No último Domingo, que foi o Primeiro Domingo do Advento, em sua homilia, o Pe. Rodrigo Hurtado nos explica o que significa vigiar. O que Jesus quer nos dizer com esse convite que encerra a passagem do Evangelho de Marcos 13, 33-37.

São Paulo diz aos Tessalonicenses: “Conservai permanentemente a vossa alegria! Orai constantemente. Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus.” (1 Tessalonicenses 5, 16)

Vigiar constante, orar constantemente, dar graças constantemente é algo que devemos fazer permanentemente.

Vigiar significa dizer “sim” a Deus. Portanto, escutar a vontade de Deus e responder sim a Deus em toda ocasião. E, se vigiar é escutar e dizer sim a Deus, orar significa falar para Deus.

E São Paulo recomendar orar em toda circunstância, ou seja, em todo estado de ânimo, quando sentimos a Deus e também quando não sentimos. Quando somos fiéis e estamos perto de Deus, mas também quando pecamos e estamos afastados Dele. Orar em casa, no colégio, no trabalho, na rua… Orar em toda circunstância e lugar.

A terceira coisa que temos que fazer é dar graças em toda circunstância. São Paulo não diz: dar graças “por toda” e qualquer circunstância, mas “em toda” e qualquer circunstância.

Dois hábitos para poder vigiar constantemente

1. Manter uma conversa constante com Deus

O primeiro hábito é manter essa conversa permanente com Deus sobre tudo o que vai acontecendo em nossa vida. Falamos com Deus sobre a conversa que tivemos com uma pessoa, sobre uma preocupação que levamos no coração, sobre uma dificuldade que encontramos no trabalho, sobre um e-mail que temos que responder, sobre uma dificuldade, etc.

Esse tipo de conversa com Deus é como respirar. Se paramos de respirar, morremos. A oração constante é a respiração da alma. Se deixamos de orar, nossa alma morre também.

2. Planejar tempos de oração específicos durante o dia

Além de orar constantemente, temos que ter tempos específicos para a oração. O primeiro é fácil de fazer, o segundo, nem tanto.

Quando rezamos o terço, quando fazemos nossas orações repetindo orações que foram preparadas faz muito tempo ou inclusive ensinadas por Jesus, aprendemos a sentir e nos interessar pelo que Deus quer.

Nesses casos temos que aprender a sentir. São Bento, recomendava a seus monges, “Que as palavras de sua boca coincidam com os sentimentos de seu coração”.

No primeiro caso, nós falamos para Deus, no segundo, Deus fala para nós. E o que Deus tem para nos dizer, é muito mais importante que o que nós temos para dizer a Ele.

Gostaria de destacar também a palavra “planejar”. Isto é algo muito sábio e de antiquíssima tradição. Os judeus oram três vezes por dia, os muçulmanos oram 5 vezes por dia. Os sacerdotes católicos oram 5 vezes por dia também, mais a missa.

O relógio não foi inventado para colocar estresse na nossa vida, para organizar nosso trabalho nem para medir a velocidade, foi inventado para lembrar a oração.

O importante é que também no nosso dia, tenhamos tempos marcados para orar. Não apenas a oração constante de conversa com Deus, também momentos específicos dedicados exclusivamente a Deus. É necessário e importante para renovar nossa relação com Deus e estarmos sempre vigilantes.

Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado LC, na íntegra, através de seu canal de YouTube, ou tenha acesso a um conteúdo de Estudo Bíblico da liturgia dominical do ano todo com o curso Conhecer e Viver a Bíblia, que está em nossa loja aqui no site.