Em sua homilia neste Domingo, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos ajuda a conhecer a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo, que nos leva a compreender tudo aquilo que Jesus nos ensinou.

Pe. Rodrigo, que acaba de chegar de uma grande peregrinação à Terra Santa, inicia sua homilia recordando que há três maneiras de se conhecer aqueles lugares em que Jesus esteve.

A primeira maneira é simplesmente ir sozinho, alugar um carro e sair dando voltas, guiado pelo palpite, pela intuição. Obviamente, a possibilidade de perder aquilo que é mais importante é muito grande.

A segunda forma é comprar um livro guia, desses para turistas, que consta todos os locais importantes, os mapas para se chegar aos lugares, os principais restaurantes. Aí você já consegue visitar os lugares principais, mas é preciso estudar o livro guia.

Contudo, há uma outra forma de conhecer a Terra Santa, que é com um guia pessoal, que estará com você a todo tempo e irá responder todas as suas dúvidas, porque ele é local, ele conhece.

A vida é da mesma forma. Nós podemos percorrer a vida simplesmente pela intuição e aí a possibilidade de errar é muito grande. Nós vemos a todo tempo pessoas que desperdiçaram a vida. A segunda possibilidade é com o livro guia, que no caso da nossa vida, é a Bíblia. Nela encontramos tudo o que precisamos para chegar ao céu, mas o problema é que precisamos estudá-la e nem sempre é fácil de compreender.

A terceira possibilidade, de ter um guia pessoal, também existe na vida, que é o Espírito Santo. É justamente dele que Jesus está falando no Evangelho. É por isso que Jesus disse que precisava subir aos céus, para poder enviar o Espírito Santo. Se Jesus tivesse permanecido aqui, como homem, não poderia estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas ao enviar seu Espírito Santo, este sim, pode nos ajudar a todo momento, em qualquer lugar.

O Espírito Santo é o guia, ele conhece os caminhos, ele tem a respostas para todas as nossas perguntas. Jesus chama o Espírito Santo de “Paráclito”, que significa literalmente «aquele que está ao lado, junto a alguém». 

O Espírito está com todos ao mesmo tempo, conosco em cada circunstância e decisão que precisamos tomar e dentro de nós, guiando-nos silenciosamente, mas também eficazmente com sua luz e compreendendo profundamente cada situação e circunstância.

Ter o Espírito Santo como sócio, como guia em nossa vida faz toda a diferença. Se nós queremos levar nossa vida sozinhos, vamos errar. A possibilidade de acertar é muito pequena. 

Quais são os benefícios de estar com o Espírito Santo

O Espírito Santo me dá a conhecer o que preciso saber

Jesus diz que o Espírito nos conduzirá à verdade plena. Isto é fundamental em nossa vida porque, construir uma vida sobre mentiras, só conduz às piores tragédias. Construir a nossa vida sobre a verdade é fundamental para não se trabalhar em vão. Para isso o Espírito Santo nos guia e nos revela o que precisamos saber. 

O Espírito Santo me dá a conhecer onde preciso ir

O Espírito Santo também nos guia e nos indica onde temos que ir. Ele coloca os sonhos e a visão no coração. Abre oportunidades. É realmente um guia no sentido literal da palavra.

“Viajando por toda a região da Frígia e da Galácia, Paulo e seus companheiros foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a Palavra na província da Ásia. Quando avizinharam-se da região da Mísia, também o Espírito de Jesus não lhes permitiu. Então, contornando a Mísia, desceram para Trôade. Durante a noite, Paulo teve uma visão; nela, um homem da Macedônia, em pé, rogava-lhe: “Passa à Macedônia e ajuda-nos!”

(Atos 16, 6)

Se você é guiado pelo Espírito Santo, você não estará realizando seu projeto, mas o projeto de Deus. Pode não ser fácil, mas você tem a segurança de que dará muito fruto. Não é nosso projeto o que importa. A vida realmente bem sucedida é aquela que vive dentro projeto de Deus e para o projeto de Deus.

A vida do homem e da mulher que se deixa guiar pelo Espírito é como a técnica de um surfista. Ele não cria as ondas, ele sabe reconhecer onde a onda está se formando e sabe estar no lugar certo e no momento certo.

O Espírito Santo me dá a conhecer o que tenho que dizer

O Espírito Santo nos ensina quando temos que calar e o que temos que dizer. E quando nos guia a falar, o Espírito Santo nos mostra o momento certo, as palavras certas, os sentimentos certos. Tudo isso é extremamente importante. 

​​“Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não estejais preocupados de como ou do que haveis de responder, nem do que haveis de dizer. Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer.”

(Marcos 12,36)

Isto é um grande consolo, porque dificilmente podemos controlar todas as variáveis para saber sempre a forma correta de falar. Mas não se aplica só para os momentos em que sejamos levados diante de magistrados e autoridades. O Espírito Santo sempre nos ajuda a saber o que temos que dizer.

O Espírito Santo me revela quanto tenho que esperar

O tempo para qualquer coisa é crucial, é o fator mais relevante para o sucesso. O sucesso de um negócio pode depender do tempo. O sucesso de uma pregação pode depender do tempo. O triunfo de um tenista, de um jogador de futebol, pode depender do tempo. 

Uma comida excelente depende muito do tempo. Um cozinheiro amador se diferencia de um experiente precisamente em que este último conhece perfeitamente os tempos de tudo. O tempo de um investidor pode fazer a diferença entre falência e se tornar milionário.

O Espírito Santo nos guia a fazer a vontade de Deus, do jeito de Deus e no tempo de Deus.

O Espírito Santo me revela o que tenho que resistir

Isto é muito importante! Temos que nos deixar guiar pelo Espírito não apenas para saber o que fazer, quando fazer, como fazer e por quanto tempo fazer, mas também para não fazer algumas coisas. 

O Espírito Santo nos ilumina para descobrir e resistir às tentações. Para descobrir e resistir nossos próprios traumas, fixações, compulsões. É verdade que às vezes a voz da tentação é muito forte, mas mais forte ainda, é o poder do Espírito Santo que fala em nosso interior e nos guia para resistir a tentação. 

“Se sois guiados pelo Espírito, já não estais subjugados pela Lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatrias e feitiçarias; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades.”

(Gálatas 5, 17)

Sentir não é o mesmo que consentir. Você pode sentir a tentação, mas o Espírito lhe dará força para resistir a tentação. Atração não é ação.

O Espírito Santo me revela como evitar perigos e erros

Às vezes, o Espírito Santo nos protege não apenas da tentação, mas também de perigos ou erros que podemos cometer em nossa vida. Podem não ser pecados, mas podem ser decisões erradas, riscos desnecessários, perigos que podem afastar nossa vida do caminho de Deus.

Como o Espírito Santo guia nossa vida?

O Espírito Santo nos guia de muitos jeitos. Na bíblia encontramos o Espírito Santo atuando através da pregação dos apóstolos, através de inspirações, sonhos, circunstâncias da vida, através de milagres…

O Espírito Santo não tem limite nenhum nem lhe falta criatividade. Ele tem infinitos jeitos de se comunicar conosco, mas há 3 formas mais comuns através dos quais o Espírito Santo guia nossa vida.

Revelando o sentido das palavras da Bíblia

O principal meio pelo qual o Espírito se revela a nós, é através das Escrituras, porque essa é uma carta de Deus para nós. Agora, na maioria das vezes o significado dos textos bíblicos fica oculto para nós, até que o Espírito Santo nos revela o significado.

Isso acontece quando lemos a Palavra de Deus, estamos passando circunstâncias da vida concretas e vem a inspiração do Espírito. O Espírito Santo que faz com que aquelas palavras da Bíblia tenham sentido naquela concreta circunstância. 

“As pessoas que não têm o Espírito não aceitam as verdades que vêm do Espírito de Deus, pois lhes parecem absurdas; e não são capazes de compreendê-las, porquanto elas são discernidas espiritualmente.” (1 Coríntios 2, 14)

Lembrando-nos suas palavras no momento oportuno

“O Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse.”

(João 14, 26)

O Espírito Santo é nosso conselheiro permanente. Pode ser que um domingo escutemos uma homilia, e muito tempo depois nos encontramos num problema e o Espírito Santo nos lembra daquilo que escutamos naquela homilia.

Contudo, o Espírito Santo pode me lembrar de coisas que já estão na minha mente, não de coisas que nunca escutei. Precisamos ler a Bíblia, assistir a missa, preencher nossa mente da palavra de Deus. Só assim o Espírito Santo vai nos lembrar dessas coisas.

Dando-nos sinais e confirmações

O Espírito Santo está constantemente nos dando sinais, como uma imagem no consultório do médico, um telefonema que recebemos, uma mensagem de WhatsApp… O ponto é que cada vez que encontramos esses sinais do Espírito Santo em nossa vida, temos que atuar. Porque, quanto mais atuamos e seguimos a voz do Espírito Santo, mais desenvolvemos a capacidade de escutar o Espírito Santo. É um círculo virtuoso. 

Às vezes, é fazer algo, outras, é dizer algo, outras, é enviar algo, ou dar algo, convidar alguém, chamar por telefone, rezar por alguém, perdoar alguém, etc. Temos que estar atentos e ser muito proativos e generosos.

Por fim, para nossa vida seja guiada pelo Espírito Santo, portanto, temos que fazer 3 coisas.

Parar e colocar-se na escuta

O Espírito Santo está sempre presente e atuante, somos nós que temos que aprender a sintonizar a frequência Dele. Muitas vezes, na oração queremos falar a Deus tantas coisas, temos uma lista tão longa de coisas a pedir que não escutamos o que Deus quer nos dizer.

Escutar, esse é o primeiro passo para ser guiado pelo Espírito. A atitude de quem realmente é guiado pelo Espírito.

Pedir para ser guiado pelo Espírito com humildade

Temos que pedir a luz do Espírito Santo. Rezar e dizer: “Senhor, iluminai-me, mostrai-me o caminho, o passo a seguir, o que devo fazer, qual é vossa vontade”.

Colocar em prática a vontade do Espírito Santo

Finalmente temos que colocar em prática o que Ele nos pede. Quanto mais colocamos em prática o que Deus nos pede através do Espírito Santo, mais aumentamos nossa capacidade de escutar a voz Dele.

Esta é a coisa mais importante que temos que aprender como cristãos. Deixar-nos guiar pelo Espírito Santo. Saber discernir sua vontade e colocá-la em prática em nossa vida.

  • Assista a homilia completa do Pe. Rodrigo Hurtado LC no link abaixo e não deixe de se inscrever no canal do YouTube, deixar seu like nos vídeos e compartilhar com seus amigos