Sempre precisamos estar com o coração puro, talvez essa seja a nossa maior preocupação, aquilo que é mais importante. Mas você sabe o que é necessário para purificar a alma? 

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (João 1, 9)

Para falar de coração puro, é impossível não falar sobre o Sacramento da Confissão. Basicamente os Sacramentos são entendidos como meios pelos quais os fiéis podem experimentar a presença de Deus, receber bênçãos espirituais e expressar sua fé.

A Igreja Católica reconhece sete Sacramentos diferentes:

  • Batismo 
  • Confirmação 
  • Eucaristia
  • Penitência 
  • Unção dos Enfermos 
  • Ordem e o Matrimônio

Como ensinado para as crianças que fazem a catequese para a primeira comunhão, a confissão é uma conversa muito íntima com Deus, onde reconhecemos nossos pecados perante o Salvador e pedimos para que Ele nos perdoe. 

Mesmo sabendo que Deus é onisciente e sabe absolutamente tudo, é muito importante que reconheçamos nossos erros e, com nossas palavras, confessemos tudo a Deus. Ou seja, é de suma importância que Ele perceba nosso arrependimento. 

O processo começa com um exame de consciência, no qual trazemos à memória todos os nossos pecados. Devemos nos examinar sempre da cabeça aos pés, passando por cada detalhe do período de tempo desde a última confissão. 

Ao final da confissão, o sacerdote age como um intermediário entre o penitente e Deus, conferindo a absolvição dos pecados por meio do poder recebido de Cristo. Ele estipula uma penitência que devemos cumprir imediatamente após o fim da confissão. 

Na bíblia, o sacramento da Confissão aparece em diversos trechos, tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento. No livro dos Salmos, por exemplo, o rei Davi expressa profundos sentimentos de arrependimento e busca pelo perdão após seu pecado com Betsabeia. 

Já no Novo Testamento, encontramos que após Sua ressurreição, Jesus confere também aos apóstolos a autoridade de perdoar os pecados. No Evangelho de João, por exemplo, Jesus diz para seus discípulos: 

“E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados lhe são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos’” (Jo 20, 22 – 23)

Confessar os pecados é uma das graças dadas por Deus. Como um banho, após a confissão voltamos a ficar limpos. Não fisicamente, mas limpos no espírito (o que vale muito mais). Ganhamos força para voltar a viver nossa vida com cada vez mais fé e coragem. 

O professor Felipe Aquino, propõe para 4C’s para confessar bem, sendo eles: 

  • Confissão completa: ou seja, não omitir nenhum pecado
  • Confissão contrita: sempre tenha cuidado com seus pecados, você ofendeu a Deus, que te ama profundamente
  • Confissão clara: tenha sempre certeza de que o padre entendeu seus pecados 
  • Confissão concisa: o tempo do sacerdote é valioso, por isso foque naquilo que realmente importa, o seu erro! 

Lembre-se que no novo aplicativo Seedtime você pode encontrar a série de meditações “Exame de Consciência”, ela te ajudará nesse processo.