No mundo atual, ter uma capacidade de liderança diferenciada é fundamental para o sucesso, tanto no âmbito empresarial, como também em casa, na escola e especialmente na missão evangelizadora, e uma das características que diferenciam essa capacidade de liderança é o dom de viver com criatividade.

Junto ao poder criativo, temos que pôr em prática também nossa capacidade de discernimento, devemos aprender a pensar com rigor, ao mesmo tempo em que fazemos a experiência do que é e o que  implica o processo de nosso desenvolvimento pessoal.

Já dizia o Prof. Alfonso López Quintás que os termos filosóficos, assim como a vida, “são, por assim dizer, proteicos, multiformes, carregados de muitos sentidos. Sendo assim, se esses termos não são bem definidos, e não somente os termos mas também os esquemas mentais, é impossível redigir com precisão”. A redação, a leitura e a compreensão do mundo, portanto, passam a ser imprecisos.

Isto é, para que possamos compreender o sentido da nossa vida, compreender o mundo que nos rodeia e, ao mesmo tempo, colaborarmos para a criação de um ambiente mais pleno em nosso lar, em nosso ambiente de trabalho e, por fim, no ambiente social que nos rodeia, precisamos aprender a desenvolver essas ferramentas que Deus mesmo colocou a nosso dispor.

Ser criativo nos permite encontrar soluções para desafios complexos de nosso dia a dia, identificar oportunidades de crescimento e inspirar, isto é, sermos testemunhos vivos para as pessoas que nos cercam. Além disso, a criatividade impulsiona a capacidade de liderança, permitindo com que criemos uma nova forma de pensar nas pessoas que convivem conosco.

A criatividade nos permite descobrir o real valor das pessoas e das coisas que fazem parte de nossa vida, colocando cada qual em seu devido lugar. As pessoas como filhos de Deus, alvos do amor infinito de nosso Senhor e as coisas como meios para que alcancemos a nossa salvação.

A Inteligência criativa

Mais do que falar da criatividade em si, é melhor que usemos o termo Inteligência Criativa. Diante da série de adversidades que se nos apresentam ao longo de nossa própria história de vida, muitas vezes nos é imposto tomar decisões cruciais que necessitam partir de um ponto sólido de referência.

É justamente aí que surge a necessidade de se formar a tal da inteligência criativa e se evidenciar quais valores orientam nossa liberdade de escolha. É preciso uma grande dose de criatividade para conseguir levar com leveza e alegria os desafios da construção da própria personalidade. 

Um Método

Contudo, formar-se, formar a própria personalidade, ser um líder onde precisamos ser líderes, é uma tarefa que pode ser infrutífera se buscamos realizá-la sem um guia, um método, um mapa de como e onde chegar.

Na verdade, a coisa mais buscada pela humanidade hoje em dia é um manual desse complexo equipamento que é o ser humano. 

Mas Deus nos conhece, ele tem o nosso manual, por assim dizer, e vez ou outra, concede a algumas pessoas compreenderem os processos que nos permitem termos alegria na tarefa de chegarmos à meta que Jesus nos deu: sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5, 48).

Pensando nisso, o Instituto Católico de Liderança apresenta para você um curso que irá lhe ajudar justamente a ter uma vida criativa, com mais alegria e oferecendo um método para se descobrir o sentido da própria vida e uma maneira de enfrentar os desafios que se apresentam concretamente em nosso dia a dia.

A arte de pensar e viver com criatividade” é um curso totalmente embasado na filosofia e nos ensinamentos do Professor Alfonso López Quintás e utilizando o método de descoberta. 

Neste curso, ministrado por Mônica de Mattos, aprendemos a ter maior precisão no pensar e na maneira de nos expressarmos. Vamos conseguir identificar melhor os valores que embasam nossas decisões, adquirir lucidez para tratar importantes questões da vida e perspicácia nas relações com as pessoas.

Acesse nossa loja clicando neste link e descubra hoje mesmo uma maneira de desenvolver a criatividade, tão necessária para ter sucesso no mundo de hoje em todos os âmbitos.