A meditação profunda, que nos aproxima de Deus, passa por uma espécie de treino! Quanto mais meditar, mais frutos você colherá em seu dia a dia e maiores serão os benefícios para a tua vida. 

Você consegue entrar em oração? Ou, uma vez ou outra, sua meditação é interrompida por algum pensamento aleatório que te faz perder a concentração? Se você ainda está com dificuldades para a meditação confira essas 7 dicas.  

1. Procure um local adequado e use roupas confortáveis

O espaço que escolhemos para a oração é determinante. Por isso para alcançar a meditação profunda garanta estar em um ambiente de paz e sossego, onde ninguém possa te interromper. Lembre-se: é a hora de um grande encontro, Com o Senhor, o Mestre! 

Usar roupas confortáveis também podem ajudar nesse processo, portanto, dê preferência a moletons e tecidos mais macios e maleáveis. Jeans e roupas sociais estão fora dessa lista.

2. Escolha o melhor horário

Para crescer na vida de oração é necessário tempo. Por isso, opte por meditar em um horário mais tranquilo, no qual você não tenha que sair às pressas devido a algum compromisso. Seja pela manhã, à tarde ou à noite, o importante é garantir aqueles minutos de tranquilidade que você precisa para praticar a meditação.

3. Desconecte-se do exterior

Comprovadamente, as redes sociais são a maior causa de distração no dia a dia e, por isso, se tornam nossos maiores inimigos durante a meditação. Portanto, antes de tudo, deixe as notificações do celular no modo silencioso para garantir que nada irrelevante irá atrapalhar sua meditação profunda.

4. Observe sua postura e respiração

Postura adequada e respiração correta são dois fatores essenciais para que esse momento de oração não gere desconfortos físicos. Sente-se confortavelmente, mas não a ponto de sentir sono, e respire profunda e lentamente sentindo o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Isso relaxa o corpo e acalma os pensamentos. 

5. Esteja comprometido com a oração e seja perseverante

Cada vez que você se surpreender com sua mente divagando, volte à oração. Seja perseverante e não desista. Para alcançar a meditação profunda é preciso constância, dedicação e vontade. Não permita que as preocupações te roubem esse tempo entre você e Deus. 

6. Busque ajuda com a meditação guiada

Algumas pessoas têm muita dificuldade em se concentrar durante a oração. Neste caso, recomendamos que procure ajuda com a meditação guiada. Trata-se de um aplicativo ou vídeo que oferece um passo a passo, com comandos de voz, para te introduzir na meditação. Seguindo esses comandos pode ser mais fácil para você chegar à meditação profunda.

Esta é a proposta do aplicativo Seedtime. Com temas diversos, você poderá avançar na espiritualidade gradativamente.

7. Se for necessário, recomece

Se ainda assim você tiver dificuldades, não desista. Recomece! Respire fundo, fale com Deus e abra-se a essa experiência. A meditação profunda é um processo gradativo, por isso é preciso paciência e persistência. Portanto, nada de desistir.

São diversas as motivações que movem cada vez mais pessoas a buscarem a meditação: Conhecer melhor a si mesmo, buscar qualidade de vida, silenciar a mente inquieta, fortalecer a fé, enfim, são infinitas as possibilidades e os benefícios. Qualquer que seja o seu objetivo, tenha sempre em mente que o bom êxito depende de você.