmo 22)

Também nós temos passado pelo vale do vírus, mas Cristo esteve e segue estando sempre conosco. É pela fé que podemos atravessar este vale escuro, porque como diz São Paulo, “andamos por fé, não por visão.” (2 Coríntios 5, 7)

O grande remédio contra o medo, é manter os olhos fixos em Jesus sem importar a força do vento ou a violência das ondas (Mateus 14, 30). Se você olha o mundo sentirá estresse, se você olha seu interior, sentirá solidão, se você olha para Cristo, sentirá paz e confiança. Essa é a chave da coragem, da paz e da alegria, apesar das provações. 

Eu não posso proteger vocês do vírus, mas posso proteger vocês das emoções negativas que destroem nossa paz interior e nossas relações. Emoções como ansiedade, preocupação, medo, confusão, irritabilidade, raiva, solidão e muitas outras que temos experimentado. 

A raiz de tudo isso é o medo. Muitas das coisas erradas que fazemos na vida as fazemos por medo: Por medo ficamos bravos, mentimos ou desconfiamos. Por medo, às vezes, ferimos inclusive pessoas que amamos. O medo é um péssimo conselheiro.

De que temos medo? No fundo, temos medo de nossas vulnerabilidades. Temos medo de ficar sozinhos, de não ser amados, de morrer. Para vencer esses medos temos que lembrar de algumas verdades que nos ensina a fé.

Aqui vou deixar para você seis verdades de fé que temos que lembrar neste vale do vírus: 

1. Nem tudo o que escutamos é verdade. O livro dos provérbios nos ensina: “O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” (Prov. 14, 15)

Hoje se fala de fake news, mas já a bíblia sabia disso faz tempo. Não tudo o que você escuta na TV, no rádio, na internet é verdade. Internet hoje deu voz a todo mundo, mas nem todo mundo é digno de ser escutado. Você tem que ser seletivo. 

Detrás de muitas informações que escutamos na TV ou na internet, detrás de muitas estatísticas, relatórios e notícias, existe uma agenda, e muitas dessas agendas não pretendem ajudar você a superar esta crise, mas apenas tirar vantagens políticas ou financeiras. Como fazem isso? Infundindo sentimentos de medo, de caos, de confusão e desesperança. Com medo somos mais facilmente manipuláveis. 

2. O vírus passará. Tudo nesta vida passa e o vírus, um dia, também passará. São Pedro diz: “Não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo.” (1 Pedro, 4, 12)

Ou seja, isto não é o fim do mundo. Não temos que estranhar as provações e dificuldades, antes alegrarmos de participar um pouco “das aflições de Cristo”. Lembre que vivemos num mundo que está quebrado, pelo pecado e pelo mal. O clima está quebrado pelo pecado, a economia está quebrada pelo pecado, seus planos, seus relacionamentos e sua saúde também estão quebradas… o pecado quebrou tudo o que Deus tinha criado, por isso, provas e sofrimentos virão, são consequências do pecado. Mas tudo isso também passará. 

3. Mantenha o foco nas coisas que não mudam. Muitas coisas mudaram durante esta pandemia e ainda vão mudar: a economia, sua vida, as rotinas diárias, talvez sua saúde… mas a chave para superar um ambiente que está mudando continuamente é manter nosso olhar nas coisas que permanecem: Deus, a Sua Verdade e a Vida Eterna. 

São Paulo diz: “Nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória incomensurárel[…] porque as coisas que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (2 Coríntios 4, 17-18)

Por tanto, seja flexível, saiba adaptar sua vida nas coisas que mudam e foque nas que não mudam. Algumas verdades que não mudam nesta pandemia são: Deus vê tudo o que você faz, o plano de Deus é melhor que o seu, Deus tem o poder para transformar tudo num bem para sua vida, Ele te ama, Ele cuida de você.

Você pode perder sua saúde, seu negócio, sua família, tudo… mas, se coloca sua confiança em Cristo, nunca poderá perder sua salvação.

4. Você nunca estará sozinho. Em qualquer circunstância que você tenha que passar, Deus estará sempre com você. Pode ser que você não sinta sua presença, mas a presença de Deus não é um sentimento, é um fato, uma convicção. 

São Paulo diz aos romanos: “Estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o futuro,nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus.” (Romanos 8, 38)

Destaco o início da citação: “estou certo”. Paulo está convencido que nada poderá separá-lo de Deus. Essa é uma verdade irremovível. 

5. Enquanto viva, ainda não chegou o fim da história. Você terá assistido aquelas séries onde o protagonista parece que vai morrer e sempre consegue salvar e a série continua ainda cinco temporadas mais… Pois bem, Deus é melhor roteirista que isso. Ele pode mudar nossa história quando menos o esperamos e das formas mais incríveis. Nunca perca a confiança e persevere. 

6. Lembre que Deus quer usar você para ajudar a outros. Deus quer ajudar você, Deus quer estar perto de você, Deus quer enxugar suas lágrimas e transformar sua vida, mas Ele quer também usar você para chegar a outros. 

Este é o tempo de ser luz em meio da escuridão. Este é o tempo de ser testemunho para quem está confuso e perdido. Deus escolheu 12 apóstolos um dia para enviá-los ao mundo e ainda escolhe seus apóstolos entre quem está disposto a ouvir a sua voz. Lembre, Deus quer que você seja esse apóstolo, essa luz para tantos que caminham no vale do vírus. 

Para nós no seminário também tem sido um período muito difícil. Perdemos a metade das doações e neste último tempo, com a greve dos correios, as cartas simplesmente não chegaram a seu destino… 

Eu quero fazer um apelo muito especial para você hoje. Precisamos de sua ajuda. Eu sei que todos estão passando dificuldades, mas se você que está lendo essa carta, acha que Deus lhe está pedindo uma ajuda especial, seja generoso(a) e contribua com a formação de sacerdotes. O seminário não pode parar, a Igreja não pode parar, a salvação que está chegando a tantas almas por meio dos sacerdotes, não pode se perder só por falta de recursos materiais.