Em sua homilia deste terceiro Domingo da Páscoa, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ajuda a compreender a importância que a Bíblia tem na nossa vida de oração e também em nossa vida pessoal.

A partir do relato do episódio em que dois discípulos, após a morte de Cristo, se dirigem à cidade de Emaús e encontram ao Senhor pelo caminho, compreendemos que através da Palavra de Deus podemos conhecê-Lo.

Jesus tinha anunciado repetidas vezes a seus discípulos que seria entregue nas mãos dos chefes judeus, seria flagelado e humilhado, seria crucificado, mas ao terceiro dia ressuscitaria.

Tudo o que Jesus tinha anunciado se cumpriu ao pé da letra. Mais ainda, os próprios discípulos de Emaús contaram a Jesus, que naquela mesma manhã algumas mulheres e alguns companheiros deles tinham encontrado o túmulo vazio e tinham visto visões de anjos que diziam que Jesus estava vivo.

O problema dos discípulos era que não estavam familiarizados com as Escrituras nem com os profetas. Jesus tem que tomar o tempo de explicar como tudo o que aconteceu era precisamente o que as Escrituras anunciaram sobre Ele.

Só quando conhecemos a Palavra de Deus conhecemos a vontade de Deus! Por isso Jesus dizia: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8, 31)

Não podemos ser verdadeiros discípulos de Cristo sem conhecer as Escrituras.

Por que é tão difícil estudar a Bíblia?

1. Porque as pessoas não sabem como estudar a bíblia

Este é o primeiro motivo. A bíblia não é um livro, é um conjunto de livros escritos por diversos autores, em diversas épocas, línguas e culturas. Não tem um fio de pensamento único e explícito.

Entrar na Bíblia é como entrar numa grande floresta. Pode ser muito bonita, mas a gente precisa de guia para não se perder. O estudo da Bíblia precisa de guia. Um método é um guia.

2. Porque falta motivação às pessoas

É verdade que no início pode não ser tão fácil estudar a Bíblia, mas quando a gente aprende, é como os salgadinhos… impossível comer um só. Você depois não consegue parar. Mas precisamos chegar a experimentar o “sabor” da Palavra de Deus. Logo, estudar e ler a Bíblia se convertem num hábito.

3. Porque somos preguiçosos

Pois bem, algo assim acontece também com o estudo da Bíblia. Hoje estamos acostumados a que outros pensem por nós, por isso a televisão e outras formas de entretenimento parecidas são tão populares. Em troca de fazer um esforço, preferimos nos relaxar e deixar que outros nos entreguem tudo pronto, sem ter que pensar.

Por isso, para estudar a Bíblia e compreender cada vez mais o pensamento de Deus, a vontade de Deus, precisamos de método, de guia e de esforço.

3 princípios para o Estudo Bíblico

1. O objetivo do estudo bíblico é sua aplicação prática na vida

Antes de entrar nos métodos de estudo, temos que dizer que a finalidade de todo estudo bíblico é sempre aplicar os ensinamentos da Bíblia à própria vida, não apenas interpretá-los.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.”

(2 Timóteo 3, 16)

2. Os textos da Bíblia devem ser estudados sistematicamente

Um dos grandes erros da pregação dos protestantes é pegar uma passagem bíblica e interpretá-la fora de contexto, ou seja, absolutizar uma coisa que aparece num lugar como se isso fosse tudo o que a Bíblia fala sobre o assunto.

No texto que citei antes de São Paulo, ele diz que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino.” (2 Timóteo 3, 16) Não está bem pegar uma parte e deixar a outra porque não encaixa com minha interpretação. Somos nós que temos que nos adaptar à verdade que diz a Bíblia.

3. Nosso estudo da Bíblia nunca esgota sua riqueza

O Salmo 119 diz: “A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado.” (Salmo 119, 96) A palavra de Deus é ilimitada, infinita. Sua profundidade nunca acaba.

Em ocasiões pode ser difícil entender algo, mas temos que perseverar e encontraremos uma verdade grande e importante para nossa vida.

No próximo artigo, aprenderemos com o Pe. Rodrigo alguns métodos pelos quais podemos estudar e conhecer a Bíblia, mas você já pode assistir na íntegra à homilia do Pe. Rodrigo através de seu canal do Youtube no link abaixo, ou ouví-la através do aplicativo de meditações Seedtime.