É verdade que o papel da mulher na sociedade vem ganhando cada vez mais destaque, e sua colaboração em todas as realidades do mundo, como a família, a empresa, os negócios e a Igreja. A liderança feminina vem despontando em todos os campos.

Contudo, também é verdade que, nas últimas décadas, surgiram ideias que, sob a desculpa de favorecer às mulheres, na verdade, só contribuem para destruir aquilo que a mulher tem como diferencial, que é sua feminilidade.

A mulher como parte do plano de Deus

Desde o início dos tempos, Deus quis criar a mulher como colaboradora, par a par, com homem, e é extremamente importante que a primeira mulher tenha ganhado o nome de Eva, pois ela é a “mãe de todos os viventes” (Gênesis 3, 20). Ou seja, o papel da mulher foi fundamental desde o início da criação.

A mulher teve também teve um papel único na vinda de Jesus, isto é, no plano de Deus para salvar o homem do pecado. São João Paulo II, em sua carta apostólica Mulieris Dginitatem nos ensina que “a mulher encontra-se no coração deste evento salvífico. A auto-revelação de Deus, que é a imperscrutável unidade da Trindade, está contida, nas suas linhas fundamentais, na Anunciação de Nazaré”.

“Assim a « plenitude dos tempos » manifesta a extraordinária dignidade da « mulher ». Esta dignidade consiste, por um lado, na elevação sobrenatural à união com Deus, em Jesus Cristo, que determina a profundíssima finalidade da existência de todo homem, tanto na terra, como na eternidade. Deste ponto de vista, a « mulher » é a representante e o arquétipo de todo o gênero humano: representa a humanidade que pertence a todos os seres humanos, quer homens quer mulheres”. (Mulieris Dignitatem, 4).

Portanto, de certa maneira, as ideias que dizem que a mulher estava em segundo plano na história da Igreja estão completamente equivocadas, pois desde sempre, a Igreja viu em Maria a importância de sua missão para a salvação do mundo inteiro e até hoje conta com sua intercessão de maneira muito particular.

A feminilidade como liderança

Essas ideias também induzem a mulher a perder sua liderança natural, quando buscam tirar dela justamente aquilo que a difere. Na mesma carta de S. João Paulo II podemos perceber que “a dignidade da mulher está intimamente ligada com o amor que ela recebe pelo próprio fato da sua feminilidade e também com o amor que ela, por sua vez, doa.” (MD, 30)

Portanto, mais do que nunca, é importante que a mulher redescubra aquilo que lhe é particular, aquilo que Deus a fez diferente do homem e que a torna capaz de perceber o mundo que a rodeia de uma forma única e bela.

Um mulher consciente de seu dom de ser mulher é capaz de transformar todas as realidades que a cercam, seja sua família, onde ela é chamada a ser o coração do lar; seja na empresa, em que ela colabora com sua visão diferenciada e abrangente; seja nos negócios; e, principalmente, na Igreja, em que ela, a exemplo de Maria, pode ser a portadora do Evangelho de Jesus de uma maneira que nenhum homem é capaz de fazê-lo.

A Beleza de Ser Mulher

Tendo a consciência de que esse dom da feminilidade precisa se fazer presente na sociedade atual, hoje mais do que nunca, nós apresentamos para você o curso A Beleza de Ser Mulher.

Neste curso, Tânia Manzur,Tânia Manzur busca despertar as mulheres para a beleza de sua feminilidade e quer mostrar a importância de ser autêntica nos dias de hoje. Junto à autora, vamos descobrir qual é a vocação e a missão da mulher católica, qual seu papel na sociedade e na Igreja e como ela é chamada a resgatar sua geração.

Tânia também aborda as ideologias que, ao invés de contribuir para o engrandecimento do real valor da mulher, destroem aquilo que é seu diferencial. Feminismo, Ideologia de Gênero, Marxismo Cultural, etc., serão analisados através de uma perspectiva correta.

O curso também irá mostrar a complementaridade da missão entre a mulher e o homem. A masculinidade e a feminilidade serão estudados pela ótica da Teologia do Corpo.

Acesse o link abaixo e descubra o verdadeiro significado da liderança feminina em nosso mundo.

Curso A Beleza de Ser Mulher