Pode parecer incrível, mas Jesus fala no Evangelho mais do dinheiro que do céu ou do inferno. A metade das parábolas que Jesus contou são sobre dinheiro. De fato, nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, um de cada seis versículos são sobre dinheiro. Por quê? Porque o dinheiro influencia nossa vida mais do que qualquer outra coisa, para bem ou para mal. 

Se Deus te pedisse algo e você respondesse: “Senhor me peça qualquer outra coisa, exceto isso”. Então você não possui essa coisa, ela te possui. Você está apegado a essa coisa. E o problema é que quando o dinheiro controla nossa vida, então tomamos muitas decisões erradas. 

Se você não aprende a dominar o dinheiro, ele vai te dominar. Tem uma frase que diz: “O dinheiro é um bom servo, mas um mestre muito cruel.” Por isso, hoje eu gostaria de falar de uma das parábolas mais incompreendidas, mais chocantes e mais desconcertantes da bíblia: a parábola do administrador infiel. 

A parábola é mal compreendida porque muitos pensam que Jesus está aprovando a desonestidade. Mas para entender a parábola, você precisa entender duas coisas: 

1. Jesus não está aprovando o administrador por ser desonesto, mas por ser astuto. O que é muito diferente. 

Você não precisa estar de acordo em tudo com alguém para aprender dele… às vezes, podemos discordar de alguma pessoa sobre algumas ou muitas coisas e mesmo assim aprender algo com essa pessoa. É isto que Jesus está fazendo e esta distinção é muito importante.

2. A segunda coisa que nos ajuda a entender por que Jesus conta esta parábola é enxergar o contexto. Jesus conta esta parábola por dois motivos:

Jesus conta esta parábola para os fariseus. A principal característica dos fariseus é que eles amam o dinheiro, estão apegados ao dinheiro e, ao mesmo tempo, são muito hipócritas, fingem ser desprendidos.

O segundo motivo  pelo qual Jesus conta esta parábola, é porque a maioria de seus discípulos são maus administradores de dinheiro. Isto se vê muito na Igreja católica. Parece que ser católico significa não ter dinheiro, ser pobre, não ser muito empreendedor, etc. 

Jesus diz o contrário: Temos que aprender a astúcia dos filhos deste mundo.

Quatro coisas que não devemos fazer com o dinheiro

  • 1. Não desperdice o dinheiro
  • 2. Não ame o dinheiro ou não viva para ele
  • 3. Não confie no dinheiro
  • 4. Não espere realização do dinheiro

Três verdades para lembrar sobre o dinheiro

  • 1. Tudo pertence a Deus. 
  • 2. Deus usa o dinheiro para nos testar. 
  • 3. Dinheiro é um meio que Deus usa para seu projeto

O que Jesus elogia naquele administrador desonesto, como já foi dito, não é sua desonestidade, mas ele fez quatro coisas que estiveram bem e que Jesus quer que nós aprendamos para a administração do dinheiro: 

1. Ele olhou a longo prazo. Ele pensou: “Vou ficar sem trabalho”. “Não posso trabalhar”, “Mendigar me dá vergonha”… o que significa tudo isso, ele está revisando todas as alternativas futuras. Ele está olhando a longo prazo o que vai acontecer. 

Isso é algo que nós temos que fazer também. Sempre olhar a longo prazo, não apenas pensar no futuro imediato e material, mas também no futuro eterno e espiritual. Muita gente hoje, nem pensa no futuro depois da morte… E é a única coisa segura em nossa vida. 

Toda a publicidade hoje fala “aproveita agora”, “gasta agora”, “curta agora” e “esqueça o futuro”. 

2. Ele fez um plano. Isso também é muito importante com dinheiro. O homem da parábola diz: “Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas” (Lucas 16, 4)

Em termos financeiros, um plano se chama “orçamento”. Um orçamento é aquilo que diz onde seu dinheiro irá e não deixar que saia sem plano nenhum e termine sendo tudo perdido. 

3. Ele atuou rapidamente. Vemos que o homem atuou rápido. Isso também é importante. Não procrastinar. Não deixar para amanhã. Um desses dias vou organizar minhas coisas, vou ajudar mais as pessoas, vou fazer algum voluntariado, vou pensar na vida espiritual. Sempre algum desses dias… deixa eu dizer algo. “Algum desses dias” não é nenhum desses dias. 

4. Ele investiu em relacionamentos. Finalmente vemos que o administrador fez um plano e atuou rapidamente, mas o plano consistia em cultivar relacionamentos para que quando perdesse o trabalho o recebessem. Ele investiu em relacionamentos. 

Não podemos comprar o céu, mas Jesus diz, que podemos usar as riquezas materiais “para ganhar amigos” que logo nos recebam no céu. Usar o dinheiro para ajudar outras pessoas a estar mais próximas de Deus e chegar ao céu.

Acesse o link abaixo para ouvir a homilia com o estudo bíblico do Pe. Rodrigo Hurtado LC: