Em sua homilia deste último domingo, conhecido como Domingo do Bom Pastor, em que a Igreja se dedica a rezar pelas vocações sacerdotais, Pe. Rodrigo Hurtado LC nos recorda que Jesus refere-se a si mesmo como o Bom Pastor e nos mostra como Ele trata o seu rebanho, que somos nós.

Pe. Rodrigo já inicia sua homilia nos recordando qual é a missão do pastor, isto é, alimentar, dirigir e proteger. Essa é a missão que Jesus deu a seus apóstolos a todos aqueles a quem Ele chama para ajudá-lo em sua missão.

Em certo sentido, todos nós somos pastores – recorda o padre. Ao lembrar que neste domingo, também se comemora o dia das mães, Pe. Rodrigo lembra que uma mãe também é uma pastora de seus filhos, um pai é um pastor, um empresário é um pastor de seus colaboradores, um político é um pastor, um influencer é um pastor.

Mas o padre também reforça que somos pastores e também ovelhas, pois como diz a carta aos Hebreus (13, 20), Jesus é o grande Pastor das ovelhas. E ele também percebe que, hoje em dia, muitas pessoas não têm a postura de ovelhas do rebanho de Cristo e acabam seguindo outros pastores, que, por sua vez, acabam levando essas pessoas para um caminho errado.

Jesus já tinha advertido que isso aconteceria:

“Numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. E, por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará.”

(Mateus 24, 11)

Essas palavras de Jesus parecem uma radiografia do mundo de hoje, diz o padre. Muitos falsos profetas desencaminhando a muitas pessoas e o amor da maioria vai esfriando no coração.

Hoje, no Domingo do Bom Pastor, portanto, o Pe. Rodrigo nos quer contar como Jesus é realmente bom e como Ele trata suas ovelhas.

​Se levamos nossas feridas a Jesus, Ele mostra compaixão e cura

Quando temos problemas em nossas relações, em nossas emoções, problemas financeiros ou de saúde e levamos esses problemas, essas dores a Jesus, Ele se compadece de nós.

Não importa o que estamos sentindo em nosso coração ou o que está acontecendo conosco, pois nós temos um Pastor que se compadece de nós e sabe que isso que está acontecendo conosco tem sua origem no pecado.

“Ao ver as multidões, Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas, pois que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não têm pastor.”

(Mateus 9, 36)

Nesse texto de Mateus vemos como Jesus reage diante das multidões. Ele sente compaixão, porque Ele vê que aquelas pessoas estão feridas, confusas, Ele sente que estão desamparados e, por fim, sente o chamado a pastorear as ovelhas.

Para entender o que significa Jesus sentir compaixão por suas ovelhas, precisamos diferenciar três termos: simpatia, empatia e compaixão. Simpatia é ser educado e respeitoso com as pessoas. Empatia significa sofrer com a outra pessoa. Agora, compaixão, não é somente sofrer com a outra pessoa, mas é a atitude de quem está disposto a fazer todo o possível para ajudar o outro a superar o sofrimento.

A Bíblia diz frequentemente que Jesus sentia compaixão, ou seja, Ele está disposto a fazer qualquer coisa para deter seu sofrimento, para fazê-lo superar as suas feridas. Inclusive morrer numa cruz.

“O Filho do homem, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate por muitos”

(Mateus 20, 28)

Nessa frase de Jesus temos duas palavras que resumem o que significa seguir Jesus: servir e dar a vida. Se você não sabe servir aos outros, se você não sabe dar, entregar e entregar-se, você não sabe o que significa ser cristão, seguidor de Cristo. A vida não é sobre nós mesmos, sobre nossos interesses, sobre nossos gostos… a vida é sobre servir a Deus e entregar nossa vida pelos outros. Essa é a essência de nosso propósito de vida.

Se escolhemos seguir Jesus, Ele nos guia na direção certa

Deus enviou seu Filho não apenas para resgatar-nos do pecado e da morte, Ele veio também para nos guiar, para ser modelo e pastor que guia o rebanho.

Se vamos a uma cidade que não conhecemos, como, por exemplo, a Paris, Londres ou Tóquio, precisamos de um guia ou, pelo menos, de um aplicativo de GPS para chegar em algum lugar. Se não conhecemos a cidade, vamos perder muito tempo antes de encontrar nosso destino.

E isso é a mesma coisa que acontece em nossa vida. Se não quisermos seguir o Bom Pastor, vamos perder um enorme tempo, dando voltas inutilmente. A vida é muito complexa e tem muitos caminhos errados. Podemos até perder a vida inteira.

“[O pastor] vai adiante das ovelhas e elas o seguem, porque conhecem a sua voz.”

(João 10, 4)

O Pastor caminha na frente porque ele é guia e mentor. O pastor é diferente do vaqueiro, recorda o padre. Porque o vaqueiro vai atrás do rebanho, guiando-o pela força, enquanto que, ao contrário, o pastor vai à frente e as ovelhas o seguem livremente.

Quando seguimos o caminho de Jesus, a vida pode ter momentos difíceis e momentos de sofrimento, mas interiormente temos paz, temos propósito, temos muito mais tranquilidade porque Jesus é nosso pastor e Ele prometeu alimentar, guiar e cuidar de cada um de nós. Isso vai evitar muita encrenca. Quando Jesus nos guia, Ele nos guia sempre com amor.

Se estamos perdidos, Jesus nos encontra e nos leva de volta

“​​Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos montes para ir buscar a que se extraviou?”

(Mateus 18, 12)

Todas as ovelhas são importantes para Jesus, e em seu coração, a ovelha perdida é mais importante do que as 99 ovelhas que não precisam de cuidado. Quando estamos perdidos ou confusos somos mais importantes para Jesus, estamos em primeiro lugar das prioridades de Jesus.

“O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.”

(Lucas 19, 10)

A missão de Cristo é uma “missão de resgate”, uma “missão impossível”, se não fosse porque Jesus é Deus e para Deus nada é impossível.

Se fosse tão fácil para Deus perdoar e simplesmente levar todos os homens para o céu, então Jesus, morrendo na cruz, perdeu miseravelmente seu tempo. Tudo isso foi uma total perda de energia e tempo.

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”

(Isaías 53, 6)

Se nós nos sentimos perdidos, se nos sentimos confusos sobre a vida, sobre alguma decisão importante que temos que tomar, busquemos Jesus, aproximemo-nos de Jesus. Ele quer ser nosso pastor, nos guiar pelo caminho certo, nos salvar e nos fazer felizes.

Se nós caímos, Jesus nos resgata e nos levanta

As ovelhas não apenas se perdem, também caem e sofrem feridas. Muitas vezes as ovelhas perdidas são as que mais sofrem feridas, tropeçam e caem.

“Qual dentre vós será o homem que, tendo uma só ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não há de lançar mão dela, e tirá-la? Ora, quanto mais vale um homem do que uma ovelha!”

(Mateus 12, 11)

Se uma ovelha cai, Jesus a resgata, a tira do buraco. Se estamos caminhando e caímos em um buraco, Jesus é aquele que nos daria a mão para nos tirar de lá.

Deus não é a causa do sofrimento, mas Ele o permite. Por quê? Ele podia acabar com todo o sofrimento? Podia sim. Então, por que Ele o permite? Porque Ele permite também a liberdade humana e Ele permite a liberdade humana porque só com liberdade podemos amá-lo.

A liberdade é a nossa maior benção, mas também a nossa maior maldição, porque, com ela podemos tomar más decisões e, no fim das contas, rejeitar a Deus. Somos livres para tomar decisões, mas não somos livres para rejeitar as consequências de nossas decisões.

Se confiamos nossa salvação a Jesus, Ele cumpre sua promessa

Não podemos salvar a nós mesmos. O que podemos fazer é entregar-nos nas mãos de Deus, confiar Nele, caminhar a vida com Ele.

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.”

(João 10, 27)

Nesses versículos, Jesus nos ensina como confiar nossa vida a Deus e depois nos faz uma promessa. Em primeiro lugar, para confiar nossa vida a Jesus, temos que conhecer sua voz, conhecer o Evangelho, conhecer a Palavra de Deus. A segunda coisa que Jesus nos ensina nesse versículo, é que há um conhecimento mútuo, isto é, não basta conhecer a Bíblia ou o Magistério da Igreja, mas é preciso ter um relacionamento com Ele, ou seja, rezar.

Por fim, nesse versículo, Jesus nos ensina que suas ovelhas o seguem. Além de conhecer a Palavra de Deus, além de ter uma vida de oração, é preciso seguir, na prática, o que Jesus ensinou.

E a promessa final é “Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. Ninguém vai arrancá-las de minha mão.”

Por fim, Pe. Rodrigo nos convida a entregarmos nossa vida a Cristo, o Bom Pastor, o único pastor que pode cuidar realmente de nossa vida. Ele é o melhor dos pastores e o único que pode nos dar a vida eterna. Nas mãos dele nossa salvação está segura. Ninguém vai nos tirar de sua mão. O demônio não poderá tirar nossa salvação. O sofrimento não poderá tirar nossa salvação. A doença não poderá tirar nossa salvação.

Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa aos domingos através de seu canal do YouTube. Inscreva-se no canal, deixe seu like nos vídeos e compartilhe com seus amigos.

Para assistir à homilia completa, acesse o link abaixo.