No Evangelho de Marcos (13, 33-37), Jesus nos convida à vigilância. São Paulo, ao se dirigir aos Tessalonicenses, reforça esse convite de Jesus e ainda complementa, nos convidando a orar sem cessar. No Pai Nosso, Jesus nos deixou 5 dicas para orar e vigiar constantemente. Um verdadeiro modelo para nosso dia a dia. Um padrão para nossa vida.

Pe. Rodrigo Hurtado, LC nos ajuda a compreender o que significa vigiar e nos dá 5 dicas, extraídas da própria oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus a seus discípulos.

Vamos ver cada uma das instruções:

5 dicas para vigiar e orar constantemente

1. Seja sempre grato a Deus por tudo o que lhe dá

Você pode amanhecer de muitos jeitos: mal humorado, nervoso, cansado, reclamando, ou você pode amanhecer agradecendo. Escolha esta última opção.

Temos tanto que agradecer, mas como não o fazemos, esquecemos. As pessoas dizem: Temos que agradecer pelo dia tão belo que nos deu… é verdade, mas há muitas mais coisas que agradecer.

Comece criando uma lista de coisas para agradecer: pela vida que me deu, pelos talentos que me deu, pelas pessoas que colocou junto comigo, pelo propósito que me deu… pela salvação que me deu. Por perdoar meus pecados, pelo Espírito Santo que me deu, etc.

“Quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; pois imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos. Portanto, não vos assemelheis a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe tudo de que tendes necessidade, antes mesmo que lho peçais. Por essa razão, vós orareis: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu Nome.”

(Mateus 6, 7)

Ou seja, a primeira frase do Pai Nosso é para agradecer e louvar a Deus. Deus é um pai bom, próximo, consistente, fiel, amoroso.

2. Lembre o que é mais importante

A seguir, o Pai Nosso diz “Venha a nós o vosso Reino. Seja feita vossa vontade, assim na terra como no céu”. Estas duas frases do Pai Nosso têm o mesmo objetivo. Onde se cumpre a vontade de Deus está o Reino de Deus. Onde está o Reino de Deus, se cumpre a vontade de Deus.

Mas a dica é a mesma: mantenha suas prioridades em ordem. Para estar sempre vigilantes, temos que manter no primeiro lugar de nossa vida, a agenda de Deus, não a nossa agenda.

Por isso, Jesus dizia: “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6, 33)

3. Conte com o poder de Deus, não apenas com suas forças

Na seguinte oração do Pai Nosso, dizemos: “Dai-nos hoje o pão de cada dia”.

O que é o pão? O pão representa tudo o que você precisa. Representa o dinheiro, recursos, contatos, esposo(a), tudo o que precisamos na vida. Jesus nos ensina a esperar tudo isso de Deus.

Não é que temos que cruzar os braços e não fazer nada, temos que nos ocupar das coisas que precisamos, mas não nos preocupar. Trata-se de manter os pés na terra, e os olhos no céu.

O apóstolo Tiago diz: “Nada tendes, porque não pedis.” (Tiago 4, 2) Conte com o poder de Deus. Trabalhe em conjunto com Deus.

4. Perdoe e peça perdão a Deus

O Pai Nosso continua dizendo: “Perdoa nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.” Esta parte é muito importante e tem duas faces.

Por um lado, vigiar significa estar em paz com Deus. Somos fracos e com frequência ofendemos nossos irmãos e ofendemos também a Deus. Precisamos pedir perdão, buscar a confissão, buscar restabelecer nossa relação com Deus, para que Ele volte a habitar em nosso coração.

Mas uma outra face, é nós perdoar quem nos tem ofendido. Ou seja, não guardar rancores ou ressentimentos. Deus não vai nos perdoar se nós não perdoamos.

Portanto, o quarto ponto é viver completamente livre de rancores e de culpas.

5. Ore para que Deus lhe ajude a tomar sempre decisões sábias

O Pai Nosso termina dizendo: “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.” Portanto, o último ponto é a oração para ser guiado por Deus. 

“Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar.”

(1 Coríntios 10, 13)

Como dizia alguém, “não podemos evitar que os pássaros voem sobre nossas cabeças, mas podemos evitar que construam seus ninhos sobre nós”. 

Ou seja, não deixe que se formem hábitos destrutivos ou de pecado na sua vida. Temos que vigiar sempre e orar a Deus para que nos dê a força para vencer todas as tentações.

Temos que estar muito vigilantes para evitar as tentações. Temos que estar mais preocupados com a poluição de nossa mente e de nossa alma, que com a poluição dos rios ou do ar, porque a poluição de nossa mente afeta nossa alma, nosso caráter e até nosso equilíbrio psicológico.

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.