Nesta quinta-feira, Adriano Dutra recebeu em nosso podcast Café com Fé o Chanceler do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, Marcos Vinicius Cascino, que lidera o plano de reestruturação institucional do Centro Universitário e levou a UniÍtalo a um crescimento de 530% no período de 2003 a 2013. Cascino também conta como seu encontro pessoal com Deus acabou por gerar uma transformação na própria instituição de sua família.

Cascino já inicia a conversa revelando que o Centro Universitário já tem 73 anos de existência e foi fundado por seu avô que era professor de datilografia, em 1949. Essa escola de datilografia cresceu, se tornou um colégio e, por fim, acabou se transformando em uma faculdade. Inclusive, Marcos nos conta que, durante a comemoração do aniversário da Instituição, houve a entronização das relíquias do Beato Carlo Acutis, o jovem estudante italiano que obteve a honra dos altares há pouco tempo, na capela do campus.

O Centro Universitário está localizado em um complexo aberto ao público em geral e, para Marcos Vinicius, essa peculiaridade acaba se mostrando também uma forma de evangelização, pois os moradores do bairro e quem passa por ali pode frequentar as missas na capela do campus, ou o centro comercial que está dentro do Open Mall chamado Spazio Italia.

O início do processo

O entrevistado conta que a própria mudança do Centro Universitário para um ambiente católico se dá a partir de sua própria mudança interior, que confessa ter sempre sido católico, porém não praticava sua fé. Mas, após uma mudança no bispo da diocese em que geograficamente a Universidade, o novo bispo celebrou uma missa na capela do campus, consagrando a instituição à Nossa Senhora.

Seis meses após essa missa, num momento tenso no trabalho, Marcos Vinícius buscou a uma Igreja para buscar paz e foi ali, na Igreja, que ele conseguia deixar de pensar em seus problemas e, foi em um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento em que ele se sentiu profundamente tocado por Deus.

A partir daí, no desenrolar da história, Marcos teve contato com o bispo diocesano que manifestou o desejo que seus seminaristas pudessem realizar cursos universitários enquanto estivessem no seminário e aí começou o processo para que o Centro Universitário Ítalo Brasileiro se transformasse em uma universidade católica.

Como relata Marcos Vinícuos. «Às vezes, a gente é míope e não percebe que o problema é a forma que Deus está encontrando para a nossa salvação». Pois, foi por dificuldades que teve no trabalho que ele procurou a Igreja e todo o processo se desenrolou.

Um processo natural

Além de todas as atividades eclesiais que, a partir daí, começaram a acontecer na capela do campus, Marcos também conta que fizeram uma curadoria em todo conteúdo da universidade para que não tivessem aí nada que afrontasse ao cristianismo e à Igreja, junto aos alunos e professores.

Diferentemente de universidades católicas que já nascem assim por sua origem dentro de alguma ordem religiosa, o Centro Universitário Ítalo Brasileiro, que é uma instituição privada, de maneira muito orgânica, acabou por se tornar um ambiente católico e agora já receberam da diocese de Santo Amaro a autorização para utilizar em seu nome essa característica, sendo que para usar oficialmente ainda restam os procedimentos junto ao Ministério da Educação no Brasil.

O mais extraordinário de todo esse processo, revela Marcos, é que a presença de padres e religiosos de diversas ordens, congregações e movimentos no campus e as atividades eclesiais, de uma maneira inusitada, não sofreu resistência nem por parte dos alunos, nem por parte dos professores.

Cascino comenta ainda que não foram impostas, por parte da direção da universidade, requisitos que os professores deveriam cumprir para que eles se tornassem uma instituição católica, mas o próprio fato de todos viverem normalmente sua fé católica fez com que a universidade, por si só, estivesse dentro dos parâmetros que a Igreja estabelece para que uma instituição de ensino possa ser denominada católica. Foi algo natural, como ele revela.

Para conhecer a história completa de como o Centro Universitário Ítalo Brasileiro se tornou uma instituição católica, assista o bate papo na íntegra que foi ao ar pelo canal do YouTube do Instituto Católico de Liderança, no link abaixo.

Você também pode ouvir o podcast Café com Fé através do aplicativo de meditações Seedtime, que além do Podcast, traz uma série de conteúdos diversos, como meditações, orações, músicas inspiradas, que podem transformar sua vida. Baixe agora mesmo no link http://seedtime.app