Neste último domingo, a Igreja comemorou a festa da Transfiguração do Senhor, relembrando o episódio narrado no Evangelho em que Jesus, antes de sua Paixão, revela a Pedro, Tiago e João, toda sua glória. E em sua homilia, o Pe. Rodrigo Hurtado LC, nos ajuda a compreender que a cruz é o único caminho para a transfiguração.

Nos três evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) a transfiguração acontece num momento chave da vida de Jesus, logo depois dele anunciar a seus discípulos que iria sofrer, morrer na cruz e ressuscitar, e pouco antes disso tudo acontecer em Jerusalém.

Ali, no monte Tabor, o local escolhido por Jesus para revelar sua glória a Pedro, Tiago e João, aparecem também Moisés, representando a lei e Elias, representando os profetas do Antigo Testamento, pois é em Jesus que se cumpre tanto a lei quanto as profecias.

Mas, podemos nos perguntar sobre o que Jesus e essas figuras importantes discutiam naquele momento. Sem dúvida da paixão. Ou seja, tudo converge na paixão, tudo está alinhado. Toda a lei e os profetas, todo o antigo testamento convergem no sacrifício de Cristo. 

A cruz não é um acidente na vida de Jesus, a ressurreição não é o plano B. Tudo está planejado. Desde sempre, Deus enviou seu filho para morrer na cruz.

Isso acontece porque o caminho para chegar à glória é o caminho da cruz. É muito fácil esquecer disto, nós que sempre preferimos evitar qualquer sacrifício ou incômodo. Queremos o mais fácil, o mais cômodo, o mais prazeroso. 

“Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida.”

(Mateus 16, 24)

1. Deus usa o sofrimento e as provações para nos guiar

“O coração do homem propõe o seu caminho; mas o Senhor lhe dirige os passos.”

(Provérbios 16, 9)

A gente planeja a vida de um jeito e as coisas acontecem de outro. Como somos fracos e buscamos sempre o mais fácil, o mais cômodo, normalmente planejamos o caminho rápido, o caminho fácil. Deus, em troca, usa os sofrimentos e as dificuldades para guiar nossa vida numa direção diferente da que nós tínhamos pensado.

Às vezes, Deus está de acordo com nossas escolhas, às vezes, não. Mas independentemente do que aconteça, Deus usa as circunstâncias de nossa vida para nos guiar pelo caminho certo.

“Sabemos que aos que amam a Deus, todas as coisas lhes cooperam para o bem”.

(Rom. 8, 28)

2. Deus usa o sofrimento para chamar nossa atenção

O sofrimento é um catalisador. Por isso, Deus usa o sofrimento para chamar nossa atenção e fazer-nos refletir. 

“O Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?”

(Hebreus 12, 7)

3. Deus usa o sofrimento para conhecer nossa fé e nosso amor

A vida é uma provação, um teste. Deus usa a vida para treinar-nos para a eternidade e para conhecer o que realmente há em nosso coração. Por isso, diz o Santo Jó: 

“Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o teu pensamento, e cada manhã o visites, e cada momento o proves?”

(Jó 7, 17)

O sofrimento é um instrumento de teste. É como a pasta de dentes. Você não sabe o que tem dentro até que você aplica pressão sobre ela. O sofrimento revela o que levamos no coração. 

Nossa fé é medida com nossa reação ao sofrimento. Nosso compromisso é medido segundo nossa reação ao sofrimento. Nossa integridade é medida na prova do sofrimento. Nosso amor a Deus é revelado no sofrimento. A nossa maturidade se mostra em nossa reação ao sofrimento. 

4. Deus usa o sofrimento para proteger-me

“Aos que padecem, Deus os livra por meio das provações e das angústias, e em sua aflição ele lhes abre os ouvidos. Assim também ele quer te conduzir do meio da opressão para um lugar amplo, tranquilo e livre.”

(Jó 36, 15)

Às vezes, o sofrimento em alguma área nos protege de males de outra área. Assim funcionam todos os sofrimentos e dores do corpo.

O problema é que nós não vemos o que Deus vê. E isso nos faz ficar impacientes. Como quando Jesus disse: “O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde.” (João 13, 7)

5. Deus usa o sofrimento para nos ajudar a crescer

O sofrimento é o alto custo que temos que pagar para crescer. O produto final do sofrimento é a maturidade. O processo são as dificuldades e os sofrimentos. 

“Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,   sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”

(Tiago 1, 2-4)

Conclusão

Por isso, Jesus não seguiu um caminho diferente para nos salvar. Ele morreu na cruz para que nós não perdêssemos o caminho. Ele quer sim, que entremos na glória, mas a transfiguração é apenas uma visão para suportar os momentos de cruz. 

Jesus, leva a Pedro, Tiago e João a esse monte da transfiguração, porque depois, em outro monte, os discípulos verão Jesus crucificado e destruído. A visão da glória é para fazer-lhes lembrar que, apesar de tudo, Ele é Deus e ao final triunfará. Mas o caminho segue sendo a cruz. 

Não desperdice o seu sofrimento. Aproveite-o, colaborando com Deus, porque Ele pode transformar todo mal num bem e porque esse é o caminho que o levará à glória da transfiguração. 

“Aqueles que padecem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida a seu fiel Criador e seguir praticando o bem.”

(1 Pedro 4, 19)

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.