Em sua homilia deste domingo, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ensina o significado de ser um verdadeiro discípulo de Jesus. O discípulo é aquele que passa o tempo com o Senhor, que o ama sobre todas as coisas e ama ao próximo como Jesus amou, é aquele que faz o que o Senhor quer e que age desinteressadamente e que, por fim, transmite o Evangelho.

No início de sua homilia, Pe. Rodrigo lembra que a primeira coisa que Jesus fez no início de sua vida pública foi reunir um grupo de pessoas que ele pudesse treinar. Eram os chamados discípulos, mas Jesus tinha uma clara intenção de formar um grupo, de criar uma instituição que hoje conhecemos como Igreja.

Isso não aconteceu somente há dois mil anos na Galileia, mas durante toda a história Jesus continua chamando pessoas para serem seus discípulos. Nós somos discípulos de Jesus, recorda o padre.

Mas, não basta somente sermos batizados, o que Jesus quer de seus discípulos são coisas muito mais concretas do que apenas responder que é cristão em uma pesquisa do IBGE ou vestir uma camiseta.

Jesus nos coloca umas condições para sermos seus discípulos. Condições estas que podemos encontrar ao longo dos evangelhos e que ele também colocou a seus discípulos.

Para ser discípulo de Jesus devemos passar tempo com Ele

A primeira condição que Jesus coloca é “segui-lo”. Ou seja, precisamos passar tempo com Jesus.

“Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará. ”

(João 12, 26)

Nesta frase encontramos algumas ideias muito importantes. Em primeiro lugar, estar com Jesus (o crescimento espiritual) depende da intenção. Precisamos querer seguir Jesus.

O crescimento espiritual é um compromisso. Jesus pedia aos discípulos para estarem com Ele. É preciso renunciar a outras coisas para estar com Ele. Cada vez que assumimos um compromisso, isso nos ajuda a crescer. Jesus nos pede, no início, compromissos pequenos e nos vai levando a assumir compromissos cada vez maiores.

O crescimento espiritual é um relacionamento. O chamado de Jesus não é para cumprir regras, realizar rituais, nem para venerar um livro… trata-se de um relacionamento com Ele. E esse relacionamento se dá através da oração, da visita ao Sacrário, da comunhão eucarística, através da leitura de sua palavra…

Para ser discípulo de Jesus devemos amar Jesus sobre todas as coisas

“Se alguém deseja seguir-me e ama a seu pai, sua mãe, sua esposa, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até mesmo a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.”

(Lucas 14, 26)

Nessa passagem, Jesus quer dizer que nada pode estar acima dele em nosso coração. Nosso primeiro e maior amor deve ser Jesus. Ele não quer dizer que devamos desrespeitar nossos pais, pois Ele mesmo defendeu o quarto mandamento ao criticar os fariseus, mas o que Ele quer dizer aqui é que não devemos antepor nada a Cristo, pois Ele não antepôs nada a nós.

Para ser discípulo de Jesus devemos amar os outros como Jesus

Aqui a coisa fica mais difícil. Amar a Deus até pode ser fácil, mas amar os outros, especialmente os mais próximos, isso já é outra coisa. Deus é perfeito, nós não somos. Às vezes, somos irritantes, às vezes somos impacientes, às vezes somos difíceis de amar.

“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”

(João 13, 35)

Jesus não pede só amor a Ele, mas também entre nós. E, mais ainda, este segundo amor entre nós, será o distintivo dos seus discípulos.

Para ser discípulo de Jesus devemos fazer o que Jesus quer

As amizades no mundo não exigem que você faça tudo o que seu amigo quer, mas quando se trata de Jesus, sendo ele Deus, temos que fazer tudo o que Ele quer se queremos ser seus amigos ou seus discípulos. Porque sua amizade está baseada na verdade e Ele sempre te guia na verdade.

“Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

(João 8, 31)

Através desse versículo, percebemos que o crescimento espiritual é um processo contínuo e gradual. Não é fazer uma vez e acabou, mas permanecer, fazer sempre.

Precisamos lembrar e perseverar. A maioria das pessoas vão à Missa todo domingo e não crescem espiritualmente. Isso acontece porque se esquecem do que aprendem ou porque não compreendem o Evangelho e não sabem levá-lo à prática. Por isso temos que repetir continuamente a palavra de Deus.

O crescimento espiritual depende da prática e não do conhecimento. Permanecer na palavra implica vivê-la, aplicá-la, praticar o que aprendemos. O crescimento espiritual não vem do conhecimento, mas da prática do evangelho.

Pe. Rodrigo reforça que só acreditamos na Bíblia naquilo que colocamos em prática. Isto é, nós podemos até dizer que acreditamos, mas enganamos a nós mesmos, quando dizemos que acreditamos que o perdão liberta e nos alcança o perdão de Deus, mas não colocamos em prática. Quando dizemos que generosidade alcança a generosidade de Deus, mas não praticamos.

O crescimento espiritual é um processo contínuo, mas também que passa pela prática dos ensinamentos de Jesus. Ele está baseado na palavra de Jesus e ele nos liberta das expectativas dos outros, dos traumas do passado, do pecado e da insegurança, do ressentimento, dos maus hábitos, do estresse, da ansiedade, da preocupação…

E, por outro lado, quando crescemos espiritualmente não nos tornamos fanáticos religiosos, mas nos tornamos mais humanos, mais naturais, mais livres, mais plenamente vivos. O crescimento espiritual faz surgir nossa verdadeira identidade, a melhor versão de nós mesmos.

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido. O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância; e assim sereis verdadeiramente meus discípulos.”

(João 15, 7)

Para ser discípulo de Jesus devemos servir desinteressadamente

Não existe um verdadeiro discípulo de Cristo que não serve a seus irmãos, que não ajuda quem passa necessidade, que vive só pensando nos seus próprios interesses.

“Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”

(João 13, 14)

Por que isto é tão importante? Porque disso depende nossa felicidade. Deixem-me dizer algo muito importante: a chave da felicidade na vida está em encontrar um significado. Algo pelo qual viver.

A felicidade vem de encontrar um sentido para nossa vida e para isso, temos que servir. As pessoas mais felizes são aquelas que entregam sua vida por uma boa causa, pela família, pelos outros. Aquilo dá sentido à vida, preenche de significado. Você se torna útil, necessário, sua vida se torna uma benção de Deus para outros.

Para ser discípulo de Jesus devemos transmitir o evangelho

Eu vejo muito trabalho feito na igreja para ajudar as causas sociais, muitas instituições da Igreja dedicadas a dar abrigo, comida, saúde, atenção de todo tipo. Isso certamente é parte essencial do evangelho. Mas não podemos esquecer que fazemos tudo isso por amor a Cristo e porque Ele nos mandou.

“Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado.”

(Mateus 28, 19)

A primeira e primordial missão é transmitir o ensinamento de Jesus, depois vem a caridade. Hoje você vê muita gente fazendo obras de caridade, mas parece que tem vergonha de falar de Cristo, de anunciar a Cristo.

Jesus nos chamou para segui-lo e para estar com Ele, como dizíamos ao início. Ninguém que tenha estado com Ele pode deixar de dar testemunho desse encontro vital e fundamental na vida. Todo o resto é consequência desse encontro. Um discípulo de Cristo é alguém que dá testemunho e fala de Cristo. Esta é uma dimensão da nossa fé que precisamos resgatar no mundo de hoje, especialmente entre os líderes.

  • Você pode assistir a homilia do Pe. Rodrigo na íntegra no link abaixo. Todo domingo o Pe. Rodrigo celebra a Missa dos Empreendedores na capela do Instituto Católico de Liderança e transmite através de seu canal do YouTube. Inscreva-se no canal, deixe seu like, seu comentário e compartilhe com seus amigos.