Quando nos sentimos desanimados, nada parece fazer sentido. O desânimo é como estar em um mar cheio de ideias, porém sem vento algum, o que nos impede de navegar. Entretanto, é justamente nesse momento que temos que pegar os remos e seguir em frente!

Temos diferentes remos que podem ser utilizados nesses momentos, a família e os amigos, algum passatempo, leituras. Entretanto, é certo que o maior deles é nossa fé em Deus. Não há ninguém melhor que Ele para nos colocar para cima.

Afinal não podemos nos esquecer do que diz João 16,33

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”

Eu venci o mundo, e você pensa que Ele não vai te ajudar a vencer qualquer desânimo? Com Ele podemos vencer qualquer aflição, basta confiar em seu amor.

A bíblia fala muito mais sobre desânimo e conta vários casos sobre esse assunto, no livro do Êxodo, por exemplo, lemos que Moisés tentava animar os israelitas contando o que Deus tinha prometido para ele, mas os israelitas:

“Não ouviram a Moisés por causa do desespero da alma e da cruel escravidão que padeciam.” (Êxodo 6, 9)

Um dos grandes exemplos de resiliência que temos dentro da bíblia foi o de Paulo, que tinha tudo para desistir, mas mesmo assim seguiu em frente. Assim como Paulo, continue firme, se espelhe em sua grandeza! Olhe o que ele diz em uma de suas cartas aos Coríntios:

“Em trabalhos muito mais, em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um, que era o castigo que os judeus aplicavam aos hereges. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado isso aconteceu em Listra, uma cidade de Turquia durante sua primeira viagem- três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo, ou seja, flutuando no mar, em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejuns muitas vezes, em frio e nudez.” (2 Coríntios 11, 23-27)

E qual era o segredo de Paulo? Ele nunca esqueceu que Deus o amava, e não era apenas um conhecimento intelectual de Deus, mas também de um conhecimento espiritual, experiencial, emocional. Nós devemos sempre ter em mente e no coração esse amor.
Assim, será muito mais difícil ser afetado pelo desânimo e, caso ainda seja, terá armas muito fortes para enfrentá-lo!