No evangelho deste último domingo, nós vemos Jesus que se apresenta como o Pão da Vida, e revela aos discípulos e àquelas pessoas reunidas para escutá-lo o mistério da Eucaristia. E quando Jesus faz isso, Ele também faz uma promessa:  “Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” (Jo 6, 35).

Mas, o que Jesus queria dizer com isso? Que ao receber a Eucaristia já não mais precisaríamos nos alimentar? Já não teríamos mais sede de água? É justamente isso que vamos aprender nesta homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, isto é, os benefícios da Eucaristia em nossa vida.

O que acontece quando recebemos a Eucaristia?

Quando recebemos a Eucaristia, sabemos realmente quem nós somos

Se nós nos unimos a Cristo através da Eucaristia, adquirimos a visão de Cristo para nossa vida, seu propósito, suas metas. Cresce dentro de nós a intensidade da luz de Cristo. Vemos as coisas como Ele as vê. 

Quando recebemos a Eucaristia, sabemos que Cristo sempre está conosco

Em lugar algum Cristo é mais real e próximo como na Eucaristia. Pela Eucaristia estamos literalmente conectados com Cristo. Somos um corpo junto com Ele.

Jesus tem uma consciência única de sua união com o Pai. Nunca está sozinho. Nós, pela Eucaristia, também temos essa união com Cristo. Este é um dos grandes mistérios da Eucaristia, mas é assim mesmo.

Se você se sente sozinho, vá à Eucaristia. Busque seu canto junto ao Sacrário. Lá está Jesus esperando você. Para acompanhá-lo, para consolá-lo, para iluminá-lo.

Se não estamos unidos a Cristo, estamos sozinhos, contamos unicamente com nosso poder. Aos apóstolos na última ceia Jesus diz a mesma coisa: “Sem mim nada podeis fazer.” (João 15, 5)

Quando recebemos a Eucaristia, não estamos preocupados por contentar às pessoas, mas só a Cristo

Através da Eucaristia vamos colocando nosso coração cada vez mais nas coisas de Deus, nossa esperança vai sendo transferida para o céu. Jesus dizia aos fariseus:

“Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.” (João 5, 37)

Quem é “cristificado”, passa a ter como único critério o que Deus quer, como única preocupação contentar a Deus, não aos homens. 

Quem está com Cristo, sabe que ele é o que é aos olhos de Deus. Não importa o que pensam os homens sobre nós, mas o que pensa Deus de nós.

Quando recebemos a Eucaristia, podemos perdoar os inimigos e amar quem nos feriu

Outra coisa que acontece é que quem é cristificado, tem uma liberdade interior incrível para perdoar a qualquer pessoa. As ofensas dos homens não lhe atingem.

“Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23, 34)

Esta é a marca registrada de Cristo. Nenhum outro fundador de religião pediu isso a seus seguidores. Só nós,cristãos, somos chamados a perdoar e amar inclusive os inimigos.

No evangelho de Mateus, Jesus explica como amar os inimigos: 

“Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; abençoai aos que vos amaldiçoam, orai pelos que vos acusam falsamente.” (Lucas 6, 27)

Quando recebemos a Eucaristia, estamos dispostos a nos sacrificar pelos outros

Essa é a essência da maturidade. Ser capaz de nos sacrificar por outros. Muitos estariam dispostos a se sacrificar por eles mesmos, mas quem é como Cristo, está dispostos a se sacrificar pelos outros.

“Eu sou o bom pastor […] e dou a minha vida pelas ovelhas.” (João 10, 14)

Alguém pode dizer: “Eu não sou Cristo, eu não sou o salvador da humanidade, não tenho porque dar a minha vida nem servir a ninguém”.

Se você não quer servir e não quer dar, então renuncie também a amar, porque ninguém pode amar sem servir e sem dar, e quem não ama se torna uma pessoa sozinha, abandonada e amargurada. A felicidade está precisamente em amar e ser amado, mas isso requer aprender a servir e a dar.

Conclusão

Poderíamos desenvolver ainda muitas outras coisas que acontecem quando recebemos o Pão da Vida, mas bastam essas como exemplo.

Não sejamos como aqueles judeus da época de Jesus que só pensavam no pão material. 

O plano de Jesus para conquistar o mundo é conquistar coração a coração, salvar o mundo de dentro para fora. E essa transformação acontece pela Eucaristia. Através da proximidade com Jesus, recebendo seu Corpo e deixando-nos assimilar. 

O santo Cura d’Ars dizia da Eucaristia: “Cada Hóstia consagrada é feita por Jesus para se consumir de amor em um coração humano” (Santo Cura de Ars)


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.