O hábito de agradecer tem o potencial de transformar todas as experiências da vida em ocasião de felicidade, e ajudar a fugir da ingratidão.

Ser grato é um gesto de educação, uma norma social conveniente e bela, mas vai além disso. Logo, trata-se de uma atitude fundamental do espírito para enxergar a vida de modo novo. 

Portanto, podemos escolher, a cada dia, viver com uma atitude de gratidão e sermos felizes, ou viver entre queixas e críticas, só pensando em nossos interesses e benefícios.

Fuja do vício da ingratidão com apenas 3 passos! Confira.

1 – Contemple sua vida a partir da oração

A gratidão pode não ser uma virtude muito visível, mas tem mais a ver com uma atitude interior. Ela é a mãe de todas as outras virtudes. Desse modo, qualquer coisa boa em nossa vida cresce e amadurece na terra fértil da gratidão. 

Albert Einstein dizia que só existem duas formas de viver: “viver pensando que nada é um milagre e a outra, viver pensando que tudo é um milagre”.

Como você prefere viver?

Qual atitude trará mais alegria e paz a sua vida?

Mais ainda, qual atitude lhe parece mais verdadeira?

Se enxergamos nossa vida a partir da fé, veremos que o amor de Deus é a última resposta a dor humano e a todas as provações e dificuldades que possamos encontrar.

São Paulo dizia aos Romanos: “Tudo colabora para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8, 28). Tudo, absolutamente tudo, Deus  transforma em bem. por isso, se contemplamos nossas vidas a partir da gratidão, somos capazes de ver essa realidade, fugir da ingratidão e experimentar a felicidade de sermos tão abençoados.

Então, não espere ser feliz para ser agradecido. A lógica é diferente: as pessoas agradecidas são mais felizes. Seja agradecido, levante pela manhã com a disposição de ver todas as formas nas quais Deus quer abençoar sua vida durante esse dia.

2 –  Para fugir da ingratidão, seja grato sempre 

São Paulo diz aos Tessalonicenses: “Sejam agradecidos em toda circunstância porque essa é a vontade de Deus” (I Tes 5, 18). Isso é a gratidão radical.

Quero ressaltar que São Paulo diz para que sejamos agradecidos em toda circunstância, não por toda circunstância. Contudo, existe aqui uma grande diferença: Você não tem que dar graças a Deus por todas as coisas ruins que acontecem na sua vida!

Existe muito mal no mundo. Isso é evidente, porém nem tudo o que acontece é vontade de Deus. Mais ainda, a maioria das coisas que acontecem no mundo não são “vontade de Deus”, mas fruto da nossa vontade e consequência de nossas más ações.

Por isso, você não tem que dar graças a Deus pelo mal que acontece no mundo, mas você pode dar graças a Deus, em meio às dificuldades e sofrimentos. Por quê?  

  1. Em primeiro lugar, Ele está sempre no controle. Deus pode sempre tirar um bem de qualquer mal. Por isso, Ele é onipotente. 
  1. Existe um monte de motivos pelos quais se pode dar graças a Deus. Pense assim: “Eu sei que não vou viver para sempre nesta vida. Um dia irei para a vida eterna. Deus nunca deixa de me amar e age em tudo para nosso bem”.

Outro ponto a ressaltar da frase de Paulo é “toda circunstância”. A palavra “toda” significa algo que é  total. Qualquer coisa, qualquer pessoa, em qualquer lugar, em qualquer momento, de qualquer forma etc.

São Paulo é radical, não é? Toda circunstância. Sem exceção. Ser agradecido por um presente que recebemos é fácil. Mas ser agradecido por “TODA CIRCUNSTÂNCIA”. Isso é gratidão radical. Então, é essa gratidão que São Paulo nos sugere.

3 – Acredite que de todo mal Deus pode tirar um bem

A gratidão é uma virtude transformadora para sua vida. Como diz São Paulo, esta é a vontade de Deus. Logo, se é a vontade de Deus, Ele tem o poder de transformar qualquer coisa em um bem para nossa vida.

A gratidão pode transformar qualquer dia num dia de ação de graças. Então, isso quer dizer, um dia de trabalho, um dia de problemas, um dia de solidão, um dia de sofrimento, tudo pode ser convertido em ação de graças a Deus. Desse modo, no momento que fazemos isso, descobrimos em aquela circunstância, uma benção para nossa vida.

Conheça o canal Padre Rodrigo Hurtado no youtube e enriqueça sua vida com meditações que pode transformar seu jeito de viver. Acesse agora mesmo e se inscreva!