Certamente você já ouviu falar dos incontáveis benefícios da meditação. Desde a década de 70 foram realizados inúmeros estudos científicos que comprovam a transformação que ela é capaz de realizar em nossa vida quando é praticada com frequência. As melhorias vão desde o humor, passando pelo alívio de desconfortos, ansiedade, até a melhora da saúde física e mental, além dos benefícios espirituais. Muitos que adotaram essa prática, em todo o mundo, afirmam que conseguiram melhorar muito sua qualidade de vida. Você quer começar, mas não sabe como? Já tentou, não conseguiu e se sentiu frustrado? Vamos apresentar a você a meditação guiada como uma solução para iniciantes!

É possível começar a meditar hoje mesmo

Meditar é para qualquer pessoa e não existe contraindicações ou restrições de idade. No entanto, essa prática deve ser prazerosa e positiva, caso contrário não será benéfica a você.

O objetivo da meditação é trazer a sua mente para o presente, tirando o foco dos problemas e das dificuldades que te incomodam no dia a dia.  

Meditar não precisa ser algo complicado. No entanto, para algumas pessoas isso não acontece de maneira tão fácil ou naturalmente. Se você está entre esses, não se preocupe, o segredo é não desistir.

A meditação guiada pode ser a ajuda que você precisa e, o melhor: dá para começar ainda hoje, no conforto do seu lar!

Dicas de meditação guiada para quem está começando

Antes de falarmos da parte prática da meditação guiada, primeiramente é necessário que você conheça o seu conceito. A meditação guiada é um processo no qual o participante medita a partir de orientações que podem ser fornecidas por um professor ou guia.

Essas orientações não precisam necessariamente serem transmitidas pessoalmente, mas podem ser conduzidas por áudios ou vídeos com instruções verbais, músicas e sons diversos que conduzem o praticante ao estado meditativo. Existem também aplicativos para tablet ou celular, específicos para a meditação guiada – conheça o aplicativo Seedtime.

Enfim, são muitas as opções que você pode encontrar. No entanto, esteja atento à qualidade e ao conteúdo que são oferecidos a você. Procure não adotar conteúdos que vão contra suas convicções pessoais e religiosas.

Passo a passo para meditar 

O primeiro é a posição do corpo. Algumas metodologias sugerem que você faça o exercício sentado, deitado ou, até mesmo, enquanto caminha ou se exercita. Tudo isso é possível, mas o foco é nosso relacionamento com Deus. Por isso, a pergunta fundamental é: se eu penso que estou diante de Deus, que posição deve adotar meu corpo?

A partir do roteiro de meditação guiada que você escolheu, siga a linha de pensamento, tente relaxar o corpo, a mente, tirar toda distração ou preocupação – e abra-se completamente a essa nova experiência.

Realize todos os passos da meditação guiada e procure terminar esse momento com um sentimento de gratidão a Deus por tudo que você tem vivenciado e, principalmente, pelo presente que Ele dá a você diariamente quando te permite acordar pela manhã: um dia para amar e estar com quem ama!

A meditação guiada oferece a você um roteiro para conduzir seus pensamentos e alimentar suas emoções. Porém, mais do que uma prática para o relaxamento, a meditação guiada pode te ajudar a evoluir como pessoa e ser um auxílio no teu crescimento espiritual e no teu relacionamento com Deus.