Tudo o que acontece em nossas vidas é desejado por Deus ou permitido por Ele. Isso significa que Deus, direta ou indiretamente, também quer esses tempos de quarentena e coronavírus. Então eu me perguntei, como devemos agir? O que a fé nos diz nessa situação? O que Deus quer com este teste?

Lembrei-me então, da carta de Tiago. Ela foi escrita em circunstâncias semelhantes às que estamos experimentando agora. A carta começa com estas palavras: “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.” (Tiago 1, 1)

A primeira comunidade cristã, fortemente concentrada em Jerusalém e na Galiléia, de repente tem que fugir devido à perseguição desencadeada pelo apedrejamento de Estevão. Os cristãos então fogem para a Síria, Chipre, Alexandria, Roma, etc. A situação é semelhante porque eles, como nós, estavam confinados pelo medo. Eles dos judeus e dos romanos, nós do vírus.

Fique atento aos conselhos de Tiago.

O que Tiago, primo e discípulo de Jesus, aconselhou a todos os cristãos da época? Suas palavras podem parecer incríveis agora, mas são totalmente corretas e consistentes.

Tiago começa a carta dizendo: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, lembrem-se que a prova da sua fé produz perseverança.” (Tiago 1, 2)

Parece uma piada, não é? Temos que nos alegrar por estarmos tendo problemas e dificuldades? Isso não parece um pouco masoquista? É necessário ler bem o texto de Tiago.

Ele não diz alegrarmos PELAS dificuldades, mas NAS dificuldades, que é muito diferente. E por que precisamos nos alegrar? Porque provações, epidemias como a do coronavírus, ou as dificuldades são sempre produtivas nos planos de Deus.

Problemas na vida são inevitáveis, fazem parte da nossa condição humana. Os únicos que não têm problemas neste mundo estão no cemitério. Todos o resto, temos que lidar com muitos tipos de problemas, como diz Tiago.

Mas ele também diz que os problemas são “produtivos”. Por que?  Porque produzem “perseverança”. Essa é a grande novidade que podemos descobrir quando vemos as coisas desde a perspectiva da fé.

Se os problemas são variados e imprevisíveis, as graças de Deus também são sempre novas, imprevisíveis e maiores que os problemas.

Deus não suprimiu o sofrimento em nossa vida, mas sempre sabe como tirar proveito dele. Nisto consiste o seu poder: não em poder acabar com o sofrimento, mas em poder transformá-lo num bem.

Mas para entender isso e viver dessa perspectiva, precisamos de fé. É por isso que Tiago diz “lembrem-se que a fé produz perseverança”. Gostaria de destacar a palavra “lembrem-se”.

Temos que lembrar que a fé pode transformar até provações e males em coisas boas para nossa vida. Por essa razão, São João diz em sua primeira carta: “Esta é a vitória que venceu o mundo, nossa fé”. (1 João 1, 4) A fé vence o mundo, ou seja, vence as provações e dificuldades que encontramos na vida.

E o que pode produzir um mal como essa quarentena, como o vírus ou  como a crise econômica?

Tiago diz três coisas. A primeira é fortalecer a mesma fé, que é como um músculo: só cresce quando a exercitamos. Somente levando-a ao limite é que ela “produz” algo. A fé é fortalecida pela “prática”.

Em segundo lugar, as provações quando vividas com fé produzem “perseverança”. Tiago diz isso explicitamente. Vejo nessa palavra  “perseverança” um sinônimo de resistência, resiliência. A vida não é um teste de velocidade, mas de resistência. Como a maratona. Na maratona, não é importante quem corre mais rápido, mas quem resiste por 42 quilômetros e chega primeiro à meta.

Finalmente, Tiago diz que a perseverança, quando atinge sua obra completa, nos torna “perfeitos e completos”. Este é o terceiro fruto das provações. Maturidade e caráter. Quem é maduro, sabe enfrentar as dificuldades da vida com equilíbrio e consistência. Ele nunca perde a direção, ele sabe como perseverar e alcançar a meta. O objetivo de nossa vida é, usando as palavras de São Paulo, alcançar “a medida da plenitude de Cristo.” (Efésios 4, 13)

O que temos que fazer? Tiago nos sugere 4 coisas: 

  1. Alegrarmos. Seja feliz! Imagine que após essa crise de coronavírus, sua fé seja mais profunda, seu caráter mais maduro, sua resistência maior. Você será mais feliz. Quando chegue esse momento você se dará conta de que tudo valeu a pena.
  1. Pedir sabedoria. Tiago diz no versículo 5: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tiago 1, 5) Em vez de pedir a solução dos problemas, Tiago nos propõe pedir sabedoria. Ela nos ajudará a ver as coisas desde a perspectiva da fé, a aprender com os problemas, a confiar em Deus e a descobrir o propósito de Deus através desses problemas.
  1. Relaxe. O terceiro conselho que Tiago nos dá é confiar e não se preocupar com nada, mesmo na eminência de estar com coronavírus. “Peça com fé, sem duvidar de nada; porque quem duvida é semelhante a onda do mar, que é soprada pelo vento e jogada de uma parte para a outra. ” (Tiago 1, 6) Em outras palavras: não se preocupe com o futuro, Deus ainda está no controle, ele vai cuidar de você. Quando estamos preocupados, é sinal de que nos falta confiança e fé em Deus. Relaxe, Troque preocupação por oração.
  1. Confie nas promessas de Deus. Este é o último conselho que Tiago nos dá. “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; pois quando você resistir à prova, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu àqueles que o amam. ” (Tiago 1:12) Era o que estava faltando. Uma promessa de Deus. Se perseverarmos, Deus também nos recompensará, ele nos dará uma “coroa da vida”, ou seja, realização, felicidade, paz interior.

Tudo passa, Deus permanece fiel.

Os problemas não vêm para ficar, eles vêm e passam. Essa crise de coronavírus também passará. O vírus passará. Mas se soubermos tirar proveito das circunstâncias com fé e amor, quando tudo passar, teremos crescido espiritualmente e Deus continuará sendo o Senhor da nossa vida e do mundo.

Os testes apenas revelam as fissuras que temos em nossas vidas. Talvez essa crise tenha revelado fissuras no casamento. Talvez tenha revelado fissuras nos seus negócios, na sua saúde ou no seu estilo de vida. Tudo o que você descobriu, aproveite esse tempo para curar, crescer e melhorar. E lembre-se: “Alegre-se quando tenha que passar por todo tipo de provações.” (Tiago 1, 1) Que Deus lhes abençoe. 

* Se gostou do artigo, baixe o app Seedtime e escute a série completa de meditações sobre o coronavírus, que preparamos especialmente para você.