Aquela sensação de aperto no peito é um aviso de que o interior precisa de acalento. Neste momento, uma oração para acalmar o coração traz a paz, o alívio e o acolhimento que você necessita.

A vida pode apresentar adversidades no caminho, mas é possível encontrar a tranquilidade por meio da fé, com preces especiais que liberam o peso das dificuldades e nos aproximam de Deus.

Independente do que te aflige, reservar alguns minutos do dia para fechar os olhos, se conectar consigo e com Deus, faz toda a diferença nos momentos de angústia.

Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para compartilhar com você as principais orações para acalmar o coração em diferentes situações. 

Aproveite a leitura! 

A importância de saber uma oração para acalmar o coração

Mulher com uma blusa branca em um jardim com o rosto iluminado pelo sol, olhando para cima em tom de estar fazendo uma oração para acalmar o coração.

Sejam problemas no trabalho, na saúde, no relacionamento ou no círculo familiar, todos estamos sujeitos a viver situações desafiadoras, mas podemos encontrar um grande apoio na fé. 

Conhecer uma prece para se acalmar nos momentos mais difíceis é um passo fundamental para agir com consciência e liberar toda a angústia, entregando-se à proteção de Deus. 

Veja os benefícios da oração para o corpo, para a mente e para a alma:

  • contribui para acalmar a mente e evitar ações impulsivas;
  • garante acolhimento e tranquilidade nas adversidades;
  • momento de reflexão e autocuidado;
  • cuida da saúde física e mental;
  • promove a conexão com Deus.

Pode parecer uma ação simples, mas as orações têm o poder de aquecer os corações e trazer aquele aconchego tão necessário quando enfrentamos desafios ao longo da vida.

A seguir, você confere 6 preces para trazer alívio em diferentes momentos de aflição. Encontre a melhor oração para acalmar o coração e conectar-se com Deus.

Oração do Espírito Santo para acalmar o coração

A primeira oração para tranquilizar na nossa lista é uma prece sincera ao Espírito Santo, um pedido poderoso de conforto aos corações aflitos. 

Nela, é hora de abrir o coração e deixar-se guiar pelo Espírito Santo, pedindo consolo, paz e alívio perante às dificuldades. 

Sempre que estiver passando por momentos desafiadores e sentir o peito apertado, feche os olhos e lembre-se dessas palavras:

“Espírito Santo, neste momento venho fazer essa oração para acalmar o meu coração porque confesso, ele anda muito agitado, ansioso e às vezes triste por situações difíceis que passo na minha vida.

Sua sagrada palavra diz que o Espírito Santo, que é o próprio Senhor, tem como papel consolar os corações.

Então, te peço, Espírito Santo consolador, vem acalmar o meu coração, e me fazer esquecer dos problemas da vida que tentam me derrubar.

Vem, Espírito Santo! Sobre o meu coração, trazendo consolo, e fazendo com que ele se acalme.

Preciso de sua presença em meu ser, pois sem Ti eu não sou nada, mas, com o Senhor eu posso todas as coisas.

O Senhor é quem me fortalece!

Creio, e declaro em nome de Jesus Cristo assim: Meu coração se acalme! Meu coração se acalme! Meu coração receba paz, alívio e refrigério! Que assim seja. Amém.”

Oração para tranquilizar e buscar a cura interior

Nesta oração para acalmar, pedimos a cura profunda do nosso coração dos sentimentos de angústia e rejeição.

Aqui, rogamos ao Senhor pela libertação de qualquer emoção negativa, tudo que nos faz sentir desanimados ou infelizes, pedindo humildemente para que Ele mantenha a alegria e a gratidão em nossas vidas.

Conheça a prece para acalmar o coração e promover a cura interior:

“Senhor, livrai-me de toda amargura e sentimento de rejeição que trago comigo. Curai-me, Senhor. Tocai meu coração com Vossa mão Misericordiosa e curai-o, Senhor. 

Sei que tais sentimentos de angústia, não vem de Vós: vem do inimigo que tenta me fazer infeliz, desanimada(o), porque me escolheste, assim como Vos escolhi, para servir e amar. 

Enviai-me, pois, Vossos santos anjos, para me libertar de toda angústia e sentimento de rejeição, assim como os enviastes, para libertar da prisão a Vossos apóstolos que, embora injustamente castigados, Vos louvavam e cantavam com alegria e destemor. 

Fazei-me também, assim, sempre alegre e grata(o), obstante as dificuldades de cada dia.”

Oração para acalmar o coração ao Bom Jesus dos Aflitos

Homem com blusa branca e as mãos unidas na frente do corpo fazendo um gesto de oração para acalmar o coração.

A nossa próxima oração para aliviar o coração é uma bela prece a Bom Jesus dos Aflitos, uma conversa em que, além de pedir por tranquilidade, agradece por tudo que recebemos de bom

Nesta prece curta, mas poderosa, exercitamos a fé e pedimos a resolução dos problemas, confiando na proteção de Deus. 

Guarde essa oração ao Senhor dos Aflitos para fazer quando precisar de calmaria no coração:

“Bom Jesus, Senhor dos Aflitos, vós dissestes: ‘Vinde a mim todos os aflitos, que vos aliviareis.’ Aqui estou para conversar convosco.

Infundi em meu coração profundo amor, para que amando, servindo, e ajudando vós na Pessoa do meu semelhante possa viver o vosso evangelho, praticando o bem e sendo útil e assim participar da vida no Céu. 

Senhor Bom Jesus dos Aflitos, vós sois minha única esperança. Resolvei os meus problemas (faça seus pedidos e agradecimentos)

Isso vos peço em união com o Pai e o Espírito Santo, Amém.”

Oração para acalmar, trazer libertação e cura

A próxima oração para acalmar o coração é também uma prece de libertação e cura interior

Cheia de poder, essa é uma conversa sobre a libertação de todo sofrimento interior, desgaste emocional, desafios, sentimentos de culpa e até mesmo inveja ou vingança que muitas vezes estão presos em nossos corações.

Guarde essas palavras para os momentos em que precisa buscar um alívio:

“Vinde, Espírito Santo, penetrai as profundezas da minha alma com o Vosso amor e o Vosso poder.

Arrancai as raízes mais profundas e ocultas da dor e do pecado que estão enterradas em mim.

Lavai no precioso Sangue de Jesus e aniquilai definitivamente toda ansiedade que trago em mim, toda amargura, angústia, sofrimento interior, desgaste emocional, infelicidade, tristeza, ira, desespero, inveja, ódio e vingança, sentimento de culpa e de auto-acusação, desejo de morte e de fuga de mim mesmo, toda opressão do maligno na minha alma, no meu corpo toda insídia que ele coloca em minha mente.

Ó bendito Espírito Santo, queimai com o Vosso fogo abrasador toda treva instalada dentro de mim, que me consome e impede de ser feliz.

Destrói em mim todas as consequências dos meus pecados e dos pecados dos meus ancestrais, que se manifestam em minhas atitudes, decisões, temperamento, palavras, vícios.

Libertai, Senhor, toda a minha descendência da herança de pecado e rebelião às coisas de Deus que eu próprio lhe transmiti.

Vinde, Santo Espírito! Vinde, em nome de Jesus! 

Lavai-me no Sangue precioso de Jesus, purificai todo o meu ser, quebrai toda a dureza do meu coração, destrói todas as barreiras de ressentimento, mágoa, rancor, egoísmo, maldade, orgulho, soberba, intolerância, preconceitos e incredulidade que existem em mim.

E, no poder de Jesus Cristo ressuscitado, libertai-me, Senhor! Curai-me, Senhor! Tende piedade de mim, Senhor!

Vinde, Santo Espírito! Fazei-me ressuscitar agora para uma vida nova, plena do Vosso amor, alegria, paz e plenitude.

Creio que estais fazendo isto em mim agora e assumo pela fé a minha libertação, cura e salvação em Jesus Cristo, meu Salvador.

Glórias a Vós, meu Deus!

Bendito sejais para sempre!

Louvado sejais, ó meu Deus!

Em nome de Jesus e por Maria nossa Mãe.

Amém e amém.”

Oração de bênção, prece para se acalmar e exercitar o perdão

Jovem admirando uma linda paisagem de cima de uma montanha, com os braços abertos em forma de gratidão, ilustrando uma oração para acalmar o coração e ter gratidão por tudo.

Muito além de trazer um alívio, essa oração para tranquilizar o coração também exercita o perdão e pede uma vida abençoada em nosso interior e ao nosso redor.

Uma das mais lindas preces, aqui rogamos não só por nossa cura interior, mas também pela cura do próximo, inclusive daqueles que nos magoaram de alguma forma.

Confira essa oração especial para perdoar e libertar o coração de sentimentos de angústia: 

“Senhor, a Tua Palavra diz que em Teu nome devemos abençoar todas as pessoas: as que amamos e também aquelas que ainda não conseguimos amar. 

Eu sei, Jesus, que a bênção é fruto do Teu amor dentro de nós e agindo através de nós. Por isso, eu agora Te peço: enche o meu coração com o Teu amor. 

Sim, Senhor, creio que o Teu amor está me plenificando, e com este amor posso agora abençoar meu cônjuge, meu filhos, meus pais, meus sogros, meus familiares, meus amigos e meus vizinhos. 

Em Teu nome, Jesus, eu também abençoo as pessoas que tanto me magoaram, prejudicaram e ofenderam. 

Senhor, que a Tua bênção restaure o coração de todas estas pessoas e as encha de amor e paz. 

Eu abençoo, em Teu nome, tudo o que me cerca: minha casa, meu trabalho, meus empreendimentos e todos os bens que me deste. 

Por eles, Senhor, eu Te agradeço. E agora, Jesus, peço-Te que me abençoes e capacite a viver dentro da Tua bênção.

Amém.”

Oração a Nossa Senhora para acalmar o coração do próximo

Ver quem amamos passando por dificuldades também gera angústia, aflição e, muitas vezes, um sentimento de impotência.

A verdade é que você pode interceder pelo próximo por meio da sua fé. 

Por isso, para finalizar nossa lista de orações para acalmar, separamos uma prece especial para aliviar o coração das pessoas que amamos.

Essa oração é um pedido a Nossa Senhora, para que traga serenidade, esperança e sossego a essa pessoa, libertando-a das preocupações que a afligem. 

Veja a seguir a oração para acalmar o coração de amigos e familiares:

“Nossa Senhora, hoje não estou orando por mim, mas sim em nome de uma outra pessoa que precisa da sua ajuda para acalmar o coração e ter mais paz.

O seu nome é (Diga o nome da pessoa) e ele precisa de um conforto enorme em seu coração porque está muito aflito.

Nossa Senhora Toda Poderosa, acalma o coração do (Diga o nome da pessoa) para que ele consiga ter paz e sossego, para que consiga descansar de todos os problemas e de todas as preocupações que o atormentam todos os dias.

Ajuda esta pobre alma e traz serenidade e mais esperança para a sua vida.

Enche o seu coração de paz, sossego, alegria e muita esperança.

Espero que esta oração para acalmar o coração do (Diga o nome da pessoa) chegue até ti.

Sei que me estás a ouvir e sei que vais utilizar os teus poderes do bem para acalmar o coração aflito desta pobre alma que não sabe para onde se virar.

Obrigado Nossa Senhora.

Amém.”

Além das orações para acalmar o coração, trouxemos também valiosas dicas

Mulher com as mãos em gesto de oração na frente do rosto, iluminada pela luz do dia, agradecendo pelas graças do Senhor.

Além das preces que compartilhamos acima, existem outras ações simples que podem ser um complemento importante no dia a dia para garantir a paz interior.

Separamos alguns hábitos poderosos para tranquilizar o coração em momentos desafiadores. 

Confira quais são eles a seguir.

Vigie os seus pensamentos e converse consigo

Os pensamentos são a fonte da angústia, por isso é importante ficar atento a eles. 

A dica para evitar que os pensamentos negativos tomem conta de você é se voltar ao momento presente.

Normalmente, a ansiedade chega por situações que ainda vão acontecer ou por outras que já se passaram. 

Quando isso acontecer, converse consigo e foque apenas naquilo que está dentro do seu controle. Transforme a sua mente.

Use as orações para criar esse momento de reflexão e conexão com você mesmo.

Conheça técnicas de respiração

A respiração é uma ferramenta simples e muito poderosa para acalmar a mente e o coração. 

Existem diversas técnicas que auxiliam a reduzir a ansiedade e a se conectar com o momento presente, mas todas consistem em uma base: o foco.

Pare por um momento e volte a sua atenção para o ar entrando e saindo de seus pulmões. Inspire e expire profundamente, focando no movimento do seu corpo. 

Medite e exercite esse hábito na sua vida

A meditação é uma técnica que une diversos pontos já citados ao longo deste conteúdo, como a oração, a presença e a respiração.

Com ela, é possível trazer o foco para o que realmente importa, mas o método vai muito além de um exercício de concentração. 

Neste momento, você pode fazer suas preces e agradecimentos ao focar na respiração, assim como no momento presente. 

Conheça o Seedtime: aplicativo com meditações católicas guiadas para exercitar o hábito da oração e meditação diária. Clique para saber mais!

Conclusão

Uma oração para acalmar o coração ocupa apenas alguns minutos do seu dia, mas tem um poder enorme na garantia da paz interior.

Assim como vivemos cenários felizes, muitas vezes passamos por dificuldades. 

Ter esse momento de reflexão e conexão com a fé faz toda a diferença nas adversidades da vida.

Se você está passando por dificuldades, lembre-se: você não está sozinho. Apoie-se na sua fé e fortaleça sua mente, seu corpo e sua alma nas palavras de Deus. 

Agora, escolha a prece que tocou a sua alma e exercite o hábito da medição para elevar o seu coração.