Em sua homilia deste domingo, Pe. Rodrigo Hurtado nos ajuda a meditar sobre a passagem do Evangelho em que Jesus chama a todos que estão cansados para depositarem nele seu stress e suas frustrações e, assim, alcançar o descanso e a paz tão buscada.

Segundo a International Stress Management Association (ISMA), o stress custa no Brasil, 4% do PIB, ou seja, 80 bilhões de reais por ano e isso sem considerar que o stress é uma das principais causas de infarto.

O stress não é outra coisa senão uma ameaça real ou percebida. Sempre que seu corpo se sente ameaçado você sofre uma série de alterações físicas, psicológicas, espirituais e mentais. Sobe a pressão arterial, o pulso acelera, a adrenalina dispara, e essas reações seriam boas, porque preparam nosso corpo para uma resposta apropriada à ameaça.

O problema é que, com tantos estímulos que recebemos hoje, vivemos em estresse crônico. E nosso corpo e nossa psicologia se desgastam com consequências devastadoras na saúde.

Jesus, hoje, nos convida a nos aproximar dele e encontrar nele o descanso para a vida estressada e desgastante que levamos.

“Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos.”

(Mateus 11, 28)

As 7 fontes do stress

1. A preocupação

Esta é a primeira coisa que produz estresse, porque realmente temos muitas coisas para nos preocupar. Muitos pontos de incerteza, muitas ameaças de diversas frentes.

2. A pressa

O ritmo da vida moderna é acelerado e no mundo de hoje a impaciência virou um negócio enorme.

3. As multidões

À medida que o mundo fica mais lotado, as pessoas ficam mais estressadas. O motivo é a concentração da população nas grandes cidades. Imagina o tempo perdido no trânsito, o estresse das motos, do barulho, da correria, etc. São bilhões de horas de tempo perdido pelos milhões de pessoas presas no trânsito.

4. Pluralidade de escolhas

Isto também é causa de estresse. Temos muitas opções para cada coisa. É como quando trazem um cardápio com muitas possibilidades. Você termina perguntando, qual é o mais vendido? Você pode me recomendar?

5. Perda da privacidade

A gente já não sabe se tudo o que falamos está sendo escutado pelo nosso telefone. Se nossas conversas privadas são lidas por alguém ou podem ser usadas contra nós. Toda vez que você compra algo, consulta algo, vê algo, aparece publicidade daquilo por todos lados.

6. Diversidade e pluralismo

Vivemos num mundo onde todo mundo pensa diferente. Antes, todo mundo tinha mais ou menos a mesma opinião sobre coisas importantes e essenciais para nossa vida. Hoje, existe tanta diversidade de culturas, de raças, de línguas, de pensamentos, religiões e filosofias, que você não encontra em quem ter confiança e com quem falar com tranquilidade.

Isso gera estresse, porque a diferença gera conflito, opiniões divergentes, perda de confiança e tranquilidade. A mídia e as redes sociais alimentam o conflito e a diversidade.

7. Medo do futuro

Temos insegurança e incerteza cada vez maior acerca do futuro, sobre para onde vamos, o que vai acontecer conosco, com o país, com a política, com a economia, com os valores, com a religião, etc.

Três hábitos para acalmar nossa vida

1. Vinde a mim

Não sabemos descansar, achamos que queimando a vela pelos dois lados vamos iluminar mais. Essa obsessão pelo trabalho que muitos têm hoje é sinal de desequilíbrio e imaturidade.

Jesus diz: “vinde a mim”. Em meio ao estresse e cansaço da vida moderna, Jesus quer ser nosso refúgio, quer nos dar descanso, nossa paz.

Existem três tipos de cansaço:

  • Cansaço físico: Acontece quando fazemos um esforço físico muito grande, por intensidade ou por duração. Mas, para isso, basta dormir uma noite, descansar um dia ou dois, e o corpo se recupera.
  • Cansaço emocional: É quando esgotei a minha capacidade de amar. Sinto-me sem forças para me sacrificar, sinto que vou explodir. Para recuperar o cansaço emocional precisa de mais tempo e estar num ambiente acolhedor.
  • Cansaço espiritual: É quando estamos desorientados, perdidos. Quando as perguntas profundas da vida carecem de resposta. Quando carregamos culpas, desorientação, medo ou fragilidade. Cansaço de ter a incerteza do futuro, de ameaças que nunca desapareceram. O que precisamos nesse momento é orar, um retiro, um encontro com Deus.

O antídoto contra o cansaço:

Não é mais um treinamento de gestão de tempo, nem terapia psicológica, nem um programa de redução de estresse.
Não é droga, álcool, sexo nem nenhum desses jeitos de escapar da realidade.

É Cristo, por isso, Ele diz: “vinde a mim…”

2. Tomai sobre vocês o meu jugo

Um dos motivos pelo qual estamos cansados é porque pensamos que nós temos que controlar tudo, que carregar nossos problemas, assumir nossas responsabilidades e ajudar a todo mundo, solucionar os problemas também dos outros para não faltar à caridade.

Mas, você não está no controle. Tudo está nas mãos de Deus.

“Jugo” é sinônimo de parceria, de ajuda. Jesus quer ser nosso parceiro, dividir nossas cargas, aliviar nosso peso, carregando também ele os fardos da vida. O jugo de Jesus são seus mandamentos e Jesus diz: “O meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11, 30)

Seguir a vontade de Jesus pode exigir um sacrifício, mas esse sacrifício é menor, mais leve que aquele outro que carregamos quando tentamos fazer as coisas ao nosso jeito.

O “jugo” é também símbolo de guia. Com o jugo o agricultor guia os bois. Isso também nós temos que fazer: entregar a direção de nossa vida a Cristo. Se você está unido a Cristo pelo jugo, não pode ir em outra direção.

3. Aprendei de mim a ser manso e humilde de coração

O terceiro conselho que Jesus nos dá é “seja humilde”, que é sinônimo de “Confie em mim”, deposite sua confiança no meu poder.

A humildade e a mansidão são dois hábitos muito importantes para ter paz na vida. A humildade não liberta da obsessão por conseguir ser aplaudidos, ser estimados, ser aclamados… a mansidão nos coloca no controle de nossos impulsos e nos ajuda a não responder quando somos ofendidos, quando nos provocam.

Por que Jesus quer que o imitemos nisso? Porque as duas grandes causas de estresse são a agressividade e o orgulho (arrogância).

A agressividade diz: “Quero para já.”
A arrogância diz: “Eu posso controlar isto”.

Eu lhes digo verdadeiramente que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz.”

(João 5, 19)

Esse é o estilo de Jesus. Viver uma vida simples de obediência ao Pai. Aceita o convite de Jesus: “Vinde a mim…”

  • Assista na íntegra a esta homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC no link abaixo ou ouça pelo app de meditação católica Seedtime. Você também pode ter acesso a um estudo bíblico sobre a liturgia dominical do ano ano todo através do curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja, clique aqui e acesse.