No último dia 13 de julho, foi lido pela primeira vez, em Fátima, pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, o decreto que reconhece a vivência das virtudes em grau heroico, por Lúcia, a última vidente a falecer.

O decreto, promulgado pelo Papa Francisco em 22 de junho passado, reconhece que Lúcia viveu de maneira exemplar, tanto as virtudes teologais da Fé, Esperança e Caridade, bem como as virtudes cardeais da Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.

O texto do documento do Dicastério para a Causa dos Santos também afirma que Lúcia “tornou-se uma figura universal, guardando no seu coração os dramas do mundo, através da oração e dos sacrifícios, unindo harmoniosamente as dimensões mística e profética”, que desenvolveu através de uma intensa atividade “epistolar e literária”.

Como Lúcia conseguiu viver uma vida de santidade?

Ao nos debruçarmos sobre o decreto da Santa Sé, que avança mais um passo no processo de canonização da última vidente de Fátima a falecer, e que viveu seus últimos anos no claustro do Carmelo de Coimbra, podemos perceber que o mistério de Fátima não ficou restrito somente às mensagens da Senhora do Rosário ou do Anjo de Portugal, mas tem eco na própria vida da Ir. Lúcia.

Mas, podemos então nos perguntar: como Lúcia conseguiu viver uma vida de santidade? E a essa pergunta, poderíamos simplesmente responder que ela conseguiu viver santamente por ter visto Maria Santíssima, além de terem sido manifestadas àquela pequena jovem, muitos mistérios que poucas pessoas Deus permite conhecer, como, por exemplo, a visão do Inferno.

Mas, o segredo de Lúcia está justamente em sua resposta aos apelos de Nossa Senhora. Seu coração simples de criança, que imediatamente se põe a cumprir aquilo que Maria lhe pedia é o que lhe garantiu a constância na vida de fé e união com Deus.

Nossa Senhora não aparece por causa de Lúcia, ou de Jacinta e Francisco. Não! Nossa Senhora aparece para eles por causa de nós. A mensagem de Fátima não é para os três pastorinhos, porque eles foram privilegiados por Deus. Ao contrário! As aparições só garantiram para aquelas crianças uma vida de chateações e transtornos, do ponto de vista meramente humano.

Maria Santíssima não revela nada de novo em Fátima, mas ela, através de Lúcia, Jacinta e Francisco, vem nos relembrar todo o mistério revelado por seu Divino FIlho séculos antes. Maria recorda que a impiedade que assola o mundo tem consequências graves.

Não são segredos apocalípticos, mas são constatações daquilo que o pecado traria ao mundo. Mas, a Santa Mãe de Deus, apesar dos avisos, nos traz o consolo de que Seu Coração Imaculado irá triunfar e nos convida a uma união e amizade com Deus mais perfeita.

Em resumo, o que Maria pede a Lúcia: oração e penitência. Oração, que é o caminho da amizade e união com Deus, e penitência em favor dos homens, para que se convertam e o sofrimento diminua no mundo.

E o que Lúcia fez? Ela se deixou conduzir pelo convite de Nossa Senhora, que não foi só para ela, mas também para nós. O pedido de Maria à oração e à penitência, reforçado pelo brado do anjo que, na famosa terceira parte do segredo de Fátima, exclamava “Penitência, Penitência, Penitência” precisa ecoar também em nosso coração.

Se nós acolhemos o convite de Nossa Senhora, certamente, nós também conseguiremos viver em nossa vida, de maneira heroica, se for a vontade de Deus, as virtudes teologais e cardeais, frutos de uma vida de amizade com Deus.

Um convite a conhecer Fátima

Por isso, nós também queremos convidar a você para ir conosco conhecer o Santuário de Fátima, o local em que a Mãe de Deus quis aparecer para três jovens e revelar os desejos mais profundos de seu coração. Acesse o link abaixo e faça seu cadastro, sem compromisso, para saber mais sobre a Peregrinação aos Santuários Marianos da Europa, junto ao Pe. Rodrigo Hurtado, LC.

Clique Aqui