Pe. Rodrigo Hurtado LC, em sua homilia desse 29º Domingo do Tempo Comum, transmitida por seu canal do Youtube, reflete sobre o trecho do Evangelho de Marcos e nos ensina reconhecer os benefícios que a cruz de Jesus trouxe para nossa vida.

Tiago e João, no texto do Evangelho trazido pela liturgia desse Domingo, pedem para Jesus os primeiros lugares, ao lado do Senhor, quando Ele manifestar sua glória. Esse é o eterno desejo do coração humano de sempre buscar o aplauso, de sempre buscar ser valorizado, ser amado, ser admirado. Nós estamos muito necessitados disso e buscamos isso, mas Jesus nos diz que verdadeiro caminho para o Reino dos Céus é totalmente em outra direção.

Jesus, ao responder o pedido dos dois discípulos, mostra que o caminho é a cruz, não buscar os aplausos. É um mistério. Nossa tendência natural é buscar os aplausos, buscar sermos valorizados, não entendemos a cruz. Mas, nós não entendemos a cruz porque nos falta vê-la com fé e compreender quais são os benefícios da cruz.

A Igreja coloca no centro de sua espiritualidade a cruz de Jesus porque ela é muito importante e porque ela nos traz benefícios muito grandes, constata o Pe. Rodrigo. O crucifixo nas Igrejas nos recorda que para se chegar à ressurreição, à glória, o caminho é precisamente a cruz.

“Jesus por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”

Hebreus 12, 2

Jesus sentou-se ao lado Deus, como queriam os dois discípulos, suportando a cruz, e fez isso, por causa de uma grande promessa, que não é só para Ele, mas é também para todos aqueles que, seguindo a Cristo, carregam também sua própria cruz. Então, como podemos entender a cruz, senão compreendendo os benefícios dessa cruz em nossa vida?

Pe. Rodrigo conta que esse ano, no Brasil, o vencedor da Mega Sena da Virada não apareceu para reclamar seu prêmio de mais de 160 milhões de Reais e o dinheiro foi para um fundo do Governo. Era um valor capaz de mudar a vida de uma pessoa. Em certo sentido, nós também temos uma prêmio muito grande nos esperando, uma riqueza muito mais valiosa do que qualquer coisa que possamos ter nesse mundo. «Você vai reclamar o prêmio, ou vai deixá-lo perder distraído com outras coisas?», pergunta o padre.

Nós precisamos nos dar conta de que a cruz esconde uma grande promessa, mas para que possamos ser beneficiários e herdeiros dessa promessa, precisamos crer em Cristo, abraçar a Cristo.

1) O perdão total de nossos pecados

Esse é um dos benefícios trazidos a nós pela cruz de Cristo. Todos cometemos erros e pecados e nós carregamos as culpas de nossos erros do passado e ficamos angustiados por isso, mas Deus realmente nos perdoa tudo, se nós aceitamos a cruz de Cristo. Jesus morreu na cruz, e um dos benefícios da morte de Cristo é que nós somos perdoados de tudo. Agora podemos entrar direto no céu, não porque nós mereçamos.

Mesmo que o céu não existisse, só o fato de sermos perdoados de nossos pecados, de nossas culpas do passado, já é um benefício enorme.

Pe. Rodrigo conta um ocorrido durante a eleição de Joseph Ratzinger para o papado. Tão logo o Papa saiu no balcão e foi proclamado que se chamaria Bento XVI, um norte-americano comprou os domínios de internet relacionados ao nome. No dia seguinte, quando a Santa Sé se deu conta, imaginou que aquele senhor cobraria uma fortuna para lhes transferir o domínio, mas, para surpresa, ele deu de presente. Mas, esse senhor, ao ser perguntado por uma jornalista, se ele gostaria de pedir algo em troca dos domínios, ele simplesmente disse que queria três coisas: uma noite nas instâncias do Vaticano, um uniforme da Guarda Suíça e a absolvição total dos pecados que ele cometeu num dia muito específico de sua vida no passado.

O fato é que todos nós temos um dia como esse, e nós queremos ser libertados disso, deixar tudo para trás e encontrar esse perdão. Pois, foi justamente isso que Jesus ganhou para nós na cruz. Ele tomou o nosso lugar.

“[Jesus] havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz”

Colossenses 2, 14

2) Uma profunda cura de nossa vida

Jesus não apenas apagou nossos pecados mas Ele também cura nosso coração e nossa vida. Porque o pecado deixa feridas. Quantas pessoas, por causa de experiências do passado, têm traumas, ressentimentos, rancores… e quando nos aproximamos de Cristo, da graça de Deus, ele nos devolve a felicidade.

As maiores feridas não são as feridas físicas que podemos ver. As feridas mais profundas estão escondidas em nosso coração e todo mundo as tem. E quando a graça que Jesus nos alcançou na cruz nos toca, Ele cura essas feridas.

“Ele levou pessoalmente todos os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e, então, pudéssemos viver para a justiça; por intermédio das suas feridas fostes curados.”

1 Pedro 2, 24

O pecado deixa feridas.Nnada funciona direito por causa do pecado. A economia está desajustada, o clima está desajustado, o sistema político está desajustado, nossos corpos estão desajustados… nossa psicologia. Nossas relações, por causa disso, também estão desajustadas, feridas, distorcidas.

O pecado não é só uma injustiça com Deus, mas ele deixa em nossa alma uma ferida.

Jesus cuidava da mente, do corpo e da alma… Por isso, Jesus ensinava, para curar a nossa mente dos erros, curava com seu poder os corpos e atuava com a sua graça sobre nossas almas. A Igreja também faz a mesma coisa, por isso o primeiro hospital nasceu na Igreja, a primeira Universidade também e os Sacramentos estão também na Igreja.

“A própria natureza criada será libertada do cativeiro da degeneração… e não apenas ela, mas também nós… gememos em nosso íntimo, esperando com ansiosa expectativa a redenção do nosso corpo… mas o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza.”

Romanos 8, 21

Nossa permanência junto de Cristo irá permitir que aquele poder que ele libertou na cruz, cure nossas feridas, nossas emoções. Também aqueles rancores, aquelas amarguras, que é o sentimento mais destrutivo que existe na vida humana e ele muitas vezes surge por causa da rejeição.

Deus tem o poder de curar nossas finanças também, não porque Ele nos vá dar o dinheiro, mas ele irá nos curar dos apegos, dos desvios que nos induziram a tomar decisões erradas. Ele irá curar nossos relacionamentos e também nossa mente, nossa psicologia.

3) Uma verdadeira liberdade

A cruz de Cristo nos dá não só a liberdade de algo, mas para algo. Ele não só nos liberta de nossos pecados e de nossas feridas, mas também nos liberta para que possamos realizar o seu plano em nossa vida.

“Não entendo o que faço: o que quero, isso não faço; mas o que aborreço, isso faço. E, se faço o que não quero… não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei… que o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está.”

Romanos 7, 15

Nós sabemos que, no fundo, o que devemos fazer, o correto, não conseguimos. Nós sabemos o que fazer para seguir o caminho de Deus, o problema é ter a força para fazê-lo. É comum que façamos propósitos que não consigamos cumprir.

O maior poder que existe não é aquele liberado por um reator nuclear, mas é o poder da cruz de Cristo. Ele nos dá forças para vencer qualquer dificuldade. A força não vem de nós, mas vem de Deus.

“O nosso homem velho foi crucificado com ele (com Cristo), para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado… a morte não mais tem domínio sobre nós… Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.”

Romanos 6, 6

Existem dois tipos de liberdades aqui no mundo. A primeira é a liberdade física, de movimentos. Se você pergunta a qualquer pessoa o que é a liberdade, ela pode te responder que para ela, ser livre é poder fazer o que quiser, quando quiser e com quem quiser. Mas, será que isso é liberdade ou seria uma escravidão a seus próprios instintos, a seus sentimentos?

A liberdade humana é muito mais do que isso. É a capacidade de fazer o que nos faz melhores pessoas, o que nos aperfeiçoa e nos dá mais felicidade, vencendo a tentação, o domínio das paixões, o domínio dos instintos…

«A liberdade verdadeira não é ser escravos de nossos sentimentos, a liberdade verdadeira é a liberdade de escolher o bem em qualquer circustância», reforça o Pe. Rodrigo. «Essa liberdade é a que Cristo nos alcançou pelo poder liberado na cruz». 

Para receber todos esses benefícios advindos da cruz de Cristo «é muito simples», conclui o padre. Temos que unir nossas pequenas cruzes na cruz de Cristo. «Quem pode se beneficiar disso? Todo mundo!»

Deus morreu por todos, mas nós precisamos aceitar Jesus, acreditar nele, abraçar nossas cruzes e oferecê-las junto com Ele, então, o poder da cruz irá atuar também em nossa vida.

  • Pe. Rodrigo Hurtado transmite a celebração da Santa Missa através de seu Canal do Youtube, todos os domingos, às 18h. Inscreva-se no canal, deixe seu like no vídeo e compartilhe.