É difícil falar da ressurreição, porque, a ressurreição de Jesus mudou tudo. Na ressurreição de Cristo, estão colocadas todas as fichas de nossa aposta. Toda a vida e a mensagem de Cristo dependem da ressurreição.

Sem a ressurreição de Cristo seu nascimento não seria a encarnação do Filho de Deus e sua morte não seria uma morte redentora. Sem a ressurreição de Cristo os milagres não seriam milagres e sua mensagem palavras belas, mas vazias.

Sem a ressurreição de Cristo todas nossas esperanças frente à morte, não passariam de ser sonhos e imaginações e a Igreja não teria mais nada que oferecer. Sem a ressurreição de Cristo, como dizia São Paulo, seríamos os mais desgraçados de todos os homens. Mas a ressurreição de Cristo mudou tudo.

A ressurreição é o evento singular mais importante da história. Até nosso calendário está organizado num antes e depois de Cristo. Como o cristianismo cresceu tanto e tão rápido? Como 12 discípulos sem preparo se tornaram 2,3 bilhões de pessoas? Qual é o segredo do sucesso de Jesus? A ressurreição.

Não temos que viver com culpa ou vergonha

“Em Cristo temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”

(Efésios 1, 7)

O primeiro motivo pelo qual o cristianismo se espalhou tão rápido, foi porque a cruz e ressurreição de Jesus nos deu a liberdade da culpa e da vergonha, em Cristo somos livres.

A ressurreição venceu o temor à morte

Nós temos medo da morte porque não sabemos o que vai acontecer depois da morte e porque não queremos perder tudo o que temos nesta vida. É o fim? Acabou tudo depois da morte? Eu viro adubo de plantas? Sempre tememos o que desconhecemos.

Mas Cristo foi morto e ressuscitou. Cristo venceu a morte. A próxima vez que passe por fora de um cemitério, coloque a cabeça para fora da janela e grite: “Cemitério, você perdeu.” ou “Morte, você perdeu, mané.”

Esta é a segunda razão pela qual o cristianismo se espalhou por todo o mundo tão rapidamente. É a força da esperança, uma esperança que todos precisamos na vida. Quando Jesus ressuscitou, muitas pessoas viram ele vivo durante 40 dias.

Recebemos o Espírito Santo

“Eu vos asseguro que é para o vosso bem que Eu parta. Se Eu não for, o Advogado não poderá vir para vós; mas se Eu for, Eu o enviarei.”

(João 16, 7)

Jesus não está pensando em fazer tudo isso por si mesmo. Ele sabe que o que precisamos é o Espírito Santo. Se ele tivesse ficado como ser humano, ficava restrito às limitações espaço-temporais. Ele poderia ter ficado e poderia viver para sempre.

Em troca, agora que foi embora, que voltou para o Céu, Ele pode enviar o Espírito Santo e estar em todas partes realmente presente ao mesmo tempo.

Perdoar os pecados através de cada sacerdote, consagrar o pão e o vinho pelas mãos de cada sacerdote, estar perto de cada pessoa do mundo que o busca e lhe pede ajuda. Isso é possível porque o Espírito Santo é espírito e está livre das condições e limitações deste mundo.

O Espírito Santo nos guia e nos capacita para realizar a missão que Jesus nos deixou e continuar sua obra. O Espírito Santo também é quem nos dá força.

“Se o Espírito daquele que ressuscitou dos mortos a Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou dos mortos a Cristo Jesus igualmente vos dará vida a seus corpos mortais, por intermédio do seu Espírito que habita em vós.”

(Romanos 8, 11)

A ressurreição prova o amor incondicional de Deus

A cruz e a ressurreição de Jesus provam o amor de Deus. João disse, contemplando a vida de Jesus e especialmente a paixão, que Deus é amor.

A cruz e ressurreição de Jesus provam que nós somos muito importantes para Deus. Não somos um caracol, uma folha de árvore, nem um pássaro… Deus não fez por elas o que fez por nós.

Deus nos criou à sua própria imagem e entregou seu filho e abraçou o sofrimento para nos salvar, para nos assegurar um lugar junto a Ele no céu por toda a eternidade.

Deus ama você e vai amar sempre. Você pode tentar que Deus te deixe de amar e vai fracassar. Se seu coração está batendo neste momento quer dizer que Deus lhe ama. Tudo o que você tem vem de Deus e tudo é manifestação do amor de Deus.

Podemos viver com propósito e significado

Quando Cristo ressuscitou deu um novo significado a nossa vida. Quando nós chegamos ao mundo não sabemos para quê ou porquê estamos aqui. Não chegamos por vontade própria. Foi Deus que nos colocou na vida.

Quando Jesus ressuscitou, quando nos tornou seus filhos com um destino eterno, Ele nos deu um propósito, um significado eterno e transcendente. Nós fazemos parte de sua missão pessoal.

A vida não é sobre nós e para nós. A vida é sobre Deus e seu plano de amor eterno. É em Cristo que encontramos um sentido e um propósito para viver. E isto é muito contagioso. As pessoas estão em busca de sentido, em busca de pertença a algo que dê um propósito a suas vidas.

“As nossas aflições leves e passageiras estão produzindo para nós uma glória incomparável, de valor eterno. Sendo assim, fixamos nossos olhos, não naquilo que se pode enxergar, mas nos elementos que não são vistos; pois os visíveis são temporais, ao passo que os que não se vêem são eternos.”

(2 Coríntios 4, 17)