Uma antiga e bela tradição franciscana tem ganhado mais devotos a cada ano, mas poucas pessoas sabem como realmente surgiu a Quaresma de São Miguel Arcanjo, que é vivida todos os anos no período que vai da Festa da Assunção de Nossa Senhora, iniciando em 15 de agosto, até a véspera da festa dos Santos Arcanjos, Miguel, Gabriel e Rafael, que ocorre em 29 de setembro.

Fontes Franciscanas relatam que, quando estava em vida, Francisco de Assis dirigiu-se ao Monte Alverne, perto de Chiusi della Verna, na província de Arezzo, na Itália, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro de 1224, juntamente com Frei Leão e Frei Rufino, a fim de realizar uma quaresma de oração e jejum em honra de São Miguel.

É justamente durante essa quaresma, num dia próximo à festa da Exaltação da Santa Cruz, que Francisco tem a visão do Serafim Alado e Crucificado e recebe os estigmas. Neste mesmo local, encontra-se hoje um Santuário pertencente à Ordem Franciscana.

Portanto, a Quaresma de São Miguel, que não deve ser confundida com o tempo litúrgico da Quaresma, que ocorre entre a Quarta-Feira de Cinzas e a Semana Santa, mas recebe esse nome por ser também um tempo de penitência e oração, dedicado à memória do grande general do exército celeste, São Miguel Arcanjo.

O amor de São Francisco pelos Anjos

São Boaventura é quem nos conta, em sua Legenda Maior dos escritos biográficos de São Francisco, que: “um vínculo de amor indissolúvel unia-o aos anjos, cujo maravilhoso ardor o punha em êxtase diante de Deus e inflamava as almas dos eleitos”.

Era do conhecimento de Francisco a autoridade e o auxílio que o Arcanjo Miguel dispõe para salvar as almas no último instante da vida e o poder de ir ao purgatório para retirá-las de lá.

Esse era o principal motivo pelo qual Francisco realizava sua Quaresma, como nos é relatado na legenda Terusiana de sua biografia. Ali, o santo vai dizer no ano de 1224, ano em que recebeu os Estigmas no Monte Alverne: “Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel, Príncipe dos Anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma”.

São Miguel e a Batalha Invisível

A Quaresma de São Miguel não deve ser vivida simplesmente como uma novena, mas sim como um tempo dedicado ao jejum e à penitência, reservando um período especial em honra a São Miguel Arcanjo.

Nós já havíamos preparado há alguns anos, em nosso blog, um artigo muito prático sobre como viver esse tempo especial de oração, que pode ser lido no texto “Vivendo a Quaresma de São Miguel Arcanjo”. No entanto, este ano temos uma surpresa especial.

O Pe. Rodrigo Hurtado LC dedicou-se a preparar uma série especial de meditações para acompanhar a Quaresma de São Miguel através do aplicativo Seedtime. Nesta série, denominada “São Miguel e a Batalha Invisível”, vamos meditar sobre a poderosa intercessão de São Miguel e aprender com ele o exemplo de como devemos dar nosso sim a Deus a todo momento.

Na série, você também encontrará as orações que são rezadas todos os 40 dias deste tempo especial de devoção.

Baixe agora mesmo a nova versão do aplicativo Seedtime e viva conosco a Quaresma de São Miguel, meditando na série “São Miguel e a Batalha Invisível”.

Que São Miguel Arcanjo nos defenda no combate e nos ajude a sermos dignos das promessas de Cristo.