Na homilia do Pe. Rodrigo Hurtado, LC sobre o Evangelho do último domingo, vamos aprender que um dos maiores dons que Jesus nos dá é a paz verdadeira. Paz que está tão ausente em nosso mundo hoje.

Quando Jesus se apresenta a seus discípulos após haver ressuscitado, Ele sempre os saúda desejando a paz, porque Ele percebe que a paz era aquilo que eles mais precisavam naquele momento. 

Estavam com medo dos judeus, não sabiam como realizar a missão que Jesus lhes tinha deixado. Se sentiam fracos e inseguros. Havia tantas barreiras que superar.

E não só os apóstolos, mas, hoje ainda, a paz é escassa em nosso mundo. Nem precisamos mencionar as guerras que atualmente assolam nosso planeta, mas nos falta a paz também em nosso dia a dia. São empresários sob constante pressão para pagar os boletos em dia, estudantes às vésperas de uma prova importante, donas de casa tentando lidar com várias dificuldades ao mesmo tempo…

A venda de aspirinas e calmantes em nosso mundo moderno supera a cifra das toneladas ao ano. 

Porém, a paz é aquilo que Deus quer nos dar e precisamos abrir o coração para receber essa paz que Jesus nos traz.

A paz verdadeira

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!” (João 14, 27)

Jesus nos diz que sua paz é diferente da do mundo e, portanto, podemos perguntar: como é a paz do mundo e como é a paz de Jesus? 

A paz do mundo é uma garrafa, uma pílula, uma terapia, um psiquiatra, uma festa, uma maratona de filmes. A paz do mundo é sexo, droga, equilíbrio de forças que mutuamente se ameaçam. É uma paz muito frágil, passageira. É uma paz temporal.

A paz de Jesus, por outro lado, é profunda e verdadeira.Tem diversas camadas, mas, sobretudo, tem seu alicerce em Deus, na verdade de Deus, nas promessas de Deus. E isso faz toda a diferença.

Paz espiritual 

Esta é a paz com Deus. “Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5, 1)

Este é o fundamento de toda paz profunda e interior. Temos que ter paz com Deus antes de ter qualquer outra paz. Cristo morreu e ressuscitou precisamente para justificar-nos e por tanto, podemos estar em paz com Deus. Este é o dom de Cristo ressuscitado.

Paz Emocional

Quando eu tenho a paz com Deus, eu tenho a paz de Deus. 

“Que a paz de Cristo governe em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. ” (Colossenses 3, 15)

Se não temos paz emocional não podemos relaxar. Caímos na cama e nossa mente segue funcionando até que adormecemos por fadiga. Mas, amanhecemos cansados. Podemos ir à praia mais bonita, mas de nada serve se não temos paz emocional.

Paz relacional

Esta é a paz com os homens, a paz entre nós. 

“Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens” (Romanos 12, 18)

As relações podem ser fontes de conflitos e a paz relacional reduz o conflito. Os maiores problemas, geralmente, estão relacionados com as pessoas: estar mal com o chefe, com a família, com os parentes, etc. Frequentemente temos que gerenciar os conflitos, a competição, as críticas, a inveja.

Como conquistar a paz verdadeira?

Obedeça à vontade de Deus

Para viver em paz, devemos fazer o que Deus me pede. O salmo 119 diz: 

“Quem ama tua lei tem muita paz, no seu caminho não há tropeço. Espero tua salvação, Senhor e pratico teus mandamentos. Observo teus testemunhos e os amo muito” (Salmo 119, 165)

Se compramos um carro novo, encontramos um manual para o novo usuário com uma série de recomendações que temos de cumprir para ter o maior rendimento possível no carro. Com Deus é igual: Ele nos ensina o que fazer com a saúde, as finanças, o matrimônio, as relações, os negócios e muitas coisas mais.

Aceite o perdão de Deus

A culpa, o remorso, é do destruidor número um da paz. Sentimo-nos obcecados e perseguidos por nossas ações passadas, por nossos erros.

A única forma de recuperar a paz de nossos erros passados é recebendo o perdão de Deus.

“Haverá algum Deus igual a ti, Deus que tira o pecado, que passa por cima da culpa, não guarda sua ira para sempre e prefere a misericórdia? Ele vai nos perdoar de novo! Vai calcar aos pés as nossas faltas e para o fundo do mar jogará todos os nossos pecados.” (Miquéias 7, 18)

Deus gosta de perdoar. O perdão de Deus está sempre disponível, de forma que, se nós não temos uma consciência limpa, temos que adquirí-la hoje, na confissão. 

“Se confessamos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1, 9)

Concentre-se na presença de Deus

Devemos reconhecer que Deus está sempre conosco e devemos aprender a sentir sua presença.

Temos que colocar nossa atenção em Cristo e não nos problemas. Nas promessas de Deus e não nas dificuldades que temos que superar. 

Ficarmos tensos e sentirmos estresse é um claro sinal de que não estamos colocando nossa atenção em Cristo. Estamos olhando o problema ao invés de olhar a solução.

“Deus é nosso amparo e nossa força, nossas ajuda segura em momentos de angústia… Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” (Salmo 46, 1)

Confie na presença de Deus

“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoies na tua própria prudência: pensa nele em todos os teus caminhos, e ele conduzirá teus passos” (Provérbios. 3, 5)

Quando muitas coisas estão fora do controle em nossa vida, perdemos a paz e não confiamos em Deus. Gostaríamos de poder decifrar tudo o que está passando, encontrar o jeito de recuperar o controle. Isso nem sempre é possível e temos que aprender a confiar em Deus.

Peça a paz de Deus

Se queremos paz, finalmente, não podemos nos esquecer que é um dom e devemos pedi-la.

“Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças. E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6)

A oração é a causa, a paz o efeito. Poderíamos resumir esse parágrafo de Paulo em três frases que são a fórmula e o segredo da paz: Não se preocupar com nada, orar por tudo, dar graças por tudo.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.