Primeira produção internacional da Lumine: Via Sacra gravada na Terra Santa
Um documentário original, gravado na Terra Santa e que mostra de forma inédita o caminho que Jesus Cristo percorreu na Via Sacra. A Lumine — maior plataforma católica de streaming da América Latina — esteve em Jerusalém para gravar sua primeira produção internacional. O longa-metragem será exibido gratuitamente ao público, às 20h da quarta-feira da Semana Santa (5 de abril), em seu canal de YouTube, além de na própria plataforma.
Com aproximadamente 80 minutos de duração, o filme é conduzido pelo Padre Lucas Mendes, que é reitor da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, de Porto Alegre. O sacerdote percorre as 14 estações da Via Crucis, andando pelas ruas da capital de Israel e propondo meditações com base nos textos de São Josemaria Escrivá.
A equipe da Lumine — que reuniu Gustavo Leite na direção, Bruno Dall’Alba na assistência de fotografia e Janaína Martins na produção — teve acesso a locais restritos e muito raros de serem registrados. É o caso da capela da terceira e da quarta estações, a que os peregrinos e o próprio guia que acompanhou os profissionais não costumam ter autorização para visitar. Com isso, foi possível obter imagens únicas.
A Lumine é um serviço de streaming católico com filmes, e possui um vasto catálogo de produções dirigidas a fomentar os principais valores da família e da fé.
De acordo com Matheus Bazzo, fundador da Lumine, a ideia de fazer um especial de Páscoa sobre a Via Sacra partiu do próprio público. Uma pesquisa foi realizada pelo serviço de vídeo sob demanda, e o resultado apontou uma carência de conteúdos relacionados ao tema que tivessem tanto profundidade como qualidade audiovisual.
Ele acrescenta que, mais do que falar sobre o futuro da Lumine, “Via Sacra” traduz a essência da marca. “Nossa missão é trazer a beleza, os valores católicos e os dramas humanos através do cinema. E isso tudo poderá ser visto em profundidade nesse filme. Ao mesmo tempo, tocamos em uma temática central dos valores católicos, que é a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor. E, permeando tudo isso, apresentamos aspectos muito concretos dos dramas dessa região, tanto pelas questões históricas como pela realidade dos nossos dias na Terra Santa”, diz.
Bazzo salienta que a plataforma católica de streaming já nasceu com uma vocação internacional, ao compreender que seu conteúdo não se restringe à população brasileira. “Nós queremos falar ao espírito humano e mostrar a beleza do catolicismo em toda a sua abrangência. Então, é absolutamente necessário e natural que a gente vá a outros países e mostre a presença da religião. Começamos pela Terra Santa, mas teremos mais produções no exterior pela frente”, afirma, antecipando que outras ocorrerão ainda em 2023.