São João de Deus, nascido em Montemor-o-Novo, Portugal, em 1495, é venerado como um santo católico conhecido por sua dedicação à caridade e ao cuidado dos doentes. Sua festa é celebrada no dia 8 de março! 

Entre batalhas e viagens 

Nascido em uma pequena cidade de Portugal, João Cidade (como foi batizado), saiu de casa aos 8 anos para seguir um sacerdote e servir como pastor de ovelhas até os 27 anos. 

Foi então que decidiu se alistar no exército, no qual lutou ao menos duas grandes batalhas em Pavia e em Viena, que tinham sido invadidas pelos turcos. Após isso, decide retornar para Portugal, mas como seus pais já tinham morrido, logo viaja para a Espanha. 

Um soldado livreiro

Chegando na Espanha, em Granada, buscando ter uma vida mais estável, decide abrir uma livraria. De todas as profissões que já teve, a de livreiro foi a que mais se apaixonou. São João considerava que os livros poderiam servir para ajudar na oração e na fé, especialmente àqueles que possuíam imagens sagradas.

Seu chamado

Certo dia, em Granada, escutou um sermão de São João de Ávila e, transformado, começou de vez a viver pelos outros, em especial, pelos pobres. 

Saiu pelas ruas pedindo esmolas para dar aos pobres e gritando três fortes palavras “Façam o bem, irmãos”. Sua fé era tanta que começou a praticar penitências tão intensas que foi parar em um manicômio, junto com outros que foram abandonados por suas famílias 

A experiência transformadora do manicômio 

Preso, encontrou “loucos” que, para serem “curados”, sofriam as maiores torturas. Isso fez com que João entendesse que deveria fazer algo pelos doentes. 

Mesmo com pouquíssimos conhecimentos de medicina, abriu seu primeiro hospital em Granada e, depois, em Toledo. Ele dedicava-se principalmente aos verdadeiramente necessitados, aos marginais, ou seja a órfãos, prostitutas e desempregados.

A ordem hospitaleira

São João não deixou nenhuma regra por escrito, mas suas obras de caridade já davam exemplos suficientes para que seus irmãos continuassem seguindo o seu legado.

Quarenta e cinco anos depois, suas instruções foram formalizadas na Regra referente à recém-estabelecida Ordem hospitaleira de São João de Deus, conhecida também precisamente pelo seu nome – “Fatebenefratelli”.

Oração para São João de Deus

Senhor, vós inflamastes São João de Deus no fogo da caridade para que fosse na terra apóstolo dos pecadores, socorro dos pobres e saúde dos enfermos; e no céu o constituístes alívio dos que sofrem, padroeiro e modelo dos profissionais de saúde. Ensinai-nos a imitá-lo na Hospitalidade, e a comprometer-nos na construção do vosso Reino de paz e misericórdia. E, por sua intercessão, concedei-nos as graças de que necessitamos. Por nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém.