Em sua homilia deste domingo, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos convida a refletir sobre a maturidade espiritual, especialmente no amar. Um amor maduro e proativo é aquilo que nos fará felizes aqui nessa vida e nos garantirá o céu.

Pe. Rodrigo nos recorda que a missão da Igreja é nos ajudar em nosso amadurecimento espiritual e a razão da maioria de nossos problemas é justamente nossa imaturidade espiritual. Por causa dessa imaturidade baseamos nossas decisões no que sentimos, não na verdade ou na vontade de Deus. E nossos sentimentos não são bons conselheiros para tomarmos decisões.

As pessoas maduras tomam decisões baseadas na verdade, no discernimento da vontade de Deus, no que é correto, não em sentimentos. Por isso, Deus quer que nós cresçamos na maturidade espiritual. É um dos propósitos de nossa vida. 

Em sua carta aos Efésios, S. Paulo nos dá a meta que precisamos ter em nossa vida, que é “atingir a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4, 14). Contudo, chegar a ser como Cristo é um grande desafio. Temos que amadurecer em muitas áreas: espiritual, intelectual, emocional, psicológica, humana… 

Mas, – reforça o Pe. Rodrigo – Jesus entendeu bem o desafio e hoje no evangelho nos fala do amor, porque o centro de tudo é amadurecer em nossa capacidade de amar.

Se nosso amor é mais maduro, se nossa capacidade de amar é mais pura e mais plena, então isso terá impacto direto em todas as dimensões de nossa maturidade humana e espiritual. A vida é um verdadeiro laboratório para aprender a amar e Jesus nos dá dicas muito valiosas sobre o amor verdadeiro.

O amor maduro é concreto

A primeira característica que Jesus coloca é a necessidade de amar com obras concretas. O amor que não se manifesta em obras, é um amor falso e imaturo, é um amor feito apenas de sentimentos superficiais e promessas vazias.

“Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam.”

(Lucas 6, 27)

O amor não pode ser um sentimento porque Jesus fala de amar os inimigos e o sentimento que temos pelos inimigos não é de amor, mas de ódio e rejeição. Agora, o contrário de amar com sentimentos, é amar com obras concretas e Jesus, de imediato, agrega 4 obras concretas que podemos praticar para amar os inimigos.

O primeiro passo é lutar com o sentimento de raiva, rancor, ressentimento, vingança que nasce naturalmente em nosso coração. Em segundo lugar, não odiar não basta, temos que amar a pessoa, ignorando suas faltas e focando em suas virtudes, sendo compreensivos com elas.

Depois, Jesus fala para fazer o bem aos que nos odeiam e fazer o bem é ajudar a pessoa em sua necessidade, concretamente. O verdadeiro amor exige uma manifestação concreta.

Nosso Senhor também nos recomenda abençoar os que nos amaldiçoam. Este ponto fica claro: apesar de sermos criticados, nós, por nossa vez, não devemos criticar nossos inimigos. Devemos ser compreensivos e defender-se, se necessário. Um cristão jamais cai na fofoca ou na crítica. Suas palavras devem ser marcadas pela prudência e a edificação.

Finalmente, Jesus nos manda rezar por quem nos calunia. Podemos sempre rezar por nossos inimigos e pedir a Deus que abra seus olhos e seus corações para verem o erro em que eles estão, ou se talvez nós tenhamos também parte, que através da oração abra os olhos não só da outra pessoa, mas também os nossos olhos.

O amor maduro é livre e proativo

A segunda característica do amor maduro é a liberdade. E o que significa ser  livre? Significa ser um amor que não é carente, que não busca a aprovação dos outros, que não precisa ser correspondido para poder dar.

“Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.”

(Lucas 6, 29)

Somos naturalmente reativos, mas Jesus diz, seja proativo, ou seja, não pague com a mesma moeda. Jesus nos ensina a responder com uma generosidade inesperada, mas para tentar desconcertar o inimigo e convertê-lo, não simplesmente para que acabe conosco.

Agora, para isso, temos que ter um amor verdadeiramente livre. Temos que ser completamente senhores de nós mesmos, não escravos de complexos, traumas, carências ou vazios interiores.

E, para conquistar esse amor livre, precisamos ter curado nossas próprias feridas interiores, ou pelo menos ser conscientes delas e não deixá-las nos condicionar. A única coisa que cura nossas feridas e vazios interiores é o amor de Deus, experimentar o amor de Deus.

O amor maduro é desinteressado

Em terceiro lugar, o amor para ser maduro tem que ser desinteressado. Jesus acrescenta essa característica nas palavras do evangelho de hoje.

“Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. […] Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca.”

(Lucas 6, 32)

O amor maduro não dá porque espera receber de volta. O amor dá sem medir as consequências. O amor maduro é desinteressado.

O amor maduro espera sua recompensa nos céus

“Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.”

(Lucas 6, 35)

Amar e ser amado são as duas necessidades mais profundas do ser humano e sempre caminham juntas. Uma está profundamente conectada à outra. Nós amamos na medida que recebemos amor. Então a pergunta que surge é: como podemos amar desinteressadamente sempre sem receber amor nunca? A chave está em receber o amor e o prêmio de Deus.

Jesus não exclui totalmente a busca de uma recompensa quando nos entregamos a um amor desinteressado, mas Ele nos convida a deixar essa recompensa para ser paga nos céus, não aqui na terra.

Deus quer que nós amemos sem limites, por isso nos oferece uma “medida abundante, calcada, sacudida, transbordante” (Lucas 6, 38) como diz o evangelho de hoje. E quando o amor é verdadeiro, nunca amaremos demais, a perfeição não está no equilíbrio, mas na totalidade.

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa aos domingos, às 18h, através de seu canal de YouTube. Não deixe de se inscrever no canal e compartilhar o vídeo com seus familiares e amigos.