Na parábola de hoje, Jesus nos conta sobre a vida de duas pessoas, uma rica e outra pobre. E Ele nos conta o que acontece antes e depois da morte. Jesus conta a parábola para advertir sobre a gravidade da indiferença e do apego ao dinheiro, mas já falamos disso na semana passada. Agora gostaria de focar com vocês nas realidades invisíveis da nossa vida.

Só Jesus pode responder a pergunta sobre o que acontece depois da morte, Ele abre uma janela para entendermos as realidades invisíveis. O fato é que uma das verdades fundamentais da fé cristã é que tudo o que é visível é passageiro, temporário e o que você não vê é eterno.

Vamos meditar sobre estas realidades invisíveis e vai ser muito importante não perdê-las de vista, porque elas nos ajudam a julgar ou valorizar as realidades materiais e visíveis do jeito certo.

CINCO REALIDADES INVISÍVEIS DE NOSSA VIDA

Deus te criou por amor e para amar

Este é sempre o ponto de partida. Você não existe por você mesmo, para seus projetos pessoais, você existe porque é parte do projeto de Deus. Ele te criou porque te amou e te criou para que você o amasse.

Você foi criado por Deus e para Deus. Até não entender isto, você não entenderá o sentido de sua vida, a vida não terá sentido para você. Sua vida não é sobre você, é sobre Deus e sua glória. Deus ama você e lhe criou com a capacidade de amar, para que você o amasse.

Não existe nenhuma pessoa no mundo que Deus não ame. E não existe nenhuma pessoa no mundo que não tenha sido criada para amar a Deus. Por isso, o único mandamento que Jesus nos deixou foi amar a Deus e ao próximo por Deus. Toda a vida é sobre amar e ser amados.

“Com amor eterno te amei; com amor leal a atraí para mim mesmo!”

(Jeremias 31, 3)

Deus te criou para viver eternamente

Um dia seu coração vai parar, e esse será o fim de seu corpo, mas não de sua alma. A bíblia diz que Deus nos criou à sua “imagem e semelhança” ou seja, Ele colocou em nós a semente da eternidade. Nossa vida começou um dia, mas não terminará jamais.

“[Deus] colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade”

(Eclesiastes 3, 11)

Nossa alma só será saciada no céu. E nós vamos passar muito, mas muito mais tempo, do outro lado da morte que do lado de cá. A vida é apenas uma preparação para a eternidade. Você foi feito para viver eternamente. Deus colocou a eternidade no seu coração e acabada a vida material, começará a sua vida espiritual.

Deus criou dois lugares para depois da morte

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.”

(João 14, 1)

Jesus diz que vai preparar um lugar para nós. Esse lugar que Jesus está falando é o céu. Gostaria de destacar que o céu, nós podemos vê-lo pelo que diz Jesus, não é um lugar amorfo, etéreo, um fluido cósmico com o qual fundimos no universo… como acredita o budismo. Para o budismo o Nirvana é a supressão definitiva do desejo e da consciência individual. O que resta de você? Nada.

Nós, cada um de nós, com sua própria individualidade estará com Jesus. O céu é um lugar, não um lugar físico, um lugar que possui coordenadas geográficas… não. O céu pertence às realidades espirituais e invisíveis, mas isso não faz dele um lugar menos real que os lugares da terra.

Santo Tomás de Aquino diz que o céu é estar na presença de Deus, é a união com Deus. Mas isso não significa que não seja um lugar. Deus existe e nós estaremos com Ele no lugar que Ele esteja.

O céu será lugar da felicidade perfeita, da paz e do descanso, da recompensa de Deus, do poder sobre o universo para governar junto com Cristo. O céu será o lugar onde nos reuniremos com Deus, mas também com todas as pessoas que amamos.

Depende de você escolher onde passar a eternidade

Você não está forçado a amar a Deus, não está forçado a confiar em Deus, a obedecer a vontade de Deus, a temer a Deus ou a cumprir o propósito para o qual Deus lhe criou… você é livre, mas Deus te criou livre para que você escolhesse amá-lo. 

Deus leva nossa liberdade muito mais a sério que nós mesmos. Esta escolha que Deus nos dá, é do mesmo tipo que comentamos duas semanas atrás. É a escolha que Deus deu ao povo de Israel quando saiu do Egito.

 A escolha é nossa e nós rejeitamos a Deus quando decidimos adorar outros deuses, como o dinheiro, o salário, a fama, o poder, nossas posses, nossos privilégios, nossa popularidade, nosso status.

Todos adoramos algum deus… inclusive os ateus… cada vez que colocamos qualquer coisa acima de Deus, estamos escolhendo, estamos tomando uma decisão pequena, mas que vai construindo e definindo a decisão fundamental e mais importante de nossa vida.

Não existe uma segunda chance depois da morte

Isto está na moda hoje, muitas pessoas prefeririam não ter que assumir a responsabilidade de suas escolhas e de suas decisões. Por quê? Porque somos eternos procrastinadores.

Sempre queremos deixar para depois o sacrifício de fazer a coisa certa e por isso, preferimos ter sempre uma nova chance para o momento em que queiramos atuar corretamente. Então, inventamos outras vidas para não ter que assumir com seriedade nossa liberdade nesta vida.

“Cristo manifestou-se de uma vez por todas, no final dos tempos, para aniquilar o pecado por intermédio do sacrifício de si mesmo. E, assim como aos homens, está ordenado morrer uma só vez, vindo, depois disso, o Juízo.”

(Hebreus 9, 26)

Não fala de outras vidas, fala que depois da morte vem o juízo… isso é bom! Não vai ter filas, cada um é julgado após sua morte de imediato. Rapidamente você vai ter o resultado do juízo… não tem que esperar o escrutínio, nem uma eternidade para saber se vai poder chegar algum dia no céu.

A boa notícia é que Jesus morreu por você, por isso, não importa os erros ou pecados que tenha cometido, se você escolhe Deus, mesmo no último minuto de sua vida, os méritos de Cristo vão lhe abrir as portas do céu.

CONCLUSÃO

Jesus nos abre hoje uma janela para saber o que acontece depois da morte e vemos que a vida é muito séria, que temos que aproveitar até o último minuto para ganhar o céu e ser achado digno dos méritos de Cristo.

Qualquer sacrifício ou problema que nós tenhamos que passar nesta vida é pouco comparado com o prêmio do Céu.

Aposte tudo no céu, guarde apenas o indispensável nesta vida. É a atitude sábia e certa para viver a vida. Tudo passa e se sabemos investir na eternidade, vamos ganhar infinitamente mais.