Em sua homilia deste último domingo, o Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos leva a refletir sobre a parábola do banquete que Jesus narra e nos ensina como ter uma verdadeira comunhão com Deus, para que saibamos escutar o seu convite para aquele banquete ao qual somos chamados.

No livro do Gênesis lemos: “Não é bom que o homem esteja só.” (Gênesis 2, 18) Fomos criados para nos relacionar e essa é uma dimensão necessária e profunda do ser humano.

Pois bem, entre todas as relações que construímos e precisamos, a relação com Deus é a mais importante. Deus é a fonte e o destino de toda nossa vida. É o que dá sentido a todas as batalhas.

Esse tipo de relação é a mais profunda que pode existir. Não se trata da comunhão de dois amigos, dois colegas de trabalho ou dois familiares… trata-se do tipo de comunhão que tem dois esposos.

A parábola que o evangelho nos apresenta em Mateus 22, 1-14 fala precisamente de um banquete de bodas. E neste banquete, o anfitrião é Deus e o que for acontecer nesta festa, a iniciativa foi de Deus. E nós somos os principais convidados.

Deus quer ter intimidade conosco e nos convida ao banquete porque quer ser nosso melhor amigo, a pessoa mais próxima em cada batalha, em cada sofrimento e em cada dificuldade que passamos na vida.

Esse banquete é um casamento e não um banquete qualquer. Quem casa é Jesus, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, eterna, onipotente, encarnada como ser humano conosco, ou seja, a humanidade limitada, corporal e mortal. É um casamento também, porque dessa união nasce uma nova humanidade.

“Se alguém está em Cristo, é uma nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!”

(2 Coríntios 5, 17)

E, uma última característica desse banquete é que ele já está preparado. O banquete está muito bem planejado e, sobretudo, está tudo pronto. E, uma vez pronto o banquete, o rei mandou chamar a todos os convidados.

Nós recebemos esse convite para o banquete. Todos receberam, Deus convidou primeiro o povo escolhido, mas como eles não quiseram ir, então convidou toda a humanidade a participar do banquete.

Como ter uma verdadeira comunhão com Deus

1. Aceite o convite de Deus

Isto é o primeiro que o banquete diz: Deus quer ter comunhão com você. Esta é uma das realidades mais incríveis do universo. Deus está interessado em você. Ele quer ter comunhão com você, quer te conhecer e ser seu amigo.

“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.”

(Apocalipse 3, 20)

2. Apresente-se bem vestidos ao banquete

“Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.”

(Mateus 22, 12)

Na vida real, esse traje representa a integridade de vida, a lei de Deus, a vontade de Deus, os mandamentos de Deus. Deus nos proporcionou todas as orientações necessárias para vestir à maneira que Deus quer. Sem esse traje não podemos nos apresentar no Reino dos Céus. É totalmente necessário ir bem vestido.

“Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, […] e a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade.”

(Efésios 4, 22)

O motivo disso é que Deus é santo. Entrar no Reino de Deus significa entrar em comunhão com Deus. Agora, se Deus é santo e nós estamos cheios de pecado, de inveja, de rancores, e ressentimentos, de sensualidade, de divisões, etc., não podemos entrar em comunhão com Deus. Tornamo-nos incompatíveis com Deus. É como misturar a luz e as trevas, a água e o óleo. Não é possível.

3. Desfrute do cardápio que Deus lhe oferece

O que está incluído no cardápio do banquete? Todas as promessas de Deus. A Bíblia está cheia de promessas de Deus. Todas essas promessas Deus cumprirá porque Ele é Deus e deixaria de ser Deus se não cumprisse.

“Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, se lhe abrirá.”

(Mateus 7, 7)

Conclusão

O profeta Isaías já tinha anunciado o banquete que Jesus traria, uma profecia que se cumprirá sobretudo na Eucaristia. Ele diz:

“Neste monte o Eterno, o Senhor dos Exércitos, preparará um farto banquete para todos os povos, uma grande mesa de vinho envelhecido, com carnes saborosas, suculentas e muitos vinhos finos.”

(Isaías 25, 6)

Deus quer ter uma comunhão íntima com você, vista a roupa de festa que o próprio Jesus nos forneceu e curta do cardápio que Deus lhe oferece.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.