A meditação, uma prática milenar na Igreja, sem sombra de dúvidas pode acalmar nosso coração e curar um dos maiores males dos tempos modernos, a ansiedade.

E não estamos falando aqui de práticas esotéricas de meditação ou de exercícios de concentração e respiração, mas sim da bela e profunda forma de diálogo com Deus praticada pelos santos desde sempre. E é Deus quem pode aliviar o peso de seu coração e tirar todas as suas preocupações.

Ansiedade e preocupações

A ansiedade pode ser definida como uma preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Muitas vezes ela vem acompanhada de um desconforto físico, com palpitações, calafrios, sensação de cansaço, que acabam por nos debilitar e dar a impressão de que estamos tendo algo pior, gerando um ciclo vicioso, pois isso nos deixa mais preocupados ainda.

Não é comum quem sofre com ansiedade acabar parando em um pronto-atendimento com falta de ar, taquicardia e sintomas que se assemelham a um ataque cardíaco.

Ocupar-se, não preocupar-se

Já que a preocupação excessiva parece ser o combustível da ansiedade, aqui vai o primeiro segredo para acalmar seu coração: Deixe de se preocupar e comece a se ocupar.

Mas, ocupar-se em quê? Ocupar-se na oração, claro! Não existe remédio maior para nos livrarmos da preocupação do que colocar todos esses pensamentos que nos atormentam, nas mãos Daquele que tudo pode.

Aliás, uma maneira muito prática de entendermos o que é a meditação católica é compará-la justamente ao mecanismo da preocupação. Quando estamos preocupados com algo, aquele problema ou situação torna-se o foco de nossa atenção e não conseguimos tirá-lo de nossa cabeça.

A meditação católica é voltar todo nosso foco para Deus, seja através da reflexão sobre um trecho da Sagrada Escritura, seja no diálogo sincero com Deus. Por quê não tornar aquilo que lhe preocupa no tema de sua conversa com Jesus? Isso é ocupar-se.

Ferramentas que nos ajudam

Sim, eu sei que muitas vezes estamos já tão mergulhados num mar de preocupações e já estamos sofrendo todos os sintomas físicos da ansiedade, de maneira que não sabemos sequer por onde começar a meditar. Parece que não há saída daquele poço fundo em que estamos.

Mas, não se desespere! Por mais impossível que pareça, para tudo nessa vida há solução.

Uma boa maneira de começar a meditar, por exemplo, é utilizando o app de meditações católicas Seedtime. Acesse, por exemplo, a série O Senhor é meu Pastor, do Pe. Rodrigo Hurtado, LC.

Com a ajuda do Pe. Rodrigo, você irá fazer a experiência que fez o próprio salmista. A de que Deus nos ama profundamente e Ele é poderoso para fazer nossa vida plena e feliz.

Ouvindo cada meditação, deixando cada versículo do Salmo 23 ir tomando conta de seu coração, dia a dia, certamente, logo você irá descansar nas verdes pastagens, junto a fontes de águas puras, como diz o autor do Salmo.

Portanto, deixe de se preocupar agora mesmo e passe a se ocupar com Deus. Ele é poderoso para transformar qualquer situação em sua vida.

O próprio Jesus nos convida a fazer uma troca com Ele. Damos a ele o nosso fardo, aquilo que nos preocupa, e Ele nos dá o alívio:

Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve”.

Mateus 11, 20-30