Em sua homilia do último domingo, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ensina que uma das coisas que Deus mais quer para nossa vida é conquistar a nossa mente, ou seja, fazer-nos compreender e discernir a verdade em tudo, mas Ele respeita nossa liberdade.

Uma das maiores aventuras que vivemos é justamente a batalha por nossa mente. Somos o campo de batalha entre Deus e o demônio por conquistar nossa mente. E essa batalha não é fácil nem justa, é uma batalha cruel, intensa e implacável porque o demônio não joga limpo. Porque nossa mente é nosso maior patrimônio.

O mais importante para Jesus é que nós estejamos na verdade, livres de auto-enganos e mentiras que podem destruir nossa vida. Todo o mal que existe no mundo é feito por alguém que acha que está fazendo o correto, que acha que tem a razão e com alguma mentira se auto justifica.

“O diabo é assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira.” (João 8, 44)

Viver enganado na vida talvez seja uma das maiores tragédias que podemos experimentar. Achamos que estamos corretos, que estamos fazendo a vontade de Deus, mas não é verdade.

No evangelho de hoje, Jesus nos coloca em guarda contra este perigo. Por quê? Porque quando o demônio alcança seu objetivo, ou seja, nos faz cair no engano, quebra nossa mente e já nem conseguimos ouvir a voz de Deus, conectar-nos com Deus.

Portanto, uma das coisas mais importantes que temos que aprender na vida é como proteger, renovar e livrar nossa mente do engano para estar sempre conectada com Deus.

A Batalha pela Mente

São Paulo também é muito consciente deste problema e fala em várias de suas cartas sobre essa batalha da mente.

“Embora vivendo como seres humanos, não lutamos segundo os padrões deste mundo. Pois as armas da nossa guerra não são terrenas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas! Destruímos vãos raciocínios e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe de Deus, e dominamos todo pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo.”

(2 Coríntios 10, 3)

Quais são as fortalezas das quais nos fala S. Paulo? São aqueles bloqueios mentais, enganos profundos que não nos deixam ver a verdade. São as crenças erradas, convicções profundamente arraigadas, mas equivocadas. As ideologias, obsessões, arrogâncias ou invejas que não nos deixam ver a verdade.
E São Paulo termina dizendo que temos que dominar “todo pensamento carnal para torná-lo obediente a Cristo”. O objetivo final é chegar a pensar como Cristo. Trocar nossos pensamentos pelos pensamentos de Cristo e para isso às vezes, temos que seguir Cristo por obediência, mais que por compreender tudo.

Realmente nossa mente é rebelde. Eu quero pensar do jeito de Deus, quero pensar a coisa certa, mas a mente me leva em outra direção, quer vagar, inclusive por pensamentos ruins, ela não quer se submeter a Cristo. E o que fazer para aprender a controlar nossas mentes?

Não acredite em tudo o que pensa

Normalmente achamos que, se uma ideia vem de dentro de nós, deve ser verdade. Mas só porque você pensa algo, não significa que seja verdade. O mundo também nos bombardeia permanentemente com ideias falsas, nos sugere sofismas e mentiras o tempo todo. Claro, o demônio está tentando enganar-nos, mas o problema é mais profundo que isso.

Além do demônio, temos em nossa alma uma doença espiritual chamada “pecado” e o pecado produz muita confusão dentro de nós. O pecado quando se estabelece em nossa mente produz o que Jesus fala hoje no evangelho: a crença de estar certo, de poder ver, mas na verdade estar cego e ter uma trave no próprio olho. Isto se chama auto-engano.

Temos uma incrível capacidade de mentir para nós mesmos. Fazemos isso o tempo todo. Fazemos algo errado e pensamos que não é tão ruim assim. Quando nos convencemos de que algo ruim, é bom na realidade. Quando achamos que estamos bem, quando na verdade estamos péssimos. Quando dizemos que algo não é grande coisa, quando é sim.

Todo pecado começa sempre com uma mentira, por isso, cuidar da mente é fundamental. O demônio tem a especial habilidade de fazer-te acreditar nas suas mentiras.

Nunca deixemos de chamar as coisas pelo nome verdadeiro, mesmo que seja só interiormente, especialmente na sua mente. “Fui um egoísta”, “fui invejoso”, “estou com raiva por inveja, e por isso falei ofensivamente…” Digamos a verdade para nós mesmos, evitando cair em sofismas.

“Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.”

(1 João 1, 8)

Não acredite em tudo o que pensa. Tenha uma saudável desconfiança do que vê. Como diz Jesus, tente sempre tirar primeiro a trave de seu olho, antes de ir em busca dos ciscos dos outros (Lucas 6, 42).

Proteja sua mente do lixo

A segunda coisa que temos que fazer para livrar-nos do auto engano é manter nossa mente livre de lixo que hoje abunda no mundo. O que colocamos, isso mesmo termina saindo. Jesus diz: “Sua boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6, 45).

Há coisas boas e que nutrem nossa alma. Há coisas que são lixo, pode ser que não matam, mas são conteúdos vazios. E finalmente há alimentos tóxicos. O que nós assistimos na TV? O que nós ouvimos? O que nós lemos? Quais as amizades que frequentamos? Sobre o que tratam nossas conversas?

Tem muito filme e seriado cujo tema central de entretenimento é o pecado. O pecado da infidelidade, o pecado da ira e a violência, o pecado da ambição, da vingança, o pecado da mentira, etc. E é isso o que as pessoas assistem o dia todo.

Dois conselhos simples para cuidar da sua mente: Oração e foco.

“Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai!”.

(Filipenses 4, 8)

Nunca desista de aprender.

Para superar o engano e a mentira, eu diria que temos que ser eternos aprendizes. Jesus diz. “Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.” (Lucas 6, 40)

Nunca podemos deixar de aprender, de Deus e sua Palavra em primeiro lugar, mas também de todo aquele que tenha algo para nos ensinar. Temos que amar a sabedoria, descobrir novas perspectivas, entender o ponto de vista de todas as pessoas. Quem assim atua, se dará conta que o que sabe é sempre muito menos do que ignora.

Todos nós somos discípulos de Cristo, por isso, nunca deixamos de aprender. A condição mais importante para isto é a humildade. Só o humilde é ensinável. Só o humilde é alcançável. O humilde é aquele que está disposto a reconhecer que não sabe tudo.

O próprio conhecimento humano só avançou no momento que reconheceu que não sabia tudo. É necessária a humildade para reconhecer o que não sabemos. Em última análise, o que permitiu a revolução científica, que também a igreja abraçou entusiasticamente, foi precisamente a revolução da ignorância, ou seja, o reconhecimento de que existiam muitas coisas por descobrir e para aprender. Só então os homens se dedicaram à investigação e descobrimentos.

Pode parecer excessivamente simples, mas é muito importante permanecer sempre lendo, aprendendo, descobrindo novas coisas. Nunca deixar de aprender e buscar a verdade. A verdade não se inventa, se descobre e o melhor jeito é perguntar aos que nos precederam.

Seja um sonhador junto com Deus

Para não cair no engano precisamos não apenas não cair nas armadilhas do demônio, no lixo que a cultura moderna nos serve cada dia ou ter a disposição de aprender cada dia algo novo… precisamos também ter nossa mente ocupada, e para isso precisamos sonhar os sonhos de Deus.

Deus nos deu duas grandes capacidades: a capacidade de sonhar e a capacidade de escolher. Com a capacidade de sonhar podemos visualizar o futuro, não como o presente, mas como poderia chegar a ser. Com a capacidade de escolher, podemos tornar realidade esse sonho.

Nada do que existe hoje teria chegado a ser realidade se antes não tivesse sido um sonho.

Temos que aprender a sonhar com Deus, acreditar nos sonhos de Deus e escolher fazê-los realidade com nossas vidas e nosso esforço. Isto é parte da batalha pela conquista de nossa mente. Deixar que seja Deus quem preencha nossa mente com seus sonhos.

Na Bíblia há um personagem chamado Neemias. Foi um homem que viveu 550 anos antes de Jesus e, por causa do exílio, morava a 1500 quilômetros de Jerusalém. Era um judeu piedoso que sonhava os sonhos de Deus, vibrava com as mesmas coisas que o coração de Deu. Neemias sonhou os sonhos de Deus, ele com oração e muito trabalho, tornou realidade esse sonho de reconstruir a cidade de Jerusalém e começar a acolher o povo de Israel de volta à sua terra. (Conheça a história de Neemias no Curso: Líderes segundo o coração de Deus)

Precisamos ser grandes sonhadores de Deus. Só assim nossa vida chegará a ser o que Deus queira. Só assim, descobriremos o projeto que Deus tinha preparado desde sempre para nós.

A melhor vida possível, é a que Deus sonhou para nós por dois motivos: Ninguém pensa grande como Deus. Os planos de Deus são sempre maiores que nossos planos. Em segundo lugar, porque Ele nos ajuda a realizar esse sonho. Ele quer que esse sonho seja transformado em uma realidade em sua vida.

Jesus hoje nos coloca em guarda contra o engano. Nossa mente é um campo de batalha e Deus e o demônio querem conquistá-lo. Depende de nós a quem vamos dar o privilégio, mas lembre: Sua mente é seu tesouro mais precioso.

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa, aos domingos, através de seu canal do Youtube. Acesse, assista e compartilhe com aqueles a quem você ama.