Você já se sentiu preso em uma situação aparentemente sem saída? Como se estivesse em um beco sem retorno, incapaz de avançar ou retroceder? Todos nós enfrentamos momentos desafiadores, onde a fé pode ser o nosso maior aliado. Em sua homilia do último domingo, o Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ajuda a compreender três lições valiosas do Evangelho de Mateus, destacando como a fé pode nos ajudar a superar obstáculos e alcançar a transformação em nossa jornada.

Olhemos ao contexto do evangelho. Jesus acaba de multiplicar os pães para cinco mil pessoas ou mais. O povo, admirado, quer fazer Jesus rei. Os apóstolos estão eufóricos, o momento de instaurar o Reino chegou e eles serão os ministros de Jesus. 

Jesus, percebe a situação e estado de ânimo dos apóstolos, pega eles e os manda cruzar o mar numa barca enquanto Ele fica sozinho despedindo a multidão… É como se Jesus estivesse dizendo aos apóstolos: “Este não é o jeito que meu Reino virá. Vocês não entenderam nada. Agora subam na barca e vão embora.” Ao final só restou Jesus orando no alto da colina sozinho. 

No meio da noite, começou a formar-se uma grande tempestade no lago de Galileia. O vento e as ondas chegaram a ser tão fortes, que os apóstolos, alguns dos quais eram expertos marinheiros, estavam com dificuldades para manobrar e manter a barca a salvo. Chegaram a pensar que iriam a afundar. 

Nisso, Jesus vem aos apóstolos caminhando sobre as águas. O resto da história já conhecemos no Evangelho.

Três lições sobre a Fé

Deus é o único alicerce seguro para nossa vida

Em meio às adversidades da vida, muitos de nós tendemos a buscar segurança em coisas temporárias, como relacionamentos, carreiras ou aparências. No entanto, o Evangelho nos ensina que a verdadeira segurança só pode ser encontrada na fé em Deus. Assim como a história dos apóstolos enfrentando uma tempestade no mar de Galileia, enfrentamos momentos de medo e incerteza. Mas, ao construirmos nossa confiança em Deus, estamos edificando nosso alicerce sobre uma rocha sólida que nunca falha.

Se você quer aprender a caminhar sobre as águas, tem que descer da barca

Assim como Pedro desceu da barca para caminhar sobre as águas em direção a Jesus, somos desafiados a sair de nossa zona de conforto e confiar na direção divina. Essa coragem de dar o primeiro passo é essencial para experimentar o poder transformador da fé. Quando nos lançamos com confiança, estamos abrindo as portas para os milagres de Deus.

Mantenha seus olhos fixos em Jesus

No entanto, assim como Pedro, podemos nos distrair pelas tempestades da vida. A fé não é um estado estático, mas uma jornada contínua. Manter nossos olhos fixos em Jesus é fundamental para superar os desafios que surgem. Quando nossa fé é firme e inabalável, nosso Deus se torna maior do que qualquer problema que possa surgir.

Conclusão:

Em última análise, o Evangelho de Mateus nos lembra que a fé é a chave para superar os momentos mais difíceis da vida. Ao nos libertarmos das falsas seguranças e nos lançarmos na direção de Deus, estamos abrindo as portas para um crescimento extraordinário e para a manifestação de milagres. 

Portanto, não tema os desafios que se apresentam. Aceite os riscos da fé, descendo da sua “barca” e caminhando sobre as águas da confiança em Deus. 


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.