No último domingo, o Evangelho nos traz aquela pergunta de Pedro, que nós já fizemos algo dia, de alguma maneira, sobre o perdão, e a resposta contundente que Cristo nos dá, de que devemos perdoar 70 x 7. Mas o que significa perdoar 70 x 7?

É justamente sobre isso que o Pe. Rodrigo Hurtado LC dedicou sua homilia, nos ajudando a descobrir porque devemos perdoar e como devemos fazê-lo, através de três perguntas sobre o perdão.

  • O que devemos perdoar?
  • Por que devemos perdoar?
  • Como perdoar?

O que está implícito nessa pergunta de Pedro, no Evangelho, é que, de fato, existem pessoas com as quais é difícil se relacionar. Todos nós somos, em certo sentido, como uma lixa de papel. Ou seja, quando você se aproxima da pessoa, você experimenta a dureza da lixa: come com a boca aberta, fala muito forte, é desorganizado, é demorado, gasta muito, etc.

A questão é que existem outro tipo de pessoas que não são como lixas, elas são como martelos. Quando você se aproxima dessa pessoa o que leva é um golpe muito doloroso. Um golpe que deixa feridas, que causa uma dor muito forte e que deixa hematomas.

Então, a pergunta de Pedro é como lidar com esse tipo de pessoas. Como lidar com pessoas destrutivas? Quantas vezes temos que perdoá-las? Quantas vezes temos que nos expor para que nos façam sofrer? É essa a vontade de Deus?

1. O que devemos perdoar?

A resposta de Jesus foi clara a esta questão: tudo se deve perdoar, tudo se pode perdoar. O que acontece é que temos que tomar a decisão de perdoar e nos dedicar a perdoar. O perdão nem sempre vem fácil. Pode ser um caminho duro e difícil, mas Deus quer que nos perdoemos sempre, e a todos.

Porém, para entender a pergunta de Jesus temos que diferenciar duas formas de entender a palavra “perdão”. Perdoar pode se referir ao ato de generosidade que nós podemos fazer em nosso coração para não guardar rancor contra outra pessoa. Ou seja, eu decido dizer “não” ao ressentimento. Eu decido viver livre de mágoas contra outras pessoas.

Agora outra coisa é restabelecer uma relação. Eu posso perdoar uma pessoa de coração, mas isso não significa que eu devo necessariamente restabelecer o relacionamento com essa pessoa. Para isso, é necessário outros fatores. Um relacionamento depende de duas pessoas e ambas têm que estar preparadas para restabelecer a relação.

Em conclusão, quando nós encontramos pessoas que são como martelos, que nos ferem e são pessoas destrutivas, nós temos que sempre perdoá-las de coração, mas a reconciliação dependerá de sua conversão.

2. Por que devemos perdoar?

Jesus quando fala do perdão no evangelho insiste especialmente neste ponto: nos motivos para perdoar. Ele sabe que perdoar não é fácil, ele sabe que tem que nos dar motivos muito fortes para que esses motivos sejam maiores que o rancor ou o ressentimento que levamos no coração.

Jesus nos dá dois motivos para perdoar. O primeiro motivo é para o nosso próprio bem. Perdoar é provavelmente a decisão mais importante que devemos tomar em toda nossa vida. O rancor e o ressentimento são as emoções mais destrutivas de nossa vida. Viver com rancor e com ódio é o melhor jeito de arruinar nossa vida.

O segundo motivo pelo qual temos que perdoar é porque nós também ofendemos às pessoas, cometemos erros e pecados e também nós, um dia, nos apresentaremos diante de Deus e precisaremos de seu perdão. 

Nós vamos precisar de perdão, por isso, não guarde rancor e ressentimento. Lembre-se de que você será julgado com a mesma dureza com que julga os outros.

3. Como perdoar?

Chegamos então à pergunta mais importante. Como perdoar. Muitas vezes, podemos ter a intenção de perdoar, o desejo de ver-nos livres de rancores, mágoas e ressentimentos, mas não conseguir sair dessa prisão.

Somos seres humanos emocionais, as feridas ficam em nossa psicologia e, muitas vezes, é difícil curá-las ou restaurar a paz interior.

O que acontece, é que o perdão, inclusive o perdão do coração requer dar alguns passos.

O primeiro passo é tomar a decisão de perdoar. Não existe perdão inconsciente. Temos que tomar a decisão consciente de perdoar toda pessoa que nos tenha ofendido na vida. Pode não ser fácil, pode não ser de imediato. Pode ser que o perdão leve meses ou anos, que tenhamos que lutar contra os sentimentos ruins em nosso coração, mas toda mudança começa sempre com uma decisão.

O segundo passo é controlar nossa mente e nossos sentimentos. Ficar pensando e recriando os fatos na nossa imaginação é como ficar cutucando a ferida. Quando ela vai curar? Nunca. Precisamos fugir dos sentimentos ruins, fugir do rancor e do ódio.

O terceiro passo é o mais importante. A gente precisa aprender a se colocar no lugar do outro. Precisamos aprender a enxergar as coisas não apenas do nosso ponto de vista, mas também do ponto de vista do outro. 

As pessoas que magoam, são normalmente pessoas que foram magoadas. Pessoas que sofreram e não sabem lidar com a frustração. Nós temos que aprender a compreender os sentimentos que estão por trás das pessoas que nos ferem. 

O quarto passo é orar, pedir a Deus a graça do perdão. Ao final, as feridas da alma não podem simplesmente ser curadas pela própria vontade, precisa da intervenção do Espírito Santo. Ele é o consolador, o restaurador de nossa alma.

Por fim, se o perdão se dá por completo, o quinto passo seria restabelecer a conexão. Esta é a obra completa do perdão.

Conclusão

“Esforçai-vos para viver em paz com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Vigiai para que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de mágoa venenosa brote e vos cause confusão, contaminando muitos.”

(Hebreus 12, 14)

Se nós não perdoarmos de coração todas as ofensas, nós perderemos a graça de Deus. A falta de perdão interrompe nosso relacionamento com Deus.

A falta de perdão é uma afronta à misericórdia de Deus. Seja generoso com seu perdão! Aprenda a perdoar setenta vezes sete! Viva livre de toda mágoa e ressentimento e verá a graça de Deus ser derramada na sua vida. Viverá mais feliz e alcançará no final da vida, o prêmio eterno do perdão de seus próprios pecados. 


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.