O evangelho de hoje toca em um tema muito sensível em nossa vida: nossa relação com o dinheiro. Jesus contou mais parábolas sobre o dinheiro do que sobre o céu ou o inferno. De fato, Jesus contou mais parábolas sobre o dinheiro do que sobre qualquer outro assunto.

Por quê? Porque Jesus sabia o quanto o dinheiro afeta nossa vida, e quando não temos uma relação saudável com ele, isso afeta profundamente nossa relação com Deus. Jesus dizia: “Não podeis servir a dois senhores… não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mateus 6, 24)

Mas, por que isso acontece? Porque Deus é um Deus de leis e assim ele criou o mundo. Existe a lei da gravidade, a lei da termodinâmica, existe a lei dos relacionamentos…

Pois bem, existem também leis espirituais. São Paulo diz aos Gálatas: “O que você planta, isso colhe” (Gálatas 6, 6) Essa é uma lei espiritual. Paulo chega a dizer “ninguém zomba de Deus” ou seja, essa lei sempre se cumpre. 

Também existem leis espirituais para nosso relacionamento com o dinheiro e é isso que Jesus quer ensinar com todas essas parábolas sobre o dinheiro. Quer que nós tenhamos um relacionamento saudável com o dinheiro conhecendo e respeitando as leis de Deus. Essas leis nos protegem das armadilhas da cobiça, do materialismo, da avareza, da irresponsabilidade, etc. 

As três leis espirituais do dinheiro:

1. Deus é a fonte de toda riqueza

Este é o ponto de partida e, tristemente, esquecemos com frequência. Se você esquece isto, pode cair em duas armadilhas: viver toda a vida com estresse porque não consegue o dinheiro que precisa, ou pode viver com arrogância pensando que tudo você conseguiu sozinho, que a fonte de sua riqueza é sua inteligência, seu talento ou seu trabalho.

2. Somos administradores, não donos

O segundo princípio é uma consequência do primeiro. Se Deus é dono de tudo, nós somos apenas administradores dos bens que Ele nos concede. Você pode usar das coisas materiais e do dinheiro que tem, mas vai ter que prestar conta disso a Deus um dia.

3. Deus sempre vem em primeiro lugar

Um terceiro princípio que podemos ver na parábola é que o homem da colheita, não apenas pensa que ele é a fonte de tudo, mas ele não coloca Deus em primeiro lugar.

Jesus adverte ao homem do evangelho de hoje, que “a vida não depende da abundância de bens” (Lucas 12, 15) e eu agrego: “a vida depende de Deus.” Por isso, Deus vem sempre em primeiro lugar.

3 princípios de como lidar com o dinheiro:

1. Poupe dinheiro sabiamente

Qual é a diferença entre “poupar” e “acumular”? Poupar é guardar com vistas a um gasto futuro, isso é sábio e bom. Acumular, em troca, é guardar sem objetivo. Guardar por guardar, colocar nossa segurança no dinheiro acumulado, insensível às necessidades dos outros. A Bíblia distingue esses dois conceitos. Enquanto anima a ser sábio e saber poupar, critica a acumulação.

2. Ganhe dinheiro honestamente

Isto significa não apenas não meter-se com negócios ilícitos… isso obviamente que estaria mal. Mas também eu posso ganhar dinheiro legitimamente e não pagar bem meus empregados, não tratá-los com justiça. Isso não seria ganhar dinheiro honestamente.

Outro jeito de ganhar dinheiro desonestamente é não pagando impostos. O imposto é um compromisso social. Existem muitas coisas que excedem a competência dos indivíduos em particular. Para isso, existe o estado e todos devemos colaborar.

3. Gaste dinheiro inteligentemente

Ou seja, quando gastar o dinheiro:
– Pense nos outros, antes de si mesmo.
– Pense nos deveres antes dos prazeres.
– Pense no necessário antes do supérfluo.
– Pense no longo prazo, antes que no benefício imediato.
– Viva com simplicidade, mesmo tendo dinheiro para viver com luxo e pense nos que passam necessidades.

Essas são as lições que Deus quer nos ensinar a respeito do dinheiro. O convite de Jesus hoje é usar sabiamente a riqueza que Deus nos deu. Deus quer que ela nos sirva para ganhar o céu, não para perdê-lo.

Para assistir à homilia completa do Pe. Rodrigo, acesse o Canal do YouTube, inscreva-se e comaprtilhe: