No próximo dia 02 de novembro, a Igreja celebra a “Comemoração de todos os fiéis defuntos”, que conhecemos mais popularmente pelo Dia de Finados. A data está na tradição católica desde o final do primeiro século como um dia especial para lembrar e rezar pelas almas daqueles que partiram deste mundo. E nesta época, a Igreja oferece uma oportunidade única para buscar indulgências plenárias em benefício das almas dos fiéis defuntos. 

Indulgências: Uma Breve Introdução

Indulgências são um dos conceitos mais mal compreendidos na Igreja Católica. Muitas vezes associadas erroneamente à compra de favores divinos, as indulgências têm uma base teológica sólida que remonta aos primórdios da tradição cristã. Em essência, uma indulgência é uma remissão parcial ou completa da pena temporal devida pelos pecados já perdoados

Nós acreditamos que os pecados têm duas consequências: culpa eterna e punição temporal. Enquanto o Sacramento da Reconciliação (Confissão) lida com a culpa eterna, as indulgências tratam da punição temporal que ainda pode ser devida pelos pecados perdoados.

Indulgência Plenária: O Que Significa?

Uma indulgência plenária é o perdão completo da punição temporal devida pelos pecados. Isso significa que a alma é purificada e não há necessidade de mais expiação no Purgatório. No entanto, ganhar uma indulgência plenária não é uma tarefa simples. Existem certas condições a serem atendidas:

Confissão Sacramental: Você deve se confessar e receber a absolvição sacramental.

Comunhão Eucarística: Participe da Santa Missa e receba a Eucaristia.

Oração pelas intenções do Papa: Reze uma oração pelas intenções do Papa, geralmente um Pai Nosso e um Credo, ou três Ave Marias, embora a forma possa variar.

Ausência de Afeição ao Pecado: Renuncie a qualquer apego ao pecado, mesmo venial.

Cumprir todas essas condições em um espírito de arrependimento e amor a Deus é essencial para receber uma indulgência plenária.

Oferecendo Indulgências Plenárias às Almas no Dia de Finados

O Dia de Finados e seus dias seguintes são uma oportunidade privilegiada para oferecer indulgências plenárias às almas dos fiéis defuntos, ajudando-as a alcançar a plenitude da vida eterna. 

Ao visitar um cemitério e dedicar um tempo à oração pelas almas daqueles que faleceram, estamos expressando nossa solidariedade e amor fraterno por nossos entes queridos e por todos os falecidos. 

Do dia 02 de novembro até o dia 08, você pode lucrar uma Indulgência Plenária por dia, aplicável somente às almas do Purgatório, ou seja, você tem condições de livrar 7 almas de suas penas no Purgatório e levá-las para junto de Deus. Imagine como essas pessoas que estão se purificando não ficariam agradecidas à você que as permitiu chegar à glória de Deus.

Para que isso aconteça, além daquelas condições escritas acima, necessárias para se lucrar a Indulgência Plenária, é preciso que você visite um cemitério, mesmo que espiritualmente, e ore pelas almas dos fiéis defuntos.

Obviamente, não é necessário se confessar todos os dias, desde o dia 02 até o dia 08, bastando somente que se mantenha o Estado de Graça, isto é, que não se deixe cair em nenhum pecado grave. Mas é necessária a Comunhão Eucarística diária.

Portanto, se você não tem a certeza de que aquela pessoa que você tanto amou em vida e que faleceu esteja no céu, essa é uma grande oportunidade para dar a ela o maior presente de todos, a eternidade ao lado de Deus. Não valeria todo o esforço?

Por outro lado, se aquela alma pela qual estamos buscando lucrar a Indulgência Plenária, já estiver ao lado de Deus, Nosso Senhor, que é infinitamente misericordioso, irá conceder essa Indulgência àquelas almas que mais necessitam.

Lembre-se de que essas ações são atos de misericórdia e caridade, expressando nossa esperança na ressurreição e na comunhão com a Comunhão dos Santos.

O Purgatório

Este dia também nos recorda uma realidade que nem sempre meditamos sobre ela, que é a existência do Purgatório. Este lado misterioso da Igreja, que costumamos chamar de Igreja Padecente, também faz parte de nossa comunhão como Igreja. E nossos irmãos que já faleceram e que ali se encontram, não podem fazer nada por si mesmos e só podem contar com as nossas orações.

Para compreender melhor esta realidade misteriosa, o Seedtime irá lançar nos próximos dias a série O Purgatório, do Pe. Danilo Stradioto, LC, que busca nos conduzir a uma meditação profunda através das revelações místicas de São João Bosco e de Santa Brígida, e também sobre o que a Igreja nos ensina em sua doutrina acerca dele.

Neste Dia de Finados, que possamos lembrar e orar pelas almas dos fiéis defuntos, confiantes de que nossas ações e orações podem fazer a diferença em sua jornada rumo à eternidade, enquanto continuamos a abraçar a rica tradição da fé católica.