O medo do futuro, da doença, da pobreza, da insegurança, do que pensam ou digam os outros, o medo do sofrimento em qualquer forma e em definitiva o medo da morte é o maior inimigo da fé e da confiança em Deus. Então, como viver sem medo do futuro?

É isso o que o Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ensina em sua homilia do 12º Domingo do Tempo Comum, meditando sobre o evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos de 26 a 33.

O medo é um sentimento próprio de nossa natureza humana frágil e limitada. Surge quando nos sentimos impotentes de responder a uma ameaça. O medo nos torna vulneráveis e essa vulnerabilidade nos torna manipuláveis.

Mas, Jesus prometeu que estaria conosco, então, por que viver com medo?

“Eu estarei convosco, até o fim dos tempos”

(Mateus 28, 20)

Quem vive com fé não pode viver com medo. A fé e o medo são incompatíveis. Onde está um, não pode estar o outro. Se tem fé não tem medo. Se tem medo, não tem fé.

3 motivos para não termos medo do futuro

I – O poder de Deus cuida de mim

“Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Mesmo assim, nenhum deles cairá sobre a terra sem a permissão de vosso Pai. E quanto aos muitos cabelos da vossa cabeça? Estão todos contados.”

(Mateus 10, 29)

Jesus diz que Deus sabe até o número de nossos cabelos, ou seja, Ele sabe detalhes sobre você que nem você mesmo conhece. Ele sabe quando você tem indigestão e quando lhe dói a cabeça. Ele conhece seus altos e baixos, seus dias bons e seus dias maus.

Deus lhe conhece melhor do que você mesmo se conhece.

Mas Ele não apenas conhece você, Ele também protege você. Deus lhe protegeu de milhares de coisas que você nem percebeu: acidentes que poderiam ter acontecido, doenças que poderia ter contraído, decisões erradas que poderia ter tomado.

“Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus.”

(Romanos 8, 28)

II – A graça de Deus atua em mim

Enquanto o amor e o poder de Deus estão cuidando de mim ao meu redor, a graça de Deus está atuando no meu interior.

Uma das coisas que maior medo traz a nossa vida são as culpas que carregamos de nosso passado. Se você não está seguindo o caminho de Deus então você tem motivos sim para ter medo do futuro.

Mas se você mudou de vida, se arrependeu e pediu perdão a Deus, acredite, a misericórdia e a graça de Deus já lhe perdoaram e você pode viver completamente em paz e feliz porque Deus está reconciliado com você.

“Acheguemo-nos com toda a confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e encontremos o poder que nos socorre no momento da necessidade.”

(Hebreus 4, 16)

Nunca se canse de pedir perdão a Deus, porque Deus nunca se cansa de perdoar.

Não temos que ter medo do futuro, porque a bondade e misericórdia de Deus nos acompanham todos os dias de nossa vida.

III – A glória de Deus espera por mim

Um terceiro motivo pelo qual não devemos ter medo é que a glória de Deus me espera no céu.

Isto significa que não devemos temer nem a morte. Mesmo que tenha uma vida difícil aqui na terra, pode ter confiança que Deus lhe espera com um grande prêmio no céu.

E o céu compensa qualquer coisa que tenhamos que passar aqui na terra, porque Deus é tão grande que nada se compara a Ele.

“Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois será esplêndida a vossa recompensa nos céus”

(Mateus 5, 11)

3 atitudes para viver uma vida sem medo

I – Viva com gratidão porque Deus é bom com você

A gratidão a Deus tem o poder de mudar tudo na vida. Viva com gratidão, porque Deus tem sido bom com você e seguirá sendo toda a vida. 

II – Seja generoso com todos porque Deus é generoso com você

Do mesmo jeito que Deus é generoso com você, Ele espera que você seja generoso com os outros.

Você sofre de ansiedade? Tem medo do futuro? Sofre ataques de pânico?

Quando confiamos em Deus, quando nos abandonamos na sua misericórdia e na sua graça, aprendemos a vencer todos os medos e toda a ansiedade que resulta de viver apenas com nossas forças.

III – Faça tudo pela glória de Deus, porque Ele vai partilhar essa glória com você

“Deixai a vossa luz brilhar diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.”

(Mateus 5, 16)

Ou seja, tente fazer o seu melhor em tudo, tentando agradar a Deus não as pessoas, e sem buscar o aplauso do mundo. O que acontece quando fazemos assim? Ganhamos muitos méritos e abrimos a porta de nossa vida a mais graças e bênçãos de Deus.

  • Assista na íntegra esta homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC no link abaixo ou tenha acesso ao Estudo Bíblico sobre a liturgia dominical do ano todo através do curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja.