Neste domingo, a Igreja celebrou a Solenidade da Santíssima Trindade, a festa que nos permite mergulhar no maior mistério do amor de Deus e nos revela o maior presente que podemos receber em nossa vida.

Padre Rodrigo Hurtado, em sua homilia, nos ajuda descobrir qual é esse presente que Deus nos dá e como podemos fazer para sermos gratos a Deus por tamanho presente de amor.

O Evangelho da liturgia deste domingo nos coloca diante diante de um dos versículos mais famosos da Bíblia. Você encontra em todos os livros de Bíblia, nas aulas de teologia, em camisetas, bonés, chaveiros e até em adesivos de carro e caminhões.

Por quê? Porque essa frase de João 3, 16 resume toda a mensagem da Bíblia. É a Bíblia inteira resumida numa só frase.

Quando nós nos desconectamos de Deus, perdemos muitas coisas: a direção, a proteção de Deus, a felicidade, o propósito e um destino eterno, mas há uma coisa que você não perde nunca: seu valor.

Você pode estar perdido, a humanidade pode estar perdida, mas nós valemos tanto para Deus que fará o impossível para nos reencontrar, para nos resgatar. Esse é o valor que nós temos aos olhos de Deus.

Agora, esse valor não tem sua raiz em você mesmo, mas no grande amor de Deus. Você é grande porque Deus o ama imensamente. E porque Deus o ama tanto, Ele lhe fez o maior presente que você jamais recebeu nem receberá.

É isso, que descobrimos no versículo de João 3, 16.

4 coisas que são realmente grandes no presente de Deus

1 – Um grande amor

A primeira coisa que descobrimos nas palavras de João 3, 16 é um grande amor de Deus. Jesus começa a frase dizendo: “Tanto amou Deus ao mundo.” Efetivamente, o amor de Deus conosco está muito além do que podemos compreender.

“Deus nos escolheu antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo.”

(Efésios 1, 4)

2 – Um grande presente

A segunda coisa que descobrimos nesta frase é um grande presente. Jesus diz que Deus nos deu “seu Filho único”.

Efetivamente, Deus enviou seu Filho Jesus Cristo, eterno e consubstancial. Ele assumiu a natureza humana para poder se comunicar conosco e nos mostrar seu amor.

Existem muitas formas de expressar amor: você pode enviar uma carta, um buquê de flores, uma caixa de chocolates, mas nada pode substituir dizer “te amo” face a face, olhando nos olhos da pessoa amada.

Pois bem, Deus não se contentou em dar presentes: a criação foi sempre um belíssimo presente de Deus. Não se contentou em mandar uma carta: a Bíblia é uma carta de Deus para o ser humano. Não lhe pareceu suficiente mandar mensageiros: todos os patriarcas e profetas.

Mas Ele quis vir pessoalmente para nos mostrar a grandeza de seu amor. Na encarnação e na cruz só vemos o amor imenso de Deus.

3 – Uma grande proposta

Em terceiro lugar Jesus nos faz uma grande proposta. E é uma proposta irrecusável. Jesus diz: “para que todo aquele que Nele crê não morra”, ou seja, a troca é esta: Se você acreditar, você não morrerá. Basta acreditar em Jesus e em troca seremos libertados da morte, nosso pior inimigo.

João começa com a palavra “todo aquele”, ou seja, qualquer um, você, eu, todos somos convidados a acreditar. A salvação que Deus nos traz com a Encarnação e a Cruz, é para todos, também para os que se sentem afastados, indignos ou abandonados por Deus.

4 – Uma grande promessa

Qual é essa promessa? A vida eterna. Em que consiste essa vida eterna? Muito mais que viver para sempre. Isso está incluído também, mas a vida eterna como Jesus nos a oferece é uma vida “tridimensional”.

As três dimensões dessa vida são: 

  • Paz e perdão para o passado. 
  • Propósito e significado para o presente.
  • Certeza e a felicidade de um Reino para o futuro.

Mas essa vida tridimensional começa já aqui na terra. Quantas dessas dimensões você vive? Vive preso ainda aos erros do passado? Vive uma vida vazia e sem sentido no presente? Vive com medo do futuro e sem um destino glorioso construído pelas mãos de Deus?

  • Assista a homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra através do link abaixo. Acesse também nosso site e baixe o app de meditações católicas Seedtime para ouvir esta homilia e outros diversos conteúdos que irão lhe ajudar a criar o hábito da oração diária.