Segundo informa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 10 mil peregrinos brasileiros já se preparam para participar da Jornada Mundial da Juventude deste ano, em Lisboa, que se inicia na próxima semana e contará com a presença do Papa Francisco.

Os jovens peregrinos serão acompanhados por 30 bispos, 900 padres e mais 300 voluntários que também irão se deslocar do Brasil para Portugal, para vivenciar este evento que acontece pela primeira vez no país ibérico.

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da Jornada Mundial da Juventude. A frase bíblica dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá). 

Maria de Nazaré é a grande figura do caminho cristão, que nos ensina a dizer sim a Deus. Ela já foi protagonista da última edição da JMJ e será também em Lisboa. 

O próprio Papa Francisco, ao se dirigir aos Jovens, convidando-os para a JMJ Lisboa 2023, fala: “Nestes últimos tempos tão difíceis, em que a humanidade já provada pelo trauma da pandemia, é dilacerada pelo drama da guerra, Maria reabre para todos e em particular para vós, jovens como Ela, o caminho da proximidade e do encontro” (Mensagem do Santo Padre Francisco para a XXXVII Jornada Mundial da Juventude 2022-2023).

O Santo Padre ressalta o papel importante dos jovens para o futuro da Igreja e da humanidade. Como a jovem de Nazaré, Maria, sai apressadamente para visitar Isabel, os jovens são chamados a saírem ao encontro do próximo, para serem portadores de Cristo.

“A minha mensagem para vós jovens, a grande mensagem de que é portadora a Igreja é Jesus! Sim, Ele mesmo, o seu amor infinito por cada um de nós, a sua salvação e a vida nova que nos deu. E Maria é o modelo de como acolher este imenso dom na nossa vida e comunicá-lo aos outros, fazendo-nos por nossa vez portadores de Cristo, portadores do seu amor compassivo, do seu serviço generoso, à humanidade sofredora”.

A Jornada Mundial da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude surgiu em 1984, por iniciativa do Papa João Paulo II, como um evento que reúne jovens católicos de todas as partes do mundo. Desde então, a JMJ tornou-se um momento especial de partilha da fé, celebração da esperança e experiência de unidade na diversidade. A cada edição, os jovens peregrinos têm a oportunidade de fortalecer sua espiritualidade, encontrar-se com o Papa e testemunhar o poder transformador da mensagem de Cristo.

Desde suas origens, as Jornadas Mundiais da Juventude têm sido marcadas por momentos inesquecíveis e inspiradores. O evento transcende fronteiras geográficas e culturais, promovendo uma verdadeira vivência do Evangelho através da partilha, do serviço e do amor ao próximo. Ao longo dos anos, milhões de jovens já participaram dessa experiência única, fortalecendo sua fé e construindo laços duradouros de amizade e solidariedade.

Enquanto a JMJ Lisboa 2023 se aproxima, os corações dos jovens peregrinos do Brasil e de todo o mundo estão em Lisboa, ansiosos para ouvir as mensagens do Papa Francisco e encontrar-se com a juventude global. O espírito de unidade, amor e esperança que envolve esse evento inspira a todos nós a sermos construtores de um mundo melhor.