No último dia 11 de junho, Francisco Marto, um dos 3 pastorinhos que receberam a visita de Nossa Senhora na Cova de Iria em Fátima, Portugal, completaria 115 anos.

Francisco nasceu em 11 de junho de 1908 e seu batizado se deu em 20 de junho na Igreja Paroquial de Fátima. O menino começou a pastorear o rebanho da família, junto a sua irmã, Jacinta, na região da Cova da Iria, com apenas 8 anos de idade.

E foi justamente nesse local que ele, sua irmã e sua prima, Lúcia, foram visitados pela Virgem Santíssima numa das aparições de Maria que marcou profundamente a vida da Igreja a partir do século XX.

O jovem vidente, após as aparições e sabendo, por meio das revelações de Maria, que não viveria muito mais tempo, tornou-se um testemunho vivo da fé na presença de Jesus na Eucaristia.

Após o período das aparições, Maria Santíssima pediu aos videntes que continuassem indo para escola e seguindo suas vidas normais, e no caminho para os estudos, os 3 sempre passavam na Igreja para fazer sua visita a Jesus Eucarístico.

Francisco, por sua vez, era levado pelo desejo de consolar o coração de Jesus e dizia às meninas para irem sozinhas ao colégio, enquanto ele ficaria com “Jesus Escondido” e, quando voltavam da escola, as meninas sempre o encontravam o mais perto possível do Sacrário, em silêncio e recolhimento.

Certa vez, sua prima Lúcia chegou a perguntar a ele o que ele preferia, converter os pecadores ou consolar o coração de Jesus, ao que se seguiu a resposta: “eu prefiro consolar o Senhor”

“Não viu que triste estava Nossa Senhora quando nos disse que os homens não devem ofender mais o Senhor, que já está tão ofendido? Eu gostaria de consolar o Senhor e, depois, converter os pecadores para que eles não ofendam mais ao Senhor” – revelava Francisco.

“Logo estarei no céu. E quando chegar, vou consolar muito Nosso Senhor e Nossa Senhora”.

S. Francisco Marto

Francisco foi acometido pela gripe espanhola em 1918 e, no ano seguinte, em 2 de abril, se confessou e recebeu a comunhão pela última vez “com uma grande lucidez e piedade”.

Francisco Marto foi canonizado juntamente com sua irmã Jacinta Marto pelo papa Francisco, em 13 de maio de 2017, no marco das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, e suas relíquias repousam na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Conheça de perto a vida dos videntes de Fátima

Que testemunho comovente desse jovem! Que coração transformado pela presença de Maria Santíssima!

Não perca a oportunidade de visitar as relíquias de Francisco e conhecer de perto a vida e a história transformadora desses três videntes que tiveram a honra de ser porta-vozes da Mãe de Deus para nós.

Preencha o cadastro no link abaixo, sem compromisso, e descubra como você pode ir, junto ao Pe. Rodrigo Hurtado LC, visitar o Santuário de Fátima e outros Santuários Marianos da Europa, em uma viagem que pode transformar sua vida completamente.

Clique aqui