Pe. Rodrigo Hurtado LC, ao meditar sobre o evangelho do 11º Domingo do Tempo Comum, nos ajuda a compreender que Deus tem para cada um de nós um chamado, uma vocação, e é cumprindo esse chamado que chegaremos a ter uma vida mais plena e feliz.

O texto bíblico de Domingo enumera os 12 apóstolos chamados por Jesus e depois revela, na prática, como se dá esse chamado. Jesus dá a seus discípulos um foco claro, de ir às ovelhas perdidas da casa de Israel; uma mensagem bem definida, de anuncia que o Reino de Deus está próximo; e uma missão de curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios.

A Igreja existe justamente para continuar essa missão de Cristo, essa mesma tarefa que ele deu a seus primeiros discípulos e, por isso, também hoje nós temos um chamado feito por Deus.

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

(Romanos 8, 28)

São Paulo diz que todas as coisas, sem importar quais, todas, colaboram para nosso bem. Não está dizendo que todas as coisas que acontecem são boas, não, está dizendo que Deus faz todas as coisas, inclusive as ruins, colaborar para nosso bem. Deus tudo pode.

Tudo colabora para o bem “daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” e depois São Paulo continua: “os que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.” (Romanos 8, 30)

Paulo diz que Deus está lhe chamando… e deixa eu dizer uma coisa: Quando Deus chama não é para interromper, é para dar-lhe algo muito importante, para convidar você para algo muito importante.

Vocação versus carreira

Mas aqui está o problema: hoje a palavra vocação foi reduzida apenas a carreira ou trabalho. Mas sua carreira não é sua vocação. O chamado é muito mais que sua carreira ou seu trabalho. Sua vocação é muito mais abrangente. Quando Deus lhe chama, lhe dá um propósito, uma missão.

Todo mundo tem um chamado, mas muitas pessoas não vivem esse chamado. E esse é o motivo pelo qual não são felizes, não se realizam e vivem insatisfeitos.

8 COISAS SOBRE NOSSO CHAMADO

Meu chamado é um presente de Deus

Eu não mereci, não ganhei, não paguei e não fiz nada para obtê-lo. É um presente completamente imerecido que Deus me deu. Deus lhe dá o que você precisa, não o que merece.

Eu fui criado para o propósito de Deus

Não para meu próprio propósito. Deus não lhe criou para viver o seu propósito, mas para viver o propósito dele. Se Deus tivesse criado você para seu propósito, tudo giraria em torno de você, seria uma vida completamente centrada em nós mesmos e egoísta.

Às vezes escutamos as pessoas dizerem: “Eu sou um lixo”. Deus não cria lixo, Jesus não morre por um lixo e o Espírito Santo não mora num lixo. Você vale e vale muito. Você vai descobrir seu valor quando você focar no seu propósito. Você tem uma contribuição a fazer no plano de Deus e essa contribuição chamamos de propósito e de chamado.

Deus escolheu meu chamado antes de eu nascer

“Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado revelar o seu Filho em mim, para que eu o proclamasse entre os não-judeus.”

(Gálatas 1, 15)

Não existem pessoas que nasceram por erro, por acidente. Todos foram planejados e escolhidos por Deus antes de nascer, antes de existir.

Meu erros e meus pecados não mudam meu chamado

Não importa o que você tenha feito ou vá fazer… nada muda o chamado de Deus. Deus não tem plano B para você. Ele só tem plano A. Se você destruir esse plano com suas decisões erradas ou com seu pecado, quando você se converter e voltar a Deus, Ele sempre encontra um jeito de reconduzir você ao plano A.

Meu chamado é permanente

“Os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.”

(Romanos 11, 29)

Meu chamado está conectado com os outros

O chamado de Deus está conectado com outras pessoas, ou seja, você não pode realizar esse chamado sozinho, você só poderá realizá-lo conectado com outras pessoas. Sua missão está dentro da Igreja, conectada com outras pessoas e unida à missão da Igreja.

Deus dá a força para realizar o chamado

Esta é uma verdade muito importante, porque o chamado pode parecer grande demais, difícil demais, assustador e intimidador. Mas você não tem que realizá-lo sozinho ou com apenas suas forças. Quando Deus dá uma missão, Ele dá também o poder para realizá-la.

Há um prêmio por viver meu chamado

“Apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

(Filipenses 3, 14)

Por isso, é tão importante realizar e cumprir seu chamado na vida. Não há nada que seja mais importante, nada que mereça um prêmio maior, nada que se possa comparar ao plano de Deus. E o prêmio que Deus quer lhe dar durará para sempre.