No calendário litúrgico cristão, o dia 7 de março resplandece com a memória de duas figuras extraordinárias da fé cristã: Santas Perpétua e Felicidade. Estas mulheres, mártires do início do século III, oferecem um testemunho poderoso de fé, coragem e amor inabalável diante das adversidades mais extremas.

A História de Perpétua e Felicidade

Perpétua, uma jovem mãe de família nobre, que tinha certa de 22 anos, e Felicidade, sua escrava, viviam em Cartago, na atual Tunísia. Ambas foram presas durante as perseguições aos cristãos ordenadas pelo imperador romano Severo. Apesar das torturas, da pressão social e da iminente ameaça de morte, elas permaneceram firmes em sua fé.

A história dessas santas é particularmente notável devido ao Diário de Perpétua, um dos mais antigos e emocionantes documentos do cristianismo primitivo, hoje o diário é conhecido como “A Paixão das Santas Perpétua e Felicidade” (em Latim: Passio sanctarum Perpetuae et Felicitatis). Este texto nos dá uma visão íntima dos últimos dias de Perpétua, Felicidade e seus companheiros de fé, destacando sua coragem, visões espirituais e a profunda paz que encontraram em Cristo mesmo diante da crueldade vivida por eles.

Significado no Calendário Litúrgico

A inclusão de Santas Perpétua e Felicidade no calendário litúrgico não é apenas uma recordação de sua morte como mártires; é uma celebração de sua vida e testemunho. A igreja às honra como exemplos da vitória da fé sobre a dor, da esperança sobre o desespero e do amor sobre a morte. Seu dia é uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre o custo da fé e o poder transformador do amor de Deus.

Lições de Perpétua e Felicidade para os Cristãos de Hoje

O testemunho de Santas Perpétua e Felicidade fala profundamente aos cristãos de hoje. Em um mundo onde a fé é frequentemente desafiada por perseguições e indiferenças, a história dessas mulheres lembra os fiéis da importância de permanecer firmes em suas crenças, independentemente das circunstâncias.

Elas também são um lembrete poderoso do papel significativo que as mulheres desempenharam e continuam a desempenhar na história da igreja. Sua fé, liderança e sacrifício são um testemunho do papel vital das mulheres na comunidade de fé.

Oração

“Deus Todo-poderoso, que destes às mártires Santas Perpétua e Felicidade a graça de sofrer pelo Cristo, ajudai também a nossa fraqueza, para que possamos viver firmes em

nossa fé, como eles não hesitaram em morrer por vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

”Santas Perpétua e Felicidade, rogai por nós.”

Conclusão

As Santas Perpétua e Felicidade são faróis de luz no calendário litúrgico, iluminando o caminho para os cristãos com o exemplo de sua fé inquebrantável e amor até a morte. Sua história é um convite à reflexão e à ação, incentivando todos nós a viver nossas vidas com coragem, fé e um compromisso inabalável com os valores do Evangelho.

Neste dia de sua memória, que suas vidas inspirem cada um de nós a enfrentar nossos próprios desafios com a mesma força e convicção, sabendo que, assim como Perpétua e Felicidade, não estamos sozinhos em nossa jornada de fé.