Entre os cristãos fala-se muito em crescimento espiritual enquanto que, na sociedade em geral, percebe-se também um movimento crescente pela busca do crescimento pessoal ou desenvolvimento humano. O que muita gente pode não perceber é que o crescimento espiritual e pessoal são entrelaçados. Ao buscar atingir maturidade espiritual, inevitavelmente se cresce humanamente.

Essa evolução interior é fundamental para que haja progresso externo nas relações, nas reações diante dos problemas, mas também no momento de celebrar as alegrias da vida.

Deste modo, quando contemplamos a encarnação do Verbo, Jesus, plenamente homem e plenamente Deus, nos vemos diante do itinerário mais seguro que se pode seguir para alcançar este crescimento completo. É no seguimento a Ele que nos desenvolvemos de modo íntegro e pleno.

O autoconhecimento como chave para o crescimento

        Olhar para dentro de si é um dos primeiros passos para o crescimento espiritual e também pessoal. O autoconhecimento é importante para que identifiquemos nossos valores pessoais, nossas fraquezas, nossos erros e acertos, as mazelas que nos atormentam interiormente e aquilo nos impulsiona a ser uma pessoa melhor, ou, um cristão melhor. Nos ajuda a controlar nossas emoções e a domar nossos instintos.

O crescimento pessoal e espiritual nos faz enxergar também as pessoas ao nosso redor. Aqueles que buscam aprofundar-se na espiritualidade olham para o próximo enxergando nele o Cristo e assim buscam fazer o bem.

Amadurecer também requer de nós enxergar o ser humano, independente de qualquer circunstância, digno de amor, respeito e compaixão. Além disso, no relacionamento com o próximo aprendemos, ensinamos; adquirimos e doamos sabedoria.

O crescimento espiritual nos leva a buscar o Reino de Deus em primeiro lugar

O cristianismo nos ensina a não nos preocuparmos desmedidamente com o amanhã, pois o futuro a Deus pertence, e que devemos viver – fazendo o que nos compete a cada instante – confiando o tempo presente ao Senhor: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,33).

Santa Teresinha também nos ensina: “para amar, só tenho o hoje”. O hoje é extremamente valioso, pois é único. Cada dia deve ser utilizado com sabedoria, aproveitando para buscar aquilo que te eleva como ser humano, aquilo que é favorável.

Crescer, na verdade, se trata de uma experiência de ser alguém melhor por si mesmo, porque cada pessoa tem muito valor, mas também para fazer os outros felizes.

Experimente!