Neste primeiro domingo de Advento, a liturgia nos lembra a segunda vinda de Jesus e seu convite a “estar vigilantes”. Temos muita mais informação na Bíblia sobre a segunda vinda do que sobre a primeira. A primeira vinda era apenas anunciada em poucas profecias e não muito claras.

Na última ceia Jesus disse a seus discípulos: 

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei de novo, e vos tomarei comigo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

(João 14, 2)

Destaco as palavras “virei de novo”. Essa é uma das maiores promessas da bíblia. Jesus voltará. Mas esta volta de Jesus será diferente da primeira. Vamos ver agora as diferenças entre a primeira e a segunda vinda de Jesus. Porque a primeira vinda de Jesus em Belém, na humildade e pobreza, foi muito diferente da segunda vinda de Jesus no futuro.

1. A primeira vinda foi devagar, a segunda será repentina e instantânea

Foi discreta, porque entrou no mundo através do nascimento humano normal. Esteve 9 meses no ventre de Maria e nasceu como uma criança normal. Teve que aprender tudo: caminhar, falar, desenvolver as habilidades normais de qualquer ser humano.

Foi uma vinda muito devagar e progressiva… entrou pouco a pouco até alcançar a maturidade para realizar sua missão. Por que Jesus fez isso? Porque Ele vinha para nos salvar, não assustar ou intimidar.

Jesus queria se comunicar conosco, por isso, se transformou em um de nós. Queria falar nossa língua, ter a aparência de um de nós, os mesmos costumes e a mesma capacidade e inteligência.

A primeira vinda de Jesus foi devagar, discreta e humilde. A segunda vinda de Jesus será instantânea e grandiosa. O evangelho que escutamos hoje nos fala dessa segunda vinda de Jesus como algo repentino, inesperado, grandioso e assustador.

2. A primeira foi silenciosa e tranquila, a segunda será manifesta e poderosa

Na primeira vinda, Jesus vinha a salvar o mundo. Vinha com paciência e discrição para atrair os homens. Quase ninguém soube que Deus tinha chegado ao mundo. Uns quantos pastores, uns reis magos do oriente e pouco mais. A noite de Natal foi realmente uma noite muito tranquila e silenciosa.

Já a segunda vinda será algo grandioso e o mundo inteiro saberá da chegada do Filho de Deus. Pelo que podemos entender das profecias, irá se tratar de algo muito estrondoso, todo o mundo escutará falar do acontecimento. São Paulo diz na carta aos coríntios:

“Dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão.”

(1 Tessalonicenses 4, 16)

A primeira vinda foi discreta e silenciosa, a segunda será repentina e muito manifesta, estrondosa, visível.

3. A primeira vinda só tinha uma estrela, a segunda iluminará todo o céu

Na primeira vinda nos contam os evangelhos que tinha uma estrela no céu brilhando para indicar a chegada do Filho de Deus. Os reis magos disseram a Herodes:

“​​Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.”

(Mateus 2, 2)

Eram homens sábios vindos do oriente porque estudavam os livros das religiões e seguramente conheciam as profecias sobre o Messias. Mas também outras religiões e ciências, como a astrologia. Por isso, descobriram a estrela de Jesus. Pelo que parece não era evidente para todos. Era uma única estrela e ninguém mais a viu, ninguém percebeu. 

Na segunda vinda, Jesus iluminará todo o firmamento. Será um acontecimento muito espectacular.

4. A primeira vinda precisava de fé, a segunda será inegável

Quando Jesus veio a primeira vez, poucas pessoas estavam em Belém (os pastores e os reis magos) e poucas pessoas acreditaram nele durante sua vida (os discípulos e os apóstolos). Na verdade, foi só depois da ressurreição que os seguidores de Jesus começaram a aumentar, primeiro milhares, logo milhões e agora bilhões… Foi a ressurreição que fez a diferença.

Na segunda vinda, todo mundo adorará Jesus, inclusive os ateus, tão grande será sua glória. Diz São Paulo:

“Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo o joelho se dobrará e toda língua confessará que Eu Sou Deus.”

(Romanos 14, 11)

Toda celebridade que você conhece, todo ator de Hollywood dobrará seu joelho e dirá Jesus é Senhor. Todo político inclinará a cabeça e dirá que Jesus é Senhor. Todo líder mundial, inclusive os ditadores, se prostrarão diante de Jesus. Todo cientista, empresário, militar, todo jogador de futebol ou esportista ou atleta famoso se prostrará diante de Jesus. Todo ateu ou agnóstico confessará que Jesus é Senhor.

DIFERENÇAS DE FUNDO ENTRE AS DUAS VINDAS DE JESUS

5. Na primeira vinda, Jesus veio salvar o mundo, na segunda virá julgá-lo

Uma das passagens mais famosas da Bíblia é João 3, 16. Por que é tão famosa? Porque explica o propósito de toda a Bíblia. É como um resumo de toda a mensagem da Bíblia. 

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

(João 3, 16)

Menos conhecido é o versículo que segue, mas vamos lembrar porque reforça a ideia que estamos comentando agora: 

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

(João 3, 17)

Nós precisamos de um salvador. É o único jeito de entrar no céu. Nós não podemos nos salvar a nós mesmos. Nem podemos solucionar nossos problemas… muito menos salvar nós mesmos. Por isso, o Natal é uma ótima notícia.

O incrível é que muita gente diz: Eu não preciso de um salvador. Eu me viro sozinho… Eu não preciso de Deus. Não sabem o que estão dizendo! É o orgulho que não deixa ver. 

Por isso, a segunda vinda de Jesus não vai ser como a primeira para salvar o mundo, mas para julgar o mundo. Em que consistirá o juízo? Em ter aceitado e confiado em Jesus, na sua primeira vinda, ou não. Em ter acreditado nele ou não, em ter seguido a Ele ou não.

6. Na primeira vinda, Jesus morreu por nossos pecados, na segunda virá reunir sua família

Essa foi uma ótima notícia para nós. Se ele não tivesse morrido, nós nunca poderíamos merecer entrar no céu. 

“Deus em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo […] Nele, temos a redenção, o perdão dos nossos pecados pelo seu sangue, segundo as riquezas da graça de Deus.”

(Efésios 1, 5)

Para que veio Jesus a primeira vez? Para morrer por nossos pecados. Para que virá a segunda? Para reunir sua família.

Quem formará parte dessa família? Não todo mundo. Todos foram criados por Deus, todos foram amados por Deus. Todos foram salvos por Deus, mas nem todos aceitam a vontade de Deus, nem todos aceitam o amor de Deus, aceitam seguir o seu plano, sua vontade. Isso depende de nós!

7. A primeira vinda foi na humildade, a segunda será em poder e glória

Pelo amor que nos tinha, veio com toda humildade. A maior que podia existir. Mas na segunda vinda, Jesus virá com todo seu poder e glória. Virá como Rei e Senhor de tudo o que existe.

“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

(Filipenses 2, 9)

Jesus recebeu um nome sobre todo nome. Ninguém usa o nome de Buda, ou de Maomé ou de Confucio como expressão… Mas muitos dizemos: Oh Jesus! Por quê? Porque o nome de Jesus tem poder, Ele recebeu um nome sobre todo nome e virá um dia julgar o mundo com seu poder.

Repito, portanto, a exortação do próprio Jesus no evangelho de hoje: “Ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.” (Mateus 24, 44)

  • Assista à homilia do Pe. Rodrigo na íntegra em seu canal do YouTube no link abaixo ou ouça através do aplicativo de meditação Seedtime que você pode baixá-lo no link https://iclbrasil.org/meditacao/